Os avançados são os jogadores mais caros do plantel. Para ter um bom é preciso desembolsar muita massa. E isso do bom é sempre relativo, pois tenho visto jogadores pagos a peso de ouro - veja-se o caso do nosso Ronaldo - e poucos golos marcam. No Benfica, como se viu ontem, são os defesas que marcam, portanto podemos poupar um dinheirão ao não contratar avançados.
Já se dizia, à boca cheia, que o Gonçalo Ramos (GR88) seria vendido por mais de 100 milhões, no fim desta época. E onde andam os golos dele? Ontem não marcou, no jogo com o Inter foram marcados 3 golos e dele nenhum. Já nem me lembro quando marcou pela última vez. Ora marca o Neres, ora o Ausnes, de vez em quando o António Silva, o João Mário de penalty ou o Grimaldo de livre directo, sempre que a falta coincide com um dos cantos da grande área, de onde ele tira uma diagonal perfeita para um dos ângulos da baliza. Ora bem, nenhum deles é um avançado!
A má notícia para o Benfica é que pode arquivar num cantinho do museu a ideia de vender o Gonçalo por mais de 100 milhões, pois nem 50 vale. Talvez ainda venha a valer, mas por agora é melhor medir o tamanho dos elogios. O Salvador (presidente do Braga) quer encher o saco com a venda do Ricardo Horta que, esse sim, mete golos que se farta. Os benfiquistas também gostariam de vê-lo jogar na Luz, mas como não é avançado, mas sim médio, não oferece mais que 15 milhões.
Isto do futebol é mesmo um mundo cão, onde cada um tenta enfiar o barrete ao outro e enterrá-lo o mais fundo que puder. Então não quer pagar mais de 15 milhões por um que marca golos e pede 100 por um que só marca quando a sua musa inspiradora lhe dá um bónus. Parece o vendedor da banha de cobra que berrava, compre, compre, minha senhora que isto cura todas as doenças e até faz nascer cabelo na cabeça dos carecas!
Dentro de poucos dias teremos que enfrentar o Braga e veremos o Ricardo a jogar contra nós. Acham que ele pode marcar um golo? Talvez. E se ele marcar ficamos muito zangados ou pegamos nele em ombros para o convencer a dizer adeus ao Salvador e vir para a equipa do Rui Costa? E se ele não marcar uma única vez riscamo-lo da lista de candidatos, porque avançados que não metem golos já nós temos. Cada golo que ele meter vai fazer subir o preço da transferência em 2 milhões de euros, portanto se o querem contratar não o deixem marcar qualquer golo.
Pelos defesas ninguém dá muito dinheiro, mas são eles que evitam os golos na nossa baliza e, portanto, deveriam valer na proporção dos golos evitados, à semelhança dos avançados pelos que marcam. É lógico não é? O Tó Silva também está ansioso por fazer o contrato da sua vida e ganhar um salário daqueles que dão para comprar um Ferrari em cada mês. Mas, infelizmente, é defesa e ninguém dá grande coisa por eles. Ainda bem, digo eu, deixem-no ficar na Luz que os benfiquistas agradecem. Eu conheci jogadores que eram benfiquistas de coração e nunca ansiaram ir jogar para outros clubes e só foram, quando as pernas já não corriam ao ritmo do grande Benfica (basta pegar no exemplo do Eusébio).
O jogador que mais gostei de ver jogar, nos últimos tempos, foi o Bernardo Silva que é um benfiquista de berço, mas que o treinador Jorge Jesus achou que não tinha qualidade para jogar na Luz. Foi vendido por 15 milhões, preço estabelecido pelo LFVieira para as estrelas da fábrica de talentos do Seixal, e lá continua a brilhar nas mãos do melhor treinador de futebol que há e numa das melhores equipas do momento, a do City. E o Guardiola lá vai dizendo que foi o jogador que mais gostou de treinar, ele joga, marca golos e não chateia ninguém (excepção feita aos adversários).
Ele gostaria de regressar ao Benfica, mas acredito que não o fará como jogador. Acabada a carreira talvez, para servir de exemplo e ensinar os putos da academia, no caso de ele não ter algum negócio em que se queira envolver e diga adeus à redondinha que ele gosta de fazer deslizar com a biqueira da sua chuteira esquerda!
Bom dia
ResponderEliminarGostei amigo, gostei.
JR
Hoje que já saí do castigo, ( Já consigo comentar) eis um post sobre o futebol coisa que não comento.
ResponderEliminarAbraço e Viva o 25 de Abril