- Lula da Califórnia (Loligo opalescens) – vive principalmente na Baía de Monterey, Califórnia.
- Lula de recifes do Caribe (Sepioteuthis sepioidea) - vive no Mar do Caribe.
- Lula comum (Loligo vulgaris) – vive no leste do Oceano Atlântico e no Mar Mediterrâneo.
- Lula da Silva - vive no Brasil e é político.
Não podia deixar escapar a ocasião de falar sobre o Lula que ontem chegou a Portugal e antes que chegue o 25 de Abril se vai pirar para Espanha para não ter que aturar os "protestantes" portugueses.As atitudes que tomou, recentemente, não encaixam na nossa maneira (europeia) de pensar e seria uma grande bronca recebê-lo na Assembleia da República, ainda por cima num dia de tal significado, como é o 25 de Abril.
Desde os tempos de Lourenço Marques - início da década de 60 do século passado - que me habituei a ver a lula como um bom petisco. No restaurante Piri-Piri, da 24 de Julho era o petisco preferido da muita clientela que frequentava o local, eu incluído. Especialmente, quando fiz a segunda comissão e já ganhava 5.000$00 (ordenado de Marinheiro) e podia pagar esse tipo de luxos. Depois casei-me e tive filhos e, como que por milagre eles gostavam mais de lulas que eu próprio. Na inauguração do Tourigalo, na minha cidade, fomos lá comer e adivinhem o que eles escolheram da ementa, lulas grelhadas, claro.
Habituei-me a ver as lulas no prato e a saboreá-las vezes sem conta, mas juro que nunca imaginei ver uma lula governar o Brasil. Quem se lembraria de pôr tal nome a uma pessoa? O comum, em Portugal, é ser carvalho, pinheiro, macieira, laranjeira e outros nomes tão ou mais estranhos que esses, mas lula, charroco, ou coisa que o valha, estava eu longe de esperar.
Mas, além do nome, esta personagem tem muito mais que se diga. Começou por ascender à liderança do PT, Partido dos Trabalhadores, do Brasil, defendeu os "Sem-Terra" e à boleia da visibilidade conseguida subiu os degraus do mais alto cargo da Nação Brasileira e ocupou o Palácio do Planalto, em Brasília. Segundo os testemunhos da época, deixou-se corromper pelos muitos milhões da Petrobrás e acabou por bater com os ossos na prisão. Mas lutador habituado a árduas lutas deu a volta por cima, saiu da prisão e voltou a candidatar-se ao cargo perdido. E não é que voltou a ganhar? Estranho desfecho este, mas entende-se, pois era a única maneira de livrar o Brasil do lunático Bolsonaro.
À frente de um dos maiores países do mundo esperava-se dele uma posição alinhada com os maiores e mais democratas países do Planeta, o que, entende-se, excluía a China e a Rússia. Mas ele, como ovelha negra que é, foi logo a correr ter com os chineses e apoiar a posição da Rússia contra a Ucrânia. Não é que ele seja mesmo contra a Ucrânia, é mais o caso de não querer ser anti-Putin e querer muito ser amigo do Jimping que se projecta como o novo e mais poderoso líder da Nova Ordem Mundial. Ele é lula, mas não se deixa grelhar assim ás boas.
Os nossos políticos, pelo menos aqueles alinhados com o partido governante, não ficaram muito bem na fotografia ao trazer o homem, directamente, de Pequim para Lisboa. Se eles não fossem laicos e republicanos, como pregava o seu mentor, Mário Soares, Deus se encarregaria de lhe passar a factura por este mau serviço prestado à Lusa Pátria!
o Lula é um exemplo vivo de como é mais fácil convencer uma multidão do que uma pessoa de cada vez. Discursar na Globo que picanha e cevejinha iria fazer parte do menú foi o suficiente para convencer 11 milhões de analfabetos. O exemplo da vizinha Venezuela não deu resultado... Que os portugueses de Braga se aguentem. A debandada das terras de Vera Cruz irá certamente aumentar.
ResponderEliminar