domingo, 6 de março de 2022

Putin em Moçambique!

 

Uns (poucos) dias antes de o avião em que seguia se despenhar matando-o, Samora Machel desfilava ao lado do coronel Vladimir Putin, membro do KGB, encarregado de seguir o processo revolucionário em curso, em Moçambique. A Rússia financiara a luta contra o colono português e pretendia colher os frutos desse investimento e com juros. Daí a presença de Putin, em Maputo, no último trimestre de 1986.
Hoje, são mais fortes as ligações a Pequim que a Moscovo, mas aquilo é tudo a mesma cambada, se um diz mata o outro acrescenta esfola. Enquanto houver alguma coisa, em Moçambique, que lhes interesse eles não vão largar a presa. Ele é madeiras, ele é carvão e muitas coisas mais. Emprestam dinheiro, depois vão lá fazer as obras públicas e levam o dinheiro de volta. E, em breve, haverá petróleo e gás, na bacia do Rovuma, e acredito que serão sete cães a um osso. Mas isso é lá com o Nyusi ou quem lhe ficar com o lugar nas próximas eleições.
Trouxe aqui a foto, porque o Putin está na ordem do dia e também por falta de melhor assunto. Como já aqui disse algumas vezes, receitas culinárias, tricot e crochet não são o meu forte. Meti-me nos blogs para contar a história da minha «Companhia de Fuzileiros» e procurar os camaradas que a tinham composto e isso já deu o que tinha a dar. O futebol e o Benfica vieram como um sucedâneo, mas também já lhe estou a perder o gosto. O Vieira e o Jesus deram cabo do meu interesse por essa matéria e talvez devesse abandonar esta vida, mas custa-me, pois nunca me considerei um desistente.
Por consequência, contentem-se com o Putin e soltem-lhe os cães que ele bem merece!

2 comentários:

  1. É uma pena ele não ter acompanhado o Samora Machel no avião.
    Abraço, saúde e boa semana

    ResponderEliminar
  2. Basta entrar pela fronteira de Ressano para se aperceber da presença chinóka. Entretanto o 25 de Abril ainda tem muitos segredos para serem desvendados... Quanto ao futebol a corrupção já fez uns quantos perderem o gosto.

    ResponderEliminar