segunda-feira, 1 de abril de 2024

O 1º de Abril!

 Cuidado, pessoal, não se deixem enganar neste dia que é o dos enganos!


Lembro-me, quando era criança, de andar a ensaiar o que fazer para pregar partidas lá em casa ou na escola. O mais comum era mandar as pessoas ir aqui ou ali por uma razão qualquer. Vai à mãe que ela chamou por ti!

O dicionário de português que tenho na minha "cachola" é extenso, mas gostaria que ainda fosse mais para vos poder brindar com palavras nunca vistas ou ouvidas por vós. Tenho um camarada da Marinha que escreveu um livro só com palavras que ninguém usa, mas que fazem parte do nosso léxico. Uma mania que ele tem que nunca percebi. Pensando bem, deve ser uma espécie de complexo de inferioridade que sente por ter nascido lá nos confins do Alto Douro.

Nesse lugar que visitei algumas vezes, há uma aldeia que se chama Tó, cada vez que lá passava não me esquecia de dizer para os meus botões: - em linguagem de palavras cruzadas Tó é sinónimo de porco, devem ter dado esse nome à aldeia por serem uma cambada de porcos?

Entrei na minha cachimónia e fui à procura de uma palavra para vos oferecer hoje, uma que tenha algum significado e vos fique na memória. E a minha escolha recaiu em "peta", palavra pouco usada na conversa do dia a dia, mas que hoje cai como sopa no mel, pois é sinónimo de mentira. E hoje é o dia de espetar uma peta a alguém que viva perto de nós.

E por falar em petas, mentiras e enganos, "alembrei-me" que amanhã é dia grande, além de jogar o Benfica vai ser empossado o novo governo da república, o tal que prometeu mundos e fundos e que todos esperamos que não fossem apenas mentiras para nos sacar o voto que faria deles vencedores. Já ouvi, nos últimos dias, uma frase que me deixa ficar pouco confiante e reza assim: - não podemos dar tudo a todos ao mesmo tempo!

E a pensar nisso, fui buscar algumas palavras ao dicionário de inglês que tenho arrumado, lado a lado, com o de português na minha memória: - good luck, you fools!!!

1 comentário:

  1. Respondo com iguais palavrinhas à sua provocação : __ good luck, you cocky!!!!

    ResponderEliminar