domingo, 21 de abril de 2024

É só a minha opinião!

 Não sei quem manda em Israel. Talvez haja um presidente ou outro órgão por cima do Primeiro Ministro Netanyahu, mas como vejo ele no papel de "eu quero, posso e mando", é a ele que me vou dirigir esperando que ele leia com atenção as minhas palavras.

Meu caro Benjamim
Tenho assistido de olhos arregalados àquilo que tens feito, ou mandado fazer, na Faixa de Gaza. Eu sei que tens direito à tua vingança pelo que fizeram os terroristas do Hamas, em 7 de Outubro, mas tudo tem um limite. A Lei de Talião que tu pareces estar a seguir, diz: "Olho por olho, dente por dente", mas tu estás a cobrar 2.000% de juros em vidas humanas ao povo da Palestina. É mesmo coisa de judeu!
É hora de parar para pensar numa situação que garanta a paz no teu país. Chega de carnificina e, embora tu não queiras aceitar essa alternativa, só há uma solução para um problema que já tem barbas. E essa solução passa por garantir aos palestinianos um território que seja só seu e deixá-los viver a sua vida.
A solução de os fechar na Faixa de Gaza provou ser um erro e já que aquilo está tudo minado e pejado de túneis por todo o lado, aconselho-te a tirar de lá toda a gente para poderes deitar aquilo tudo abaixo (já pouco resta em pé) e depois construir o que quiseres e ao teu jeito.

Os dois milhões e picos de nómadas que um dia vieram das ilhas gregas e escolheram essa terra para viver e, hoje, estão entalados num espaço sem quaisquer condições de vida, merecem um lugar onde possam ser felizes e donos da sua vontade. Isto quer dizer que, mais tarde ou mais cedo, vais ser obrigado a seguir o conselho que os teus parceiros, a começar pelos Estados Unidos da América, te têm dado, aceita a independência da Palestina.
E para não teres um pequeno país dividido em duas fracções desligadas, como agora estão, Cisjordânia e Gaza, eu ofereço-te uma solução facílima de aceitar e pôr em prática. No mapa que podes ver aqui ao lado, pintei duas zonas a verde, em que inseri as letras EXC que significam "Exchenged areas", para onde deves deslocar a população da Faixa de Gaza na sua totalidade.
Tomei a liberdade de escolher uns pedaços de terra que aos judeus não interessam muito, um a norte e o outro a sul da actual Cisjordânia, de modo que as fronteiras entre a futura Palestina e o teu país sejam mais fáceis de controlar.
E se os palestinos (ou o Hamas) quiserem viver em túneis, podem começar a construí-los logo que tomem passe dos novos territórios. Quem lá viver, hoje, terá que aceitar uma mudança para Gaza ou outra qualquer zona de Israel, onde prefiram construir o seu futuro. Podes dar uma ajuda financeira, a todos os que tiverem que mudar de residência, tanto judeus como palestinianos, pois esse dinheiro será muito mais bem empregue que para pagar armas e munições, como tens feito desde 1958 até hoje.
E termino apelando à tua inteligência e bom senso para aceitares o meu conselho, pois não há outra solução possível. Eu sei que tu preferirias vê-los todos mortos, mas à luz da Humanidade e das leis em vigor que tu tens infringido repetidamente, isso não é possível. Verás que o teu futuro e o dos teus conterrâneos será muito mais feliz, quando os palestinianos viverem na sua Palestina livre e do modo que mais lhes agradar. Talvez venham a torcer a orelha por lhes faltar o emprego e outras benesses que tinham, enquanto ligados a Israel, mas isso é problema deles, nada que te deva causar preocupação.

2 comentários:

  1. Em alguns aspectos parece-me ser uma solução inteligente e, até, exequível.
    Porém, enquanto eu sentir desdém e desprezo na forma como se refere ao povo judaico, tão bem expressos neta frase: "É mesmo coisa de judeu!", tenderei sempre por ir contra...

    ResponderEliminar
  2. Em primeiro lugar há que ter em conta que países onde os arabes muçulmanos se estabeleceram destruiram por completo 'o establishment'. Os exemplos são muitos mas de momento lembro-me do Líbano... Entretanto bastava o Hamas entregar os reféns israelitas e renderem-se para a guerra acabar. Para alguém sentir verdadeiramente o sentimento 'de enough is enough' dos israelitas é preciso viver como eles - em permanente sobressalto. Espero bem que não mas a nossa ignorançia mundana fará com que um dia os minaretes nos acordem já tarde demais.

    ResponderEliminar