Dizem que o rio Ponsul está praticamente seco. Eu diria antes que a albufeira de Cedillo foi esvaziada e o rio voltou ao que era antes de a barragem existir. De facto o Ponsul é um vale que desce de Penha Garcia - terra de penhascos famosos onde há fósseis marinhos (?) - até Malpica do Tejo. A construção da barragem e o enchimento da respectiva albufeira fizeram encher todo o vale do Ponsul até muitos quilómetros a montante da confluência com o Tejo.
Por razões políticas e de má gestão das águas internacionais, os espanhóis decidiram abrir as comportas da barragem e esvaziar a albufeira. Resultado, o vale do Ponsul ficou seco até Penha Garcia. O mais provável é que assim fosse no passado, antes da existência da barragem, em anos de pouca chuva, mas disso já ninguém se lembra.
Ponte sobre o rio Ponsul
Vêem alguma água?
Rio Ponsul
Próximo da nascente
Rio Ponsul
Com a albufeira vazia
Rio Ponsul
Com falta de água
Gostei de ver as imagens desse vídeo. Os homens como seres inteligentes que são. Tudo inventam e mais alguma coisa. Com tanta água que há no mar. Será que não são capazes de inventar uma fábrica para construir nuvens que se abasteçam de água no mar e a transformem em chuva real, onde mais falta faz?
ResponderEliminarEssa é que seria uma grande invenção!
Eliminar