De acordo com o ‘FT’, o preço do lítio afundou este ano devido ao excesso de oferta. Segundo a S&P Global Platts, o carbonato de lítio entregue no norte asiático – o benchmark da indústria – está actualmente nos 9.500 dólares, quase metade face aos 18 mil dólares em Maio de 2018.
A rápida expansão das minas na Austrália, e consequente aumento da produção, e o corte dos subsídios para aquisição de veículos eléctricos na China enfraqueceu a procura nesse mercado asiático.
A Albemarle, maior produtora mundial de lítio, já tinha avisado que os preços estavam a recuar em um terço face ao ano passado e que o stock é duas ou três vezes superior às necessidades, refere o ‘FT’.
Lá se foi a galinha dos ovos de ouro!
Acho que os transmontanos podem ficar sossegados, pois ao preço actual não haverá interessados em esburacar as serranias do Barroso à procura do "ouro branco". Não sei o porquê de a China ter diminuído o seu interesse no lítio, uma vez que a indústria de fabrico de telemóveis, computadores e outros aparelhómetros que precisam de pilhas continua em alta. Deve ser uma quebra momentânea e, em breve, tudo voltará ao normal.
De qualquer modo, ver um preço de 18 mil dólares cair para metade ... é de arrancar os cabelos. Ainda bem que não ando metido nesse negócio!
Ou então a China descobriu lítio no seu subsolo.
ResponderEliminarComo eu estou com os transmontanos fico feliz.
Abraço
Para nós consumidores, dos produtos fabricados com essa matéria prima. Poderá ser uma boa notícia? Na qual não acredito de que possamos ser beneficiados.
ResponderEliminarO lítio será como o petróleo que baixa e sobe, e cada vez se paga mais caro!
Boa Sexta-feira.