terça-feira, 26 de novembro de 2019

Bétulas no Outono!

Esta árvore produz substâncias com propriedades medicinais. Fornece ainda grande número de produtos úteis como a essência de bétula ou a seiva de algumas variedades, utilizada como bebida.
Na antiguidade, parte da sua casca era usada como papel.
A sua madeira é clara, branco a branco-amarelado, homogénea e de grão fino. Tem boas características mecânicas para o torno e marcenaria apesar de ser pouco aproveitada em Portugal.


De repente dei comigo a pensar que há imensas árvores de que até o nome desconheço. Viajando do Fundão até Castelo Branco - estrada que fiz muitas dezenas de vezes nas minhas andanças profissionais - vêem-se desfilar árvores cuja sombra é apreciada, quando o sol aperta e que, de vez em quando, levam grandes "trombadas" de automóveis desgovernados. Enquanto ia conduzindo, pensava que nomes teriam essas árvores, mas nunca os descobri.


Deixo aqui mais uma imagem, em que se vêem as flores da mesma árvore, para ajudar a identificá-la (isto se houver alguém interessado, claro).

2 comentários:

  1. Bom dia
    Francamente não sabia o nome dessa arvore .

    JAFR

    ResponderEliminar
  2. Já tenho visto essas árvores, mas não sei qual é o seu nome. De uma coisa eu tenho a certeza. Se elas levam trombadas dos automóveis é porque não se conseguem desviar deles.
    Essa fez-me lembrar os dois compadres alentejanos que se sentaram no meio da estrada para merendar e não junto a um chaparro/sobreiro que estava na berma/bordas da estrada.
    Pouco tempo depois de lá estarem. Circulando pela mesma aproximou-se um automóvel cujo o contudor ao desviar-se deles foi embater no chaparro. Estás a ver diz um compadre para o outro compadre, olha se a gente lá estivesse!

    Boa Quarta-feira, de chuva!

    ResponderEliminar