sábado, 9 de março de 2024

Pelas 10 horas da noite ...!

 ... completarei os 80 anos que levo neste planeta cada vez mais poluído. Nunca soube a hora ao certo, se perguntava à minha mãe ela respondia que foi de noite. Bem, no último mês de inverno, é noite a partir das 7 horas, por isso decidi que às 10 horas é uma boa escolha. Não tenho ninguém para me contrariar e assim sinto-me feliz. O meu lema de vida sempre foi "não fazer nada contra-vontade", mas quando o não conseguires evitar ... cara alegre. Como canta aquela cantora do pisca-pisca, "aceita que dói menos".


A vida é um carrocel, ora vai a subir, ora vem a descer, tanto estás lá no alto, como estás no ponto mais baixo a que se consegue descer. Nada de anormal, é assim mesmo que as coisas acontecem. Comigo, contigo e com toda a gente, portanto ... cara alegre e siga o baile!

Completei os 21 anos, em Lourenço Marques, pouco antes de embarcar no Infante D. Henrique de regresso a Lisboa, onde cheguei a 11 de Abril. Como bom marujo, a minha primeira visita foi ao Bairro Alto e lá comprei o casaco, a camisa e a gravata que vêem nesta imagem. O emblema dos fuzileiros que levo na lapela foi comprado na Rua de S. Domingos, numa lojinha especializada que todo o militar conhece, pois ali pode comprar divisas e galões, assim como qualquer medalha (de bom ou mau comportamento) ou emblema.

Alguns meses depois voltei para Moçambique e o casaco passou à história, não me lembro do que lhe aconteceu, mas com o calor moçambicano, o máximo que se tolerava era uma balalaica de manga curta. E a gravata - que era uma daquelas tipo ió-ió - deve ter ido parar ao caixote do lixo, com toda a certeza. Mas o rapaz da foto manteve-se o mesmo, em casaco, camisa ou tronco nu, estava sempre afinado para a borga.

Feliz aniversário para mim que, dentro da pele toda engelhada, continua a ser o mesmo de 1965!

12 comentários:

  1. Engraçado...nunca me ocorreu perguntar, a quem sabia, a que horas nasci.
    Nasci a 25 de Fevereiro e pronto!
    Ora vamos lá ao que importa, que é felicitar o Tintinaine pelo seu aniversário, ah, mas isto é parabéns a preceito, que eu não sou pessoa pra menos, fui previamente avisada.
    Veja se gosta:

    Oitenta anos?
    O que é isso? - Importa
    é o que lhe vai na alma.
    A idade é um mero pormenor
    que escreva sempre com tino
    e mantenha a vida calma!... 😊

    PARABÉNS, Tintinaine!

    Tá bom assim?

    ResponderEliminar
  2. Tenho exactamente o mesmo emblema comprado na mesma loja que por acaso ainda se encontra aberta.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Andámos pelos mesmos lugares, nessa fase da nossa vida!

      Eliminar
  3. Parabéns e ainda farás mais algumas primaveras.
    Beijos e um bom sábado

    ResponderEliminar
  4. Parabens Camarada, muita saude, alegria e tudo de Bom !

    ResponderEliminar
  5. Bom dia
    Parabéns amigo por esses 80 anos e que para o ano estejamos aqui vivos e com saúde a fazer o mesmo de hoje .
    Abraço

    JR

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado! Eu pedi mais 10, veremos se me são concedidos!

      Eliminar