quinta-feira, 7 de março de 2024

A Praça 7 de Março!

Que todos os juízes, e todos os habitantes da cidade, e todos os mercadores e artífices descansem no venerável dia do Sol. Não obstante, atendam os lavradores com plena liberdade ao cultivo dos campos; visto acontecer amiúde que nenhum outro dia é tão adequado à semeadura do grão ou ao plantio da vinha; daí o não se dever deixar passar o tempo favorável concedido pelo céu.

Quem passou por Lourenço Marques sabe o significado disto

Há dias, se bem se lembram, eu mencionei a Praça 7 de Março, em Lourenço Marques, onde a minha namorada sul-africana me fez uma bela surpresa. Hoje, vivemos nessa data e eu quis saber de onde teria surgido o nome da tal praça que ficava no extremo sul da Rua Araújo. Tudo o que encontrei foi o «Édito de Constantino» que data do Século III da nossa Era, mais precisamente, em 7 de Março do ano da graça de 321. Será esse o motivo pelo qual a praça foi baptisada? Desconfio que não, mas não tendo encontrado outra razão dou um viva ao dia do Sol.

Em contraste, não esquecer que vivemos no hemisfério oposto, hoje não se avista o sol, temos um dia sem sol e com frio e chuva. Saudoso Lourenço Marques, capital do Império Português onde me fiz homem. Foi ali que, em 9 de Março de 1965, comemorei o meu 21º aniversário e me tornei membro da sociedade socialmente responsável. Até essa data, respondia por mim o meu pai e na falta dele o meu comandante de Companhia, a 2 de Fuzileiros, única até então, naquela nossa Província Ultramarina. O Salazar determinou que assim se chamasse para podermos afirmar, perante o mundo, que o nosso Império ia do Minho até Timor.

Em 1970, morreu o ditador português (e também a minha muito querida avó Maria) e todos esses sonhos imperialistas seriam apagados da nossa mente com o fim da Guerra Colonial e a entrega das nossas colónias aos comunas negros que eram apoiados pelos comunas brancos de Moscovo e Pequim. O nosso império mede-se agora em largura, de Badajoz até à ilha mais ocidental do arquipélago dos Açores a das Flores.

1957 Iniciaram-se há 66 anos as emissões regulares da RTP, nos antigos Estúdios do Lumiar, em Lisboa. No mesmo dia, mas em 1980, sob a presidência de Soares Louro (1933-2007), a RTP começou as emissões a cores, com a transmissão do Festival da Canção.

Por curiosidade, acrescentei esta outra efeméride que é importante para nós (pequenos lusitos), mas que acredito eu, nada tinha a ver com Moçambique e a cidade de Lourenço Marques. Uma última nota que quero aqui deixar como uma pista para quem quiser completar estas minhas notas, é o nome de Joaquim Araújo, fundador da cidade de Lourenço Marques, que deu o nome à rua que une a Praça Mac-Mahon à Praça 7 de Março. Quem sabe se o nome da praça está ou não relacionado com esta personalidade ou algum evento com ele relacionado.

Clicar na imagem para uma leitura mais fácil

1 comentário:

  1. A última vez que ouvi 'famba ti cunza' devia ter sido no Anno da Graça de 1971. Como sempre acontece volta-se sempre ao local do crime mas infelizmente não tive a oportunidade nem a coragem de repetir 'o slogan'.

    ResponderEliminar