sábado, 16 de março de 2024

EPSFL!

 Entidade Pública Sem Fins Lucrativos é o que diz o título da minha publicação deste sábado, dia 16 de Março do ano da graça de 2024. Estou, ou vou falar da Caixa Geral de Depósitos que ontem apresentou, com pompa e circunstância as suas contas relativas ao ano de 2023, as quais mostram um resultado positivo de 1.258 milhões de euros.

Num país cuja população é constituída por uma maioria de pobres, uma instituição bancária do Estado deveria trabalhar para não apresentar perdas, no fim do exercício, mas sem explorar esses pobres que não têm mais a quem se agarrar além do Estado. Em política fica bonito dar um subsidiozinho a quem vive na miséria, mas fica muito feio cobrar uma comissão mensal para ter uma conta no banco.

O Sr. Paulo Macedo é conhecido por acertar as contas em qualquer organização em que o nomeiem chefe. Se o Costa o tivesse escolhido para Ministro das Finanças, em vez de o mandar pôr ordem na CGD, ainda teria cobrado mais impostos que aqueles que conseguiu com o Medina. No ano passado, todos os bancos ganharam bom dinheiro e a Caixa não fugiu à regra. Mas teria sido diferente se o grande chefe tivesse decidido ajudar os portugueses no crédito à habitação, oferecendo um "spread" mais baixo que os outros bancos e não cobrando despesas por "dá cá aquela palha".

Não quero pôr mais na carta, mas não gostei de ver o Paulo Macedo dar uma de bom gestor, mostrando como se pode ganhar dinheiro, dinheiro esse que, na sua grande maioria, saiu dos bolsos da população mais pobre deste país.

Se calhar sou eu que estou a ver mal as coisas. Ou vivo no país errado!

2 comentários:

  1. A banca em Portugal rouba descarada e legalmente o cliente que comparada com outros países é um facto indesmentível! Será que os bancos se aproveitam da falta de controlo e de uma entidade que deveria regular tudo isso, para obterem lucros pornográficos?! Não sei. No meu tempo de emp. bancário o cliente era tratado honestamente, hoje é tratado como se fosse um burro... Contas na banca portuguesa acabaram para mim.

    ResponderEliminar
  2. Subscrevo totalmente!
    Um abraço e um bom domingo

    ResponderEliminar