terça-feira, 31 de janeiro de 2023

Um poveiro na CNN!

 Depois do que acabei de ver e ouvir, estou convencido de que há um trabalhador na CNN que é da Póvoa!


No rodapé do meu televisor apareceu a mensagem que dizia: O governo meteu-se a jeito. Como já aqui referi, mais que uma vez, só o pessoal da Póvoa troca o verbo PÔR pelo verbo METER. Logo a seguir ouvi a voz do nosso primeiro ministro (com minúscula de propósito, pois é o que ele merece) dizer claramente: o governo pôs-se a jeito e .... O escrivão dos rodapés corrigiu de imediato a mensagem trocando o verbo meter pelo verbo colocar, o governo colocou-se a jeito, escreveu ele. Na minha opinião foi pior a emenda que o soneto!

O que terá ele contra o verbo pôr? Talvez pense que o verbo é exclusivo para referir o acro das galinhas abrirem o cu e largarem o ovo. E assim sendo a palavra pôr é indigna de ser usada, pois nos remete para a merda de galinha que pode cheirar mal.

No tempo do Salazar éramos acusados de analfabetismo. E agora que a nossa juventude é toda formada nas universidades ou, pelo menos, completou o 12º ano de escolaridade, o que devemos dizer perante um exemplo destes. Não metas os pés pelas mãos é o que me apetece dizer-lhes. A acção de meter pressupõe que haja uma espécie de invólucro, nem que seja em sentido figurado, onde caiba aquilo que lhe queremos meter lá dentro. Não havendo isso, deve usar-se o verbo pôr ou, como fez o "artista" da CNN, substituí-lo pelo verbo colocar.

Exemplos:

Não ponhas o carro à frente dos bois, vai com calma!

Não coloques os pés em cima da mesa, seu mal educado!

Não metas o nariz onde não és chamado!  

Quanto ao António Costa, ainda não tinha acabado de fechar a boca e já ia mais um membro do governo pela porta fora. No Ministério da Agricultura começa a cheirar mal, deve ser do estrume que começaram a utilizar depois da falha dos fertilizantes que vinham da Rússia!

3 comentários:

  1. Se antonio costa convenceu alguém deve ter sido as clientelas habituais: as minorias, os subsídio-dependentes e o batalhão da sueka... Um vigarista profissional que noutras latitudes já estaria a contas com a justiça por encobrimento de actividades criminosas e responsável pelo empobrecimento do povo português. Quanto mais conheço o mundo mais horror tenho à ideologia deste corrupto governo, que se fosse ilegalizada quando 'o bochechas' a trouxe no Sud-Expresso não estariamos agora neste burako.

    ResponderEliminar
  2. Para além de concordar com o comentador que me antecedeu, só quero exprimir ao autor deste espaço o meu obrigada pela sua boa disposição. Fez-me sorrir largamente ao longo de toda a leitura.
    O último parágrafo então, foi do melhor que me poderia ter acontecido hoje, para me livrar de aborrecimentos. :))
    Já sente menos frio hoje?
    Eu também!
    Um bom resto de dia.

    ResponderEliminar