domingo, 8 de janeiro de 2023

Este mundo-cão!

Ponte Pênsil que existia, antigamente,
no lugar onde hoje existe a Ponte D. Luis

Ontem, foi dia de Natal para os ortodoxos. O Putin assistiu a uma missa, sozinho, para cristão ver e benzeu-se, do ombro direito para o esquerdo, a modo que às arrecuas, para fazer de bom cristão e ficar bem no filme. Tinha decretado cessar-fogo, mas esqueceu-se de passar a ordem aos generais e eles bombardearam toda a fronteira leste, como vêm fazendo, há meses.

Também vi muita água a correr, no Porto, das partes altas para as baixas, o que é muito natural. Na Escarpa dos Guindais parecia as cataratas de Iguaçu e na estação de S. Bento, toda coberta e vedada por grossas paredes, havia mais água que em Algés na pior cheia. Deve ter havido por ali grossa marosca nas canalizações das ruas adjacentes para a água que devia correr pelas ruas abaixo, até ao rio Douro, ter descido pelas escadas rolantes da estação, indo parar á linha do Metro que teve que ser encerrada.

E também vi o jogo dos andrades em que o Nuno Perna Longa Almeida perdoou um amarelo ao Uribe por uma falta que lesionou um jogador adversário, mas não seguiu o mesmo critério com o Lucas que puxou os calções do jogador do Porto. Resultado, o Casa Pia jogou toda a segunda parte com 10 e o Uribe jogou até aos 96 minutos (sem espinhas). Como é costume dizer-se, Deus escreve direito por linhas tortas e o FCP ficou-se pelo empate a zero. E eu gozo como um preto com as caras e as saídas do Sérgio Conceição, quando a vidinha não lhe corre de feição. Ainda, um dia, acaba por bater com a porta e voltar às andanças pelo mundo e aí é que eu me vou rir com vontade! Quero ver onde é que o Pinto da Costa vai arranjar outro cromo como este que, com o seu mau feitio, os tirou da miséria e lhes deu uns quantos títulos!

Além disso, ainda falei com o meu amigo, camarada de guerra do Ultramar, e companheiro de longa data neste mundo dos blogues que me confessou estar muito mal de saúde. A sua perna que tantas queixas lhe deu, nos últimos anos, piorou e obriga-o a usar um andarilho para se movimentar em casa, pois à rua já nem vai. Mas a pior parte é no sistema respiratório, sente muita falta de ar e até usa um ventilador para lhe diminuir o esforço que faz a respirar. Ao fim de meia dúzia de palavras, ao telefone, ficou cansado demais, pediu desculpa e desligou o telefone. Porca de vida!

2 comentários:

  1. Bom dia
    Este jornal parecia mais o CM .
    Só más noticias.

    JR

    ResponderEliminar
  2. Fiquei muito triste com a notícia sobre a saúde do Eduardo. Pensava que ele tinha deixado o blog por causa dos olhos, não sabia que estava tão mal.
    Abraço e saúde

    ResponderEliminar