sábado, 4 de setembro de 2021

Vem aí o Outono!

 O Inverno é um gelo! O Verão é uma seca! A Primavera e o Outono é que são as estações da minha preferência. A primeira porque empurra o Inverno para longe de nós e nos presenteia com lindas flores e a segunda porque é um espectáculo de cores que a natureza nos oferece na despedida do Verão.

Hoje encontrei alguém que disse, perentoriamente, que o Outono é a sua estação preferida e eu estou pronto a concordar com isso. Agora não tanto, mas quando era mais novo gostava de conduzir por lugares ermos, com muita natureza e pouco trânsito. Vocês nem imaginam as maluqueiras que eu fiz por causa disso e vou contar-vos um desses episódios, deixando a classificação do meu acto ao vosso critério.

Na Serra da Estrela há dois lugares de referência, um em que eu passava muitas vezes e outro em que era raro eu passar. O primeiro chama-se Penhas da Saúde:


O segundo chama-se Penhas Douradas e fica um pouco mais para noroeste e num ponto, ligeiramente, mais alto. É aí que está uma estação meteorológica e no inverno é também muito bonito com a neve.


Quando ia para aqueles lados, as viagens eram longas e a horas pouco próprias (muitas vezes de noite) para apreciar a natureza. Mas houve um dia em que ia a caminho da serra e lembrei-me da beleza rara que é a estrada que desce das Penhas Douradas para Manteigas, durante a estação Outonal. Saí da estrada que segue para a Guarda (antigo IP5) e rumei a Gouveia, lugar de onde se sobe para as Penhas Douradas. Tinha planeado ir jantar à Covilhã, mas tanto podia ser aí como em Manteigas ou Belmonte. Tinha ainda duas ou três horas antes de o sol se despedir e daria tempo para fazer esse desvio e admirar a beleza da floresta serrana, em princípios de Outubro. O caminho habitual era por Seia, subir à Torre e descer, pelas Penhas da Saúde, até à Covilhã. Era o mais rápido e sempre escolhido, quando não havia neve na serra, mas nesse dia ia ser diferente.


Eu não seu dizer-vos os nomes das árvores que vão desfilando na beira da estrada, mas há-as com folhas de todas as cores. Nem das cores conheço os nomes, elas são cor de ouro, de ferrugem ou de vinho e muitas em vários tons de castanho. A estrada é sempre a descer e convém ir com cuidado para evitar algum acidente. São talvez uns 15 a 20 minutos em que é difícil tirar os olhos da natureza. Melhor seria arranjar alguém para tomar conta do volante e sentar-me no lugar do pendura para gozar o espectáculo como ele merece, mas infelizmente seguia sempre sozinho nessas viagens.

Se se sentirem entusiasmados, como eu, com esta festa da natureza já sabem, apanhem a A25, a caminho da Guarda, saiam em direcção a Mangualde e depois Gouveia, subam até às Penhas Douradas e desçam, depois, em direcção a Manteigas. Durante os meses de Outubro e Novembro, na Serra da Estrela, a natureza oferece-nos um espectáculo imperdível.

3 comentários:

  1. Continua a não haver autocarros para a Metrópole para apreciar estes maravilhosos recantos e francamente já me estou sentir re-confinado com tanto confinamente.

    ResponderEliminar
  2. Bom dia
    Das poucas vezes que por lá passei, mais em trabalho que em lazer , nem sempre deu para apreciar a paisagem , pois é como o amigo diz, quem vai a conduzir , não tem essa possibilidade , mas confesso que gosto mais quando a serra se encontra coberta de neve .

    JR

    ResponderEliminar
  3. Adoro os tons outonais mas tenho muito medo do Outono que é quase sempre motivo de grandes problemas de saúde. Basta dizer que das 12 cirurgias que já fiz 8 foram em Novembro.
    Abraço, saúde e uma boa semana

    ResponderEliminar