Liberalismo é uma teoria política e social que enfatiza fundamentalmente os valores individuais da liberdade e da igualdade. Para os liberais, todo indivíduo têm direitos humanos inatos. O governo tem o dever de respeitar tais direitos e deve atuar principalmente para resolver disputas quando os interesses dos indivíduos se chocam. De acordo com a filosofia política liberal, a sociedade e o governo devem proteger e promover a liberdade individual, em vez de impor constrangimentos; a pluralidade e a diversidade devem ser encorajadas e a sociedade deve ser igual e justa na distribuição de oportunidades e recursos. O liberalismo é, portanto, uma teoria individualista, pois entende que o indivíduo tem prioridade sobre o coletivo.
Eu queria ser liberal. mas olhando para o resultado das eleições de ontem fico convencido que o Povo Português não percebe nada de política e nunca ficaria do meu lado. E eu gosto de ficar do lado dos que ganham, não dos que perdem. Por essa e outras razões (que teria alguma dificuldade em explicar) continuo sem ter um partido em que acredite e sou obrigado a votar às cegas. Foi o que fiz ontem (mais uma vez)!
Nada sei sobre liberalismo mas conhecedor deste mundo posso afirmar que só a palavra 'socialismo' mete medo! Todos as doenças sociais que o povo português vem sofrendo desde o 25 teve/tem/terá origem na doutrina socialista. Entretanto espero que as nossas enfermeiras façam 'greve a sério' antes que a bazooka desapareça nos corredores do Largo do Rato.
ResponderEliminarEstou consigo, amigo.
ResponderEliminarAbraço, saúde e boa semana