domingo, 19 de setembro de 2021

Hellas Verona!

 Estive a ver um pouco do jogo do Mourinho que levou a sua equipa té Verona para defrontar a equipa local. Quando desisti de ver o jogo, ainda o Mourinho ganhava por 1 a 0, mas sei que acabou por perder o jogo. Foi a sua primeira derrota, desde que regressou a Itália, mas se não fosse hoje outro dia aconteceria, pois não acredito que fizesse toda a época sem perder.


De qualquer modo, fez-me lembrar dos tempos em que eu andava por aqueles lados em viagem de negócios. A cidade de Verona é muito bonita, tem muita história e ficava-me a jeito, por isso a elegi como ponto de paragem e pernoita, quando estava no norte de Itália. E depois, as grandes fábricas de lanifícios que eu visitava ficavam nessa região, a norte da autoestrada que liga Milão a Veneza. E quando terminava essas visitas, ala que se faz tarde a caminho de Florença.


Um dos maiores rios de Itália, o Adige, vem do norte, onde nasce perto da fronteira da Austria, atravessa Verona e segue em direcção a leste, desaguando no Adriático, a sul de Veneza. Como eu voava do Porto para Milão ou Bérgamo, sempre ao sábado, passava a tarde e note desse dia, assim como o domingo, em Verona, à espera que viesse a segunda-feira para ir trabalhar.


Gastei muitas horas a calcorrear aquelas ruas e uns litros de gasolina, sempre que não me apetecia andar a pé. Na famosa arena de Verona organizam concertos de música e outros espectáculos. Num certo domingo, em vez de ir cedo para a cama, fui assistir a um desses concertos, só que não gostei muito e acabei por sair a meio. Não sou grande apreciador de música e a clássica só me dá sono.


Num outro dia, passeava pelas ruas comerciais a ver as montras e apreciar os tecidos e preços dos fatos de homem que era o meu negócio afinal. De repente, avistei uma placa que indicava "Casa do Romeu e Julieta" e lá fui eu seguindo os sinais até ao destino anunciado. Essa foi a primeira vez, depois regressei sempre lá em cada vez que passei por Verona. Não ficava muito longe do hotel, onde era costume eu ficar e, por conseguinte não era grande o sacrifício. Na minha primeira visita o sítio estava pouco limpo e mal cuidado, mas depois melhorou muito. E não foi porque eu tivesse reclamado, mas alguém o deve ter feito por mim.

Se puderem vão a Verona que vale a pena!

2 comentários:

  1. O turismo agora é como o fast-food. Quando virem um grupo de chinókas a tirar fotos não os atrapalhem que o tempo é escassso... Essa a diferença entre turista e viajante.

    ResponderEliminar
  2. Bom dia,boa semana a todos que por aqui passam !
    Nao esqueçam que no proximo domingo temos que ir dar uma ajuda a acabar com o reinado do kosta . Ja chega a tirania dos "charognards", apoiados pelos 4,5% dos dinosaures !
    Verona onde ha a fabrica das meias que vao do bico dos pes ate as bordas da ....

    ResponderEliminar