Parte, hoje, de Lisboa, o comboio que vai dar a volta a todos os países da UE-27 e demorará 35 dias a chegar a Paris. A ideia é chamar a atenção para as potencialidades dos Caminhos de Ferro com vista à redução da poluição atmosférica e convencer os governos de toda a União a investir neste meio de transporte. Vou seguir co atenção este projecto, pois também eu sou adepto dos comboios em vez de camiões a entupir as nossas estradas, a queimar gasóleo e encher o ar de partículas poluentes de todo o género.
Espero que façam muita publicidade e obriguem as televisões estatais a mostrar imagens de todas as paragens, assim como eventos que vão ser realizados a bordo das composições. Será mais conversa que mais nada, mas espero que seja construtiva e os governantes acordem para a realidade, antes que seja tarde demais. Não faço ideia se haverá tracção elétrica em todo o percurso, ou se haverá necessidade de recorrer a outros meios, mas até isso servirá para forçar a UE a tomar uma posição e convencer (financiar) os estados mais atrasados nessa matéria. Para bem do Planeta e de todos nós que nele habitamos.
Para quem goste e tenha kakau pode se quizer atravessar Moçambique e sair no Malawi ou sair de Pretória e terminar a viagem no Lobito... O Rovos Rail trata do assunto e do credit card.
ResponderEliminar