quinta-feira, 30 de setembro de 2021

A Beira Alta que poucos conhecem!

 


Quem viaja de Coimbra para a Guarda pela Estrada da Beira pode virar à direita, antes de chegar a Oliveira do Hospital, indo parar a um buraco, na encosta da Serra da Estrela, por onde desliza o rio Alba. Debaixo da «Ponte das Três Entradas» passam o rio Alba e o rio Alvoco, razão que levou à construção da estranha ponte. Entrando pelo lado poente, vindo da povoação de Avô, pode tomar-se o caminho da serra, com destino às Pedras Lavradas e passando por Vide e Teixeira.

Passei por ali muitas vezes, a caminho da Covilhã, quando havia neve na serra e as autoestradas não tinham ainda sido inventadas. Do porto até Águeda, pela N1, dali até Mortágua e Santa Comba Dão, pelo meio da serra (da Pala) coberta de eucaliptos por todo o lado. Se bem me lembro, foi nessa estrada e por causa desses eucaliptos que morreu uma meia dúzia de bombeiros encurralados pelo fogo. De Santa Comba seguia por Tábua até Vendas de Galizes, atravessava a estrada da Beira e rumava a Avô e daí até à referida ponte. Depois era sempre a subir até às Pedras Lavradas, um lugar a meia altura da serra da Estrela de onde se podia virar à esquerda em direcção a Seia, ou à direita, em direcção ao Tortosendo e depois Covilhã, capital dos Lanifícios de Portugal.

Era um caminho difícil de fazer, tanto para o carro como para o condutor, mas o único possível, quando a estrada para a Guarda era cortada pela neve. Muitas vezes parei no Alto das Pedras Lavradas, de onde se avista quase toda a Beira Baixa, para respirar o ar puro, apreciar as vistas e sonhar com a prometida autoestrada que ligaria Coimbra ao Fundão e passaria ali perto. Logo que a construíssem eu teria a vida facilitada e poderia dizer adeus à ponte sobre o rio Alva que tinha 3 entradas, mas eu só usava duas.

A minha estrada de sonho para chegar depressa
ao outro lado da serra.

Entretanto, já se passaram mais de 30 anos, desde que ali passei pela última vez, mas a famosa autoestrada de Coimbra ao Fundão ainda não saiu do papel. A abertura da A25 - e antes dela do IP5 - veio resolver o problema da falta de acessos à Covilhã, quando havia nevões, e muito mais tarde a A23 que liga a Guarda ao Fundão, fechou o ciclo. Coimbra, Viseu, Guarda, Fundão faz-se em menos de 2 horas e deixou de haver justificação para contruir uma estrada pelo meio da serra que sairia caríssima aos cofres do estado e teria (mais uma vez) pouquíssimos utilizadores.

quarta-feira, 29 de setembro de 2021

Jesus está no céu!

 

Ninguém diria que o Glorioso daria 3 ao Barcelona!

O treinador do Benfica é um bocado (!!!!) vaidoso, ninguém o vai calar depois de ter ganho ao Barcelona. E não foi um resultado qualquer, foram 3 batatas sem resposta! Não sou um grande especialista na matéria, mas diria que desde os tempos do Eusébio (e dos restantes grandes jogadores que compunham a equipa) o Benfica não conseguia um tal resultado frente a um dos grandes da Europa. Todos sabemos que o Barcelona atravessa grandes dificuldades, mas mesmo assim é uma obra digna de se lhe tirar o chapéu. Não espero viver o suficiente para ver outra igual.

Eu já tinha aqui escrito que aquela equipa que jogou contra o Guimarães estava "au point" e ainda bem que o treinador a decidiu manter na íntegra. Qualquer troca que fizesse sairia asneira, pois aqueles 11 são os melhores, todos os outros são suplentes. Parece que vai ser no dia 20 de Outubro que vamos enfrentar o Bayern de Munique e aí é que vão ser elas. Se o Benfica se aguentar com um empatezinho e aproveitando a fraca maré do Barcelona, talvez possamos começar a sonhar com o apuramento. Passar à fase do mata-mata num grupo destes seria uma grande vitória e depois tudo dependeria do adversário que nos calhasse em sorte.

E por aqui me fico, não quero acrescentar mais nada para não dizer asneira. Só espero que o JJ não se afogue na soberba que por certo o acometerá e mantenha a cabeça fria para o que aí vem. Nem o Benfica foi sempre mau, antes deste jogo, nem vai ser sempre bom, depois dele. Cabeça fria, pois neste mundo tudo é relativo e no futebol muito mais!

Quem manda é o Sheriff !!!

 


Este é o lugar onde o Real Madrid vai ter que jogar daqui a uns dias. Em Madrid perdeu e aqui pode perder outra vez! Acredito que tão cedo não se vão esquecer do jogo de ontem!

Natureza zangada?

 


Como quem está a ver um filme, as pessoas olham para esta cena com diferentes sentimentos. Aqueles que, como eu, nada têm a ver com o assunto limitam-se a admirar a espectacularidade das imagens que nos trazem os meios de comunicação. Os que ali moram e são donos das casas que se vêem nesta imagem olham arrepiadas ao ver o fogo e a lava incandescente levar-lhes o pouco que amealharam nesta vida.

Ontem, a lava chegou ao mar e se a erupção se prolongar no tempo pode fazer aumentar a tamanho da ilha que, salvo erro, é a mais pequena do arquipélago. A lava vai entrando no mar, arrefece e fica a fazer parte da ilha, tornando-a um pouco maior.

Fico a pensar que pode ocorrer o mesmo nos Açores. Quando a natureza se zanga cospe o seu fel e vinagre contra nós que tão mal a tratamos, neste caso material incandescente e gases que podem afectar as pessoas que vivem nas redondezas. E nos Açores já tenho gente conhecida e pessoas que me dizem alguma coisa.

Como diz o ditado, quando vires as barbas do teu vizinho a arder põe as tuas de molho!!!

terça-feira, 28 de setembro de 2021

A vergonha continua!

Este vai andar e desandar até que os crimes prescrevam e fique livre de todas as acusações. Ainda o vamos ver como candidato nas próximas eleições! 



Os procuradores do Ministério Público (MP), nomeadamente Rosário Teixeira e Vítor Pinto, avançam esta terça-feira com o pedido de recurso da decisão instrutória do Processo Marquês, num documento que tem mais de quatro mil páginas, segundo o ‘Correio da Manhã’ (CM).

O MP vai contestar a decisão do juiz Ivo Rosa, que deixou cair os 31 crimes pelos quais José Sócrates estava acusado, pronunciando-o apenas por três crimes de fraude fiscal e outros três de branqueamento de capitais.

O documento de recurso, adianta o jornal, será assinado por quatro magistrados e tem como objetivo reverter a decisão instrutória e fazer com que o ex-primeiro-ministro vá a julgamento, “nos exatos termos da acusação que tinha proferido”.

segunda-feira, 27 de setembro de 2021

O Liberalismo!

Liberalismo é uma teoria política e social que enfatiza fundamentalmente os valores individuais da liberdade e da igualdade. Para os liberais, todo indivíduo têm direitos humanos inatos. O governo tem o dever de respeitar tais direitos e deve atuar principalmente para resolver disputas quando os interesses dos indivíduos se chocam. De acordo com a filosofia política liberal, a sociedade e o governo devem proteger e promover a liberdade individual, em vez de impor constrangimentos; a pluralidade e a diversidade devem ser encorajadas e a sociedade deve ser igual e justa na distribuição de oportunidades e recursos. O liberalismo é, portanto, uma teoria individualista, pois entende que o indivíduo tem prioridade sobre o coletivo.



Eu queria ser liberal. mas olhando para o resultado das eleições de ontem fico convencido que o Povo Português não percebe nada de política e nunca ficaria do meu lado. E eu gosto de ficar do lado dos que ganham, não dos que perdem. Por essa e outras razões (que teria alguma dificuldade em explicar) continuo sem ter um partido em que acredite e sou obrigado a votar às cegas. Foi o que fiz ontem (mais uma vez)!

sábado, 25 de setembro de 2021

Viva o Benfica!

 


Alguns comentadores afirmaram que o Benfica fez um jogo fantástico. Outros, talvez invejosos da carreira do Glorioso, dizem que não foi tanto assim, que o Vitória de Guimarães ainda o assustou por diversas vezes. Na minha opinião não há defeito a apontar-lhe, jogou bem a defesa, o meio campo e o ataque. Podiam ter acabado o jogo com meia dúzia de golos e não seria vergonha para ninguém, mas o Darwin, hoje, não esteve tão inspirado como em jogos anteriores. Ele fez um bom jogo, mas não atinou com a baliza. Ou então foi o Yarenchuk que se antecipou e lhe roubou o protagonismo. A mim isso pouco interessa, é preciso é que eles empurrem a bola para dentro da baliza e o ucraniano fez isso duas vezes. 

São 7 jogos e 7 vitórias e o primeiro lugar na classificação com 4 pontos de avanço, essa é que é essa e ninguém nos pode tirar. Está certo que ainda não defrontamos nenhum dos tubarões, mas até lhe podemos ganhar, quando chegar a altura. Cada coisa a seu tempo. Agora vamos preparar o jogo com o Barcelona - que anda pelas ruas da amargura - e quem sabe roubamos-lhe pontos. Para já temos 1 ponto e eles têm 0, pode ser que consigamos dar-lhe a volta, a bola é redonda!

Parece que o JJ, finalmente, tem a equipa-tipo encontrada. Mais coisa menos coisa será a que entrou hoje em campo, em Guimarães, e eu concordo, é o melhorzinho que temos. O teste final será quando chegar a vez de enfrentar o FCP e já não falta muito.

E por aqui me fico, não se esqueçam de ir fazer a cruzinha, amanhã!

Ainda a Cumieira!

 

A Cumieira que referi na minha publicação anterior é uma freguesia do concelho de Santa Marta de Penaguião, no trajecto da N2, a meio caminho de Vila Real e a Régua. Quem quiser saber mais pode consultar a wikipédia que conta umas coisas a esse respeito.

Vista aérea de Santa Marta de Penaguião

Santa Marta de Penaguião - centro

N2 atravessando a encosta sul do Marão
De Vila Real ao Peso da Régua

Da Cumieira até à N2!

Nasci numa aldeia pobre do Minho. Mas até nas aldeias pobres há gente rica, assim como remediada e pobre também. Na minha aldeia, o lugar mais pobrezinho de todos era a Cumieira. Ali, as casas não passavam de barracas, construidas com todo o tipo de materiais recolhidos na entulheira, desde chapas de zinco, tábuas mais ou menos apodrecidas, sacos de plástico que traziam os adubos para os agricultores, etc.


Esta Cumieira que aparece no cartaz das eleições de amanhã não sei onde fica, nem isso interessa, mas deve ficar à margem da N2, pois a recolhi com essa indicação. De facto, não era da Cumieira, nem tão pouco das eleições que vos queria falar, mas veio a talhe de foice e pelo nome do lugar da minha aldeia que me fez recordar a pobreza daqueles tempos do pós-guerra (1945 - 1960).


A N2 que atravessa Portugal de lés-a-lés, pelo interior do território - cujo diagrama podem ver na imagem acima - essa sim é o motivo da minha publicação de hoje. Fazer essa estrada, de Chaves a Faro, virou moda e já a comparam à Route 66 dos Estados Unidos. De carro, de mota ou de bicicleta, qualquer meio serve e cada um escolhe o que lhe agradar mais. É preciso não esquecer o roteiro, onde vêm descriminados os pontos de maior interesse, onde se come, bebe e dorme, assim como o passaporte que deve ser carimbado em todos esses pontos para depois mostrar aos amigos e publicar nas redes sociais. Uma loucura completa, mas bem moderna ao gosto de quem não tem iniciativa própria.


Seja em Trás-os-Montes, nas Beiras, ou no Alentejo, já percorri essas estradas mais que uma vez, mas não de uma única assentada e, se calhar, mais vezes a atravessei do que usei como via. A parte algarvia desta estrada não conheço, mas acredito, mas como andei à volta de Faro muitas vezes, algum pedaço dela devo ter pisado também.


Castro Verde Almodôvar e Faro, três lugares por onde passei mais que uma vez. Se hoje andasse por estas bandas faria uma paragem em Almodôvar para visitar o meu amigo Emídio que se mudou, recentemente, para o cemitério desta terra alentejana.


O marco quilométrico Nº 20 fica logo no primeiro troço da estrada, talvez na bonita zona do Vidago, terra das famosas Termas do Vidago e das Águas das Pedras que já pertenceram ao meu camarada da Marinha e filho da escola, Sousa Cintra (que é mais conhecido por ter sido presidente do SCP do que pela sua passagem pela Escola de Alunos Marinheiros). Depois de por ali passarem, ganhem coragem para dar ao pedal que ainda faltam 718 Kms para chegar a Faro e há muita coisa bonita para ver. Sem esquecer uns bons enchidos da Beira para trincar a arranjar forças para continuar a pedalar.
Boa viagem !!!


sexta-feira, 24 de setembro de 2021

Eleições, cá e lá!

 A Alemanha, ainda desunida, foi o segundo país onde residi e trabalhei por algum (pouco) tempo. Por isso não me desligo dele a 100%, muito embora pouco tenha a ver com a Alemanha, além da filha que lá deixei que fez 50 anos, em Agosto passado.

Emigrantes devem pronunciar-se nas eleições

Com mais ou menos regularidade vou lendo os jornais e acompanhando as notícias, até porque quero evitar esquecer o pouco alemão que aprendi. Desde sempre acreditei que a melhor maneira de aprender uma Língua é arranjar uma namorada que a fale bem. Assim fiz, em Moçambique, para treinar o Inglês que aprendi no Liceu e fiz o mesmo, logo que cheguei à Alemanha, e não me dei mal. Ela ensinou-me algum alemão (não teve tempo para mais, pois apareceu por lá a minha cara metade para estragar o estrugido) e eu ofereci-lhe a primeira filha que teve. Hoje já está lá em cima que os anjos a guardem.

Até à vista!

Aufwiedersehen, parece dizer a bundeskanzlerin com o braço no ar! Os alemães têm a mania de escrever tudo junto e dificultam, desse modo, o nosso entendimento da sua Língua. Se escrevessem Auf wieder sehen (até à vista) seriam 3 vocábulos, como em português, e talvez alguns mais afoitos adivinhassem o seu significado, mesmo sem perceber nada de alemão. Em teoria, o seu mandato termina com as eleições do próximo domingo, na prática terá que manter-se em funções até ser empossado o novo governo e não vai ser nada fácil encontrá-lo, segundo prevêem os analistas políticos.


Em Portugal, também haverá eleições, no próximo domingo, mas serão apenas autárquicas e pouco significado terão no âmbito do governo. Num sistema político ideal deveriam dividir-se os votos em 3 terços, um para a esquerda, outro para o centro e mais um para a direita, isto para evitar maiorias de qualquer espécie e obrigar sempre à negociação de qualquer lei ou medida que se queira implementar.


Mas, na prática isso é impossível, pois o Povo não pensa todo da mesma maneira (como eu penso) e os políticos aproveitam-se disso para levar a água ao seu moinho. E ao nível das autarquias é ainda pior, pois juntam-se as pessoas à volta de alguém que conhecem e votam sem pensar no real interesse da sua comunidade. E assim não vamos lá, nem nestas eleições nem nunca!

quarta-feira, 22 de setembro de 2021

Eu sou descendente dos «Celtas»!

A área verde na imagem sugere a possível extensão da área (proto-)céltica por volta de 1000 a.C.. A área laranja indica a região de nascimento da cultura de La Tène e a área vermelha indica a possível região sob influência céltica por volta de 400 a.C. Vestígios associados à cultura celta remontam a pelo menos 800 a.C., no Sul da Alemanha e no Oeste dos Alpes. Todavia, é muito provável que o grupo étnico celta já estivesse presente na Europa Central há centenas ou milhares de anos antes desse período.

Em face da História que conhecemos, somos obrigados a admitir que antes da migração dos primeiros humanóides de África, em direcção ao norte, a Europa não tinha o mínimo sinal de vida, ou seja, os Celtas vieram da Ásia como todos os outros povos que vieram a ocupar toda a Europa, até aos dias de hoje. O caminho seguido por eles foi pelo Estreito do Bósforo, dando um salto da actual Turquia para o lado de cá, vindo a estabelecer-se em força na Europa Central, margens dos rios Danúbio e Ródano, de onde mais tarde se expandiram a toda a Europa.



Até aparecerem os romanos, a chatear meio mundo, foram os Celtas que deram cartas. E depois disso, os romanos regressaram a casa e os Celtas ficaram a dominar a Europa, com maior influência aqui, menos influência ali, mas sempre a conter a "mouraria" que vinda do norte de África tentava impor a sua influência também.
Atrás dos Celtas vieram vagas de outros povos que se foram fundindo com os Celtas e, mais tarde, os Romanos, sem esquecer os mouros que dominaram a costa sul da Península Ibérica (nosso Alarve incluído), dando origem à raça, tipicamente, portuguesa que conhecemos hoje. Os nossos antepassados foram sujeitos a muito sofrimento e muita luta para singrar na vida e, por isso, esta nossa faceta de aguentar tudo e mais alguma coisa sem refilar, ou refilando, mas por baixo do bigode para evitar desaguisados com terceiros.
O futuro está em Marte, segundo dizem, e já andam uns quantos gajos a treinar para irem até lá ver se se vive melhora que na Terra, mas eu disso não percebo nada, prefiro referir-me ao passado do qual temos algumas referências.



Como o Povo Celta foi até às Ilhas Britânicas e por lá teve grande influência é outra história que talvez, um dia, eu vos venha a contar, mas por agora fico-me por aqui, neste cantinho que o Afonso Henriques ajudou a manter livre dos mouros, enfrentando-os e correndo com eles para África, onde pertencem.

segunda-feira, 20 de setembro de 2021

Jogar e ganhar!

 

Lembram-se daqueles problemas que apareciam nos jornais e revistas dos velhos tempos e que diziam assim: - jogam as brancas e ganham?

Estamos na mesma com o Benfica, entra em campo e ganha, não há uma segunda hipótese. Não vi o jogo, limitei-me a ver os comentários da CMTV, pois para ver a BTV tenho que ir para o Café do meu bairro e às 7 horas da tarde não me dá jeito nenhum. Já ouvi alguns comentadores dizer que foi melhor o resultado que a exibição, mas isso não me dá dores de cabeça. Nesta fase bastam-me os 3 pontos amealhados e depois veremos, quando chegar a hora da verdade.

Agrada-me que o Darwin comece a acertar com a baliza, foi para isso que o Benfica pagou aqueles milhões todos. Dois golos por jogo é bem bom e qualquer dia pode haver um Hat-Trick! A equipa que entrou, hoje, em campo parece-me a melhor opção que temos e é bom que o treinador comece a assentar ideias e acabe com as experiências. Não havendo lesões nem castigos entra a equipa base em campo e pimba, já está.

Falta uma semana e picos para o jogo com o Barcelona e sempre quero ver o que vai sair dali. Eles andam meio desmoralizados com a saída o Messi e também com últimos resultados e quanto melhor é o adversário melhor joga o Benfica, espero que isso continue a ser verdade.

Para já e para consumo interno continuamos em primeiro e com uma boa vantagem. O segredo é mantê-la o mais tempo possível e que o vírus não venha atrapalhar mais que o público no estádio ajuda muito. Força B E N F I C A  !!!

domingo, 19 de setembro de 2021

Hellas Verona!

 Estive a ver um pouco do jogo do Mourinho que levou a sua equipa té Verona para defrontar a equipa local. Quando desisti de ver o jogo, ainda o Mourinho ganhava por 1 a 0, mas sei que acabou por perder o jogo. Foi a sua primeira derrota, desde que regressou a Itália, mas se não fosse hoje outro dia aconteceria, pois não acredito que fizesse toda a época sem perder.


De qualquer modo, fez-me lembrar dos tempos em que eu andava por aqueles lados em viagem de negócios. A cidade de Verona é muito bonita, tem muita história e ficava-me a jeito, por isso a elegi como ponto de paragem e pernoita, quando estava no norte de Itália. E depois, as grandes fábricas de lanifícios que eu visitava ficavam nessa região, a norte da autoestrada que liga Milão a Veneza. E quando terminava essas visitas, ala que se faz tarde a caminho de Florença.


Um dos maiores rios de Itália, o Adige, vem do norte, onde nasce perto da fronteira da Austria, atravessa Verona e segue em direcção a leste, desaguando no Adriático, a sul de Veneza. Como eu voava do Porto para Milão ou Bérgamo, sempre ao sábado, passava a tarde e note desse dia, assim como o domingo, em Verona, à espera que viesse a segunda-feira para ir trabalhar.


Gastei muitas horas a calcorrear aquelas ruas e uns litros de gasolina, sempre que não me apetecia andar a pé. Na famosa arena de Verona organizam concertos de música e outros espectáculos. Num certo domingo, em vez de ir cedo para a cama, fui assistir a um desses concertos, só que não gostei muito e acabei por sair a meio. Não sou grande apreciador de música e a clássica só me dá sono.


Num outro dia, passeava pelas ruas comerciais a ver as montras e apreciar os tecidos e preços dos fatos de homem que era o meu negócio afinal. De repente, avistei uma placa que indicava "Casa do Romeu e Julieta" e lá fui eu seguindo os sinais até ao destino anunciado. Essa foi a primeira vez, depois regressei sempre lá em cada vez que passei por Verona. Não ficava muito longe do hotel, onde era costume eu ficar e, por conseguinte não era grande o sacrifício. Na minha primeira visita o sítio estava pouco limpo e mal cuidado, mas depois melhorou muito. E não foi porque eu tivesse reclamado, mas alguém o deve ter feito por mim.

Se puderem vão a Verona que vale a pena!

sábado, 18 de setembro de 2021

Fuga para férias?

 

Ou os meus seguidores e comentadores foram todos de férias ou resolveram abandonar-me. A falta de comentários nos últimos dias (semanas) leva-me a recear que o pessoal deu de frosques e se ficou pelo Facebook e outras redes onde podem interagir mais facilmente.

O camarada fuzileiro Valdemar ainda vai aparecendo, mas é o único!

Ontem, foi uma pouca vergonha na Assembleia Geral do Benfica, mas isso não é problema meu, eu só funciono dentro das quatro linhas e tudo o que se passa fora delas não me diz nada. Nunca quis entrar para sócio para não estar a manter burros a pão-de-ló. Os jogadores e os dirigentes enchem os bolsos à conta do futebol e negócios paralelos, mas eu não quero fazer parte disso, prefiro ser um simples adepto, assistir aos jogos e dar a minha opinião sobre aquilo que vejo.

A moda agora é dizer que vamos ganhar ao Barcelona, porque são uma desgraça depois do Messi se ter ido embora. Eu prefiro ficar na retranca e comemorar a vitória depois do árbitro apitar para o final do jogo. É que o Jesus ainda não me convenceu, ele é muita parra e pouca uva!

sexta-feira, 17 de setembro de 2021

O maldito pitrol!

 Diz-se, nas notícias de hoje, que o governo vai reunir para legislar sobre as margens comerciais que os distribuidores podem aplicar na revenda dos combustíveis. Acho muito bem!


O preço dos combustíveis é composto de três factores, o custo propriamente dito, os impostos e a margem de comercialização. Portanto se o governo congelar a margem (que é o ganho dos outros) e congelar também os impostos (que é a sua margem de lucro e da qual não quer abdicar por nada deste mundo) os preços pouco subiriam, pois a subida do custo real, em percentagem do preço final, tem pouco significado.

O grande problema para nós, portugueses é o modo como o governo cobra impostos. E nos automóveis e combustíveis é uma autêntica roubalheira, aplicando impostos sobre impostos e, no fim de tudo, uma carga de IVA que põe a coisa mais feia ainda. E outro que se pode juntar à lista para provar o que digo é o IMI, esse até me dá arrepios. As autarquias descobriram o ovo de Colombo com este imposto, desde que ele foi criado, e é fartar vilanagem, nunca tiveram tanto dinheiro à sua disposição para armar em gestores da coisa pública. No tempo do Tio António de Santa Comba já se pagava a décima, mas lembro-me bem que não chegava ao valor do salário diário de um trabalhador. Quando o meu pai ganhava 50$00 por dia pagava 32$50 de décima da casa que mandou construir, em 1961, e que eu ajudei a levantar, antes de ingressar na Marinha.

Volta, Tio António, perdoamos-te todos os pecados se nos livrares do Costa que também é António, mas não aprendeu na mesma cartilha que tu!

quinta-feira, 16 de setembro de 2021

Futebol total!

Muitas surpresas e alguns desgostos nos jogos
da primeira jornada da Liga dos Campeões.

E o que se segue, daqui a 15 dias.
O Benfica vai a Barcelona defrontar a equipa
de um dos seus antigos treinadores.

Para quem nunca está satisfeito com bola,
hoje, volta a ter muito por onde escolher.





 

terça-feira, 14 de setembro de 2021

Sem ganhar este jogo ...!

 ... o Benfica vai sair arrasado desta prova. Terá que ganhar ao Dínamo, na última jornada para garantir a ida à Liga Europa e isso será tudo o que se pode esperar desta campanha, ou seja, pouco mais que nada.



Não vou perder muito tempo com a análise deste jogo, pois acho que o Jesus falhou completamente, tanto na equipa que apresentou em campo como nas substituições que fez. Acho que pior era impossível.

O Darwin meteu dois golos no último jogo e todos esperávamos vê-lo como titular neste jogo e se possível vê-lo marcar outros dois. Ao vê-lo sentado no banco desmoronou-se, por completo, a minha confiança na vitória. Para vencer este jogo e tínhamos que vencer, era preciso uma equipa de ataque demolidor, pelo menos com o Rafa e dois avançados para o ajudar a dominar dentro da área adversária. Afinal, o que tivemos foi uma equipa de médios a circular a bola pelos centrais e evitar os contra-ataques do Dínamo. Isso resultou em mais de 60% de posse de bola e centenas de passes certos que não serviram para nada a não ser gastar tempo. Não admira portanto que tenhamos chegado aos 90 minutos sem um golo em qualquer das balizas, exactamente aquilo que odeio no futebol.

O JJ provou, uma vez mais, que é um treinador medricas que se encolhe todo para não perder, em vez de partir para o ataque e seja o que Deus quiser. Não serve para o Benfica e anseio pelo fim da época para o ver pelas costas. Até agora, no campeonato, só temos tido jogos fáceis, veremos como corre quando as coisas começarem a aquecer. É gozar o primeiro lugar enquanto dura!

Mistura de raças!

 O «Crioulo» do Brasil ou o «Mulato» africano são invenções portuguesas. O português nunca foi segregacionista e houve até períodos da História em que o estado promoveu a miscigenação, como meio de integração das comunidades das nossas colónias, um pouco por todo o mundo.


A mistura de raças pode acontecer por mero acaso ou ter um propósito definido. No mundo dos escravos juntavam-se os homens seleccionados como reprodutores com as mulheres mais fortes e saudáveis para obter filhos corpulentos, ou seja, bons para o trabalho. No caso das nossas colónias, um pouco por todo o mundo, era para promover a aproximação e/ou aceitação junto das populações locais.


Mas não era bem nisto que eu queria falar. Passei a noite a sonhar com cavalos, burros e mulas e acordei a pensar que devia escrever algo a esse respeito. O problema é que não sei grande coisa sobre este assunto. É possível que na natureza ocorra o cruzamento entre equinos e asininos, mas a grande questão é o cruzamento feito em fazendas para obtenção de um animal melhorado, com mais valor económico.

Mas então, um animal híbrido, como o macho ou mula, pode valer mais que um cavalo ou burro? A resposta é sim, pois se procura e docilidade do burro e a força de trabalho do cavalo, coisas que se obtêm de facto com o cruzamento destas raças. Um cavalo com cabeça e orelhas de burro é conhecido entre nós como macho, besta ou mula e muito apreciado no mundo agrícola como animal de trabalho ou tracção.

No passado, antes do advento das grandes máquinas, machos e mulas eram usados, tanto no meio civil como no militar, para deslocação de grandes cargas, especialmente em terrenos acidentados, como agora se diz, em gíria moderna, off-road. Nas guerras eram eles que puxavam as peças de artilharia monte acima para procurar um local ideal para serem instaladas. Também os minérios retirados das entranhas da terra eram carregados até aos caminhos de ferro, ou portos de mar, por estes incansáveis animais que comiam pouco e trabalhavam muito.

Aqui, no norte de Portugal, há alguns burros e cavalos, mas o animal predominante é o boi. Os burricos pouco fazem pelos seus donos, devido ao seu pequeno porte, e os cavalos não são fáceis de habituar a puxar alfaias agrícolas e são mais usados como montaria ou animal de tracção. Já o boi, talvez mais as vacas, é usado em tudo e mais alguma coisa. Antes de haver tractores era com eles que se amanhava a terra e faziam as sementeiras. Os primeiros machos e mulas que vi na minha vida foi no Ribatejo, quando por lá comecei a cirandar nos tempos de tropa.

E por aqui me fico, logo à noite joga o Benfica e vou propor uma par de orelhas de burro para o JJ se não regressar da Ucrânia com uma vitória!

sábado, 11 de setembro de 2021

Em primeiríssimo!



Isso é o que é mais importante referir, os nossos adversários mais directos ofereceram-nos um bónus de dois pontos cada um e assim ficámos destacados, lá em cima.

Não gostei muito do jogo, em especial na primeira parte. Tinha passado duas horas a ver o jogo do Cristiano Ronaldo - que regresso bem sucedido com mais dois golos para a sua conta pessoal - e ao ver o Benfica foi como se estivesse a ver um jogo da 3ª Divisão. Também não gostei muito da arbitragem, mas isso começa a ser frequente e mais vale não perder tempo com isso.

Mas gostei da segunda parte e, muito especialmente, do resultado. Não é todos os dias que se marcam 5 golos e houve uma série de lances interessantes. Ainda vi a estreia do Valentino que mal teve tempo de tocar na bola. Com o estado de saúde do André Almeida que não é dos melhores, talvez nos venha a fazer jeito. O próximo jogo é em Kiev, com o Dínamo, e talvez o único que podemos ganhar, o resto é carne com muito nervo e não vejo o Benfica com dentes para isso.

Depois do nosso jogo, ainda perdi mais duas horas a ver a lagartagem a bater nos morcões do FCP, aquilo foi pancadaria do princípio ao fim. Esta a ver que o Nuno «Perna-Longa» não conseguia segurar neles, desatou a mostrar cartões para um e outro lado e acabou por expulsar um, mas poderiam ter sido mais, razões para isso não faltaram. Os fiteiros do Porto, com o Pepe e o Octávio à cabeça, continuam a usar e abusar do teatro para enganar o árbitro. Por mim tinham ido os dois para a rua, mas isto sou eu a falar que sou benfiquista e bom jeito me dava que isso acontecesse.

Bem, por aqui me fico, a próxima crónica vai ser depois do jogo de Kiev e tenho algumas esperanças que a coisa não fique preta de todo. Mas logo veremos, não vale a pena sofrer por antecedência.

BENFICA, hoje e sempre !!!

Maldito Bin Laden!

 

Que ardas no inferno para todo o sempre!

sexta-feira, 10 de setembro de 2021

O meu elogio fúnebre!

 


Morreu o Sampaio e não fica mal dizer algumas palavras sobre isso. Para mim tinha um defeito que considero grande, pertencia ao PS e por tal razão foi riscado da lista de pessoas que eu considero. Ouvindo tanta gente dizer que ele era muito boa pessoa e um grande homem, fico com algum peso na consciência, mas mantenho-me na minha. Pertencendo ao mesmo partido que o Mário Soares (de quem não gosto nem um bocadinho) que era um oportunista de primeira e tanto prejudicou Portugal, eu nunca conseguiria olhar para ele com outros olhos.

De qualquer maneira, esta mania de se desatar a dizer bem das pessoas mal elas morrem, deixa-me de pé atrás. Ele foi um homem como tantos outros e talvez tenha feito muito menos pela vida do que milhares de portugueses que se esfarrapam de sol a sol para manterem e educarem os seus filhos. Cada um sabe de si e Deus de todos, diz-se na minha terra e eu estou 100% de acordo. O meu pai era um analfabeto e criou 12 filhos, sabe Deus com que sacrifícios, tendo saído da escola com 8 anos de idade para ir trabalhar como "moço do gado", em casa de um lavrador rico. Reformou-se aos 65 anos, por imposição da firma a que pertencia, mas continuou a trabalhar no duro até perto dos 80 anos. E nunca o chamaram para lhe fazerem uma homenagem nem dar uma comenda. E porquê? Porque era um homem normal, como tantos outros, e não havia razão para o diferenciar.

Na maior parte dos casos são os políticos que chamam mais a atenção e embora tenham prestado serviços ao Estado, por vezes relevantes, foram pagos por isso. E a maior parte deles, além de bem pagos, aproveitam ainda para roubar e meter ao bolso tudo o que podem. Ou seja, cumpriram o seu dever e nada mais que isso. Que toda a gente se ponha agora a tecer louvores não cabe na minha compreensão. Há milhares de funcionários públicos que cumprem o seu dever com a máxima dedicação e nem sequer são bem pagos. Falem-me desses muitos anónimos e esqueçam as personalidades que são apenas mais conhecidas do grande público que o meu pai e outros como ele. E são muitos, davam para encher todos os canais de TV e durante muitos dias. Só não andaram em nenhuma universidade, mas têm as mãos calejadas pela luta quotidiana.

Descansa em paz, presidente Sampaio, a tua passagem pela Terra terminou, procura ter o mesmo sucesso no céu!

quinta-feira, 9 de setembro de 2021

Coisas da vida!

O cateterismo cardíaco é um procedimento que pode ser utilizado para diagnosticar ou tratar doenças cardíacas, que consiste na introdução de um catéter, que é um tubo flexível extremamente fino, na artéria do braço, ou da perna, até o coração. O cateterismo cardíaco também pode ser conhecido como angiografia coronária.



O meu filho nem 50 anos fez ainda e já está a braços com problemas do coração! Nestes quase 50 anos, apaixonou-se, casou-se e divorciou-se. Será que foi isso que lhe deu cabo do coração?
A esta hora deve estar no bloco operatório do S. João e esperemos que corra tudo pelo melhor!

quarta-feira, 8 de setembro de 2021

Folclore no Benfica!

 


Falar de milhões no Benfica é como falar numa imperial e um pratinho de amendoins, aqui para os meus lados. Jogadores que não acertam um chuto na bola e valem milhões, ou um treinador que só me dá desgostos e ganha não sei quantos milhões por ano. O dinheiro no universo da Luz não deve ter o mesmo valor que tem para o comum dos mortais.

Agora, surgiu nas notícias algo novo que mais me dá razão, acções do Benfica que têm um valor nominal de 5€ e estão a ser transaccionadas a pouco mais de quatro (quando não acontece virem por aí abaixo) na Bolsa de Valores são oferecidas ao Benfica a 7.80€ pelo ex-presidente. É o golpe mais pacóvio que se possa imaginar. O Benfica tem direito de preferência sobre essas acções, mas só o deverá exercer se o negócio lhe for conveniente. E se há acções na Bolsa a 4€ não se percebe que o Benfica esteja interessado em exercer o seu direito.

Por outro lado, o Benfica tem que garantir 50% das acções e mais uma e não me parece que os 3.28% de acções que o LFVieira detém sejam um problema. Que se saiba, as acções dele e as do Rei dos Frangos somam apenas 28% (em números redondos) e podem ficar com elas ou vendê-las a quem quiserem que isso ao Benfica não aquenta nem arrefenta. O Rui Costa, como presidente do clube em exercício, tem que ter em seu poder documentos que atestem a posse dos tais 50% e mais uma acção, com o resto não tem que preocupar-se. Podem comprar e vender quando quiserem e a quem quiserem ou a quem pagar o melhor preço que ao Benfica isso não interessa. Agora vir fazer chantagem com isso e pedir um preço exorbitante que as acções nunca atingiram nem vão atingir nunca é golpe.


Só desde que se começou a falar no interesse do investidoe americano (John Textor) é que as acções descolaram do preço habitual, abaixo dos 3.00€.

Só um néscio cairia nessa esparrela! 

terça-feira, 7 de setembro de 2021

Vitória!

 


Longa viagem fizeram os nossos rapazes para ir a Baku buscar os 3 pontos que precisávamos para não ficar para trás, mas mais longa ainda será para regressar a casa, quase o dobro do caminho. Mas com a vitória conseguida podem relaxar e dormir durante todo o caminho que ninguém lhes puxará contas por isso.

Foi um jogo calmo e bem conseguido, a bem dizer os azeris não opuseram grande resistência. Ficou 3 a 0, mas poeríamos trazer um saco cheio de golos, pois não faltaram oportunidades para isso. O primeiro golo foi do Bernardo com um toque subtil de calcanhar, se calhar nem ele acreditava que a bola pudesse ir para a baliza, mas foi lá direitinha. Eu gosto que ele marque, pois é o jogador mais habilidoso de toda a equipa e merece isso como prémio do seu esforço.

Agora é correr até casa e preparar o próximo jogo que a vida não pára. Por cá teremos um Porto Sporting que muito tem dado que falar por estarem os jogadores nas selecções, um pouco por todo o mundo, e não terem tempo para treinar. Mas não vale a pena queixarem-se, todos sabem ao que vão quando escolhem jogadores de craveira internacional. É o mesmo que acontece com o Ramadão, quem contrata mouros já sabe que os vai ter a meio gás, duas vezes por ano. E, por falar nisso, a próxima vez é já em Outubro que está à porta.

Parabéns pela vitória e boa viagem de regresso a casa!

Jean-Paul Belmondo en 15 films!


Aí está o actor mais feio de França (nas suas próprias palavras) que me acompanhou ao longo de muitos anos. Agora, continuarei a viagem sozinho. Ele tinha mais 11 anos que eu, portanto, daqui a 11 anos voltarei aqui para fazer o ponto da situação!

segunda-feira, 6 de setembro de 2021

Morreu J.P.Belmondo!

 


Um actor que eu gostava de ver no cinema. Houve uma altura da minha vida em que fui grande consumidor de cinema e via tudo que aparecia por cá. Não era sempre que tinha a sorte de ver os meus actores preferidos, mas, de vez em quando, lá acontecia. Sempre que aparecia um do Belmondo não perdoava.

Deixei de frequentar o cinema, mais ou menos na mesma altura que ele começou a reduzir a sua actividade - por volta de 1990 - e devo ter falhado muitos dos melhores que ele fez. Aliás, lendo a lista dos filmes em que participou, não recordo um único título. Hei-de dar uma espreitadela no Youtube a ver o que há por lá.

Faleceu, hoje, com 88 anos de idade. Não sei se eu chegarei lá!

Alto e pára o baile!

 


Temos tido primeiros ministros com todo o tipo de defeitos, mas agora já é demais! Ele que nem apareça nas eleições sem se curar dessa doença! Isso é lá com os ingleses e outros que tais! Parece que lhe fez mal andar tantos anos lá pelas Europas, podia ter deixado o tacho para outros!

sábado, 4 de setembro de 2021

Vem aí o Outono!

 O Inverno é um gelo! O Verão é uma seca! A Primavera e o Outono é que são as estações da minha preferência. A primeira porque empurra o Inverno para longe de nós e nos presenteia com lindas flores e a segunda porque é um espectáculo de cores que a natureza nos oferece na despedida do Verão.

Hoje encontrei alguém que disse, perentoriamente, que o Outono é a sua estação preferida e eu estou pronto a concordar com isso. Agora não tanto, mas quando era mais novo gostava de conduzir por lugares ermos, com muita natureza e pouco trânsito. Vocês nem imaginam as maluqueiras que eu fiz por causa disso e vou contar-vos um desses episódios, deixando a classificação do meu acto ao vosso critério.

Na Serra da Estrela há dois lugares de referência, um em que eu passava muitas vezes e outro em que era raro eu passar. O primeiro chama-se Penhas da Saúde:


O segundo chama-se Penhas Douradas e fica um pouco mais para noroeste e num ponto, ligeiramente, mais alto. É aí que está uma estação meteorológica e no inverno é também muito bonito com a neve.


Quando ia para aqueles lados, as viagens eram longas e a horas pouco próprias (muitas vezes de noite) para apreciar a natureza. Mas houve um dia em que ia a caminho da serra e lembrei-me da beleza rara que é a estrada que desce das Penhas Douradas para Manteigas, durante a estação Outonal. Saí da estrada que segue para a Guarda (antigo IP5) e rumei a Gouveia, lugar de onde se sobe para as Penhas Douradas. Tinha planeado ir jantar à Covilhã, mas tanto podia ser aí como em Manteigas ou Belmonte. Tinha ainda duas ou três horas antes de o sol se despedir e daria tempo para fazer esse desvio e admirar a beleza da floresta serrana, em princípios de Outubro. O caminho habitual era por Seia, subir à Torre e descer, pelas Penhas da Saúde, até à Covilhã. Era o mais rápido e sempre escolhido, quando não havia neve na serra, mas nesse dia ia ser diferente.


Eu não seu dizer-vos os nomes das árvores que vão desfilando na beira da estrada, mas há-as com folhas de todas as cores. Nem das cores conheço os nomes, elas são cor de ouro, de ferrugem ou de vinho e muitas em vários tons de castanho. A estrada é sempre a descer e convém ir com cuidado para evitar algum acidente. São talvez uns 15 a 20 minutos em que é difícil tirar os olhos da natureza. Melhor seria arranjar alguém para tomar conta do volante e sentar-me no lugar do pendura para gozar o espectáculo como ele merece, mas infelizmente seguia sempre sozinho nessas viagens.

Se se sentirem entusiasmados, como eu, com esta festa da natureza já sabem, apanhem a A25, a caminho da Guarda, saiam em direcção a Mangualde e depois Gouveia, subam até às Penhas Douradas e desçam, depois, em direcção a Manteigas. Durante os meses de Outubro e Novembro, na Serra da Estrela, a natureza oferece-nos um espectáculo imperdível.

Eles estudam até ser velhinhos!

 Tenho vindo a pensar em escrever qualquer coisinha sobre os «TALIBAN», mas sei tão pouco sobre o assunto que tenho preferido ficar calado. Mas, hoje, depois de ter visto a cara do escolhido para liderar um novo governo, resolvi avançar.


Ouvi dizer que a palavra "taliban" se pode decompor em duas partes e em que a primeira "tali" significa estudante e a segunda "ban" é indicativo de plural e que podemos traduzir por "os". Fiquei mais sossegado, pois é muito mais fácil falar de «Os Estudantes» do que dos Taliban, cujo nome remete os nossos pensamentos para gajos sujos e barbudos, sempre de arma na mão e gritando "morte ao infiel".

E falando de estudantes, não vos parece estranho vê-los todos (ou quase) de respeitáveis barbas brancas? Que estudarão eles que demora tantos anos a aprender? Cada vez me convenço mais que o profeta deles, o tal Maomé, devia ser maluquinho da cabeça para ter escrito um livro, o Corão, que demora tanto tempo a estudar que os seu seguidores morrem de velhos tendo sido TALI a vida toda.


O Afeganistão é um país tribal e, portanto, muito difícil de comandar à nossa moda. A tribo mais forte e mais populosa toma o poder e subjuga as outras, obrigando-as a fornecer escravos e pagar tributo. Os russos e americanos andaram por lá, gastaram rios de dinheiro, sacrificaram milhares de vidas e são obrigados a reconhecer que ali ninguém consegue nada. Foi preciso chegar à terceira década do Século XXI para entender isso, arrumar as malas e partir.

Foi-me difícil encontrar um foto dos estudantes sem armas, parece que adormecem e acordam com elas na mão, mas lá consegui esta que vêem acima, mostrando ABDUL BARADAR, o candidato a presidente do país e alguns dos seu seguidores. As tribos no norte já avisaram que não estão de acordo, veremos o que ele fará para os convencer a alinhar com ele. O país está num caos e eles têm muitos especialistas em dar ao gatilho, mas poucos que saibam governar. Mesmo tendo já as barbas branquinhas vão ter que estudar de novo e desta vez não é o Corão, mas sim Economia e Gestão, coisas que ensinamos nas nossas universidades.

Se este Baradar assumir o poder, quero vê-lo, em breve, a falar com os líderes do mundo ocidental, pois parece que com a China já tem algum entendimento. Estou ansioso pelas cenas dos próximos capítulos!