Há mais, mas escolhi apenas 3 para não me chamarem chato. Primeiro, alegre-se para justificar o dia que é dedicado à alegria e depois leia as efemérides para recordar algo que pode já ter esquecido.
Além do mais, hoje, é também o Dia da Alegria e eu não poderia deixar de publicar algo sobre o assunto, embora os motivos para alegria não abundem. Mas podia ser ainda pior e isso já merece um reparo.
Então, vamos lá às efemérides escolhidas por mim:
No Século XV
Cristóvão Colombo para a terceira viagem, partiu em 1498, com seis naus, tendo chegado à ilha da Trinidad depois de uma atribulada viagem. Rumando ao sul chegou a uma grande terra que pensou ser uma ilha, a que chamou de Terra de Gracia nel Golfo de Paria, localizado na foz do delta do rio Orinoco, (Venezuela). Rumando ao norte chegou a Santo Domingo, onde entrou em conflito com o governador, vindo ele e o irmão a ser presos e enviados para Castela.
No Século XX - Primeira metade
Teve início em 1 de agosto de 1944, às 17 horas, como parte de uma revolta nacional, a "Operação Tempestade", e deveria durar apenas alguns dias, até que o Exército Soviético chegasse à cidade. O avanço soviético no entanto foi interrompido, mas a resistência polaca continuou por 63 dias, até sua rendição às forças alemãs em 2 de outubro.
E foram 63 dias em que morreram mais de 15 mil pessoas de cada lado, polacos e alemães, com os russos de lado a admirar a cena, antes de entrar e tomar conta daquilo.
No Século XX - Segunda metade
O V Governo Constitucional de Portugal tomou posse a 1 de agosto de 1979, sendo chefiado por Maria de Lourdes Pintasilgo, que já havia sido indigitada a 19 de julho desse ano, e constituído por iniciativa do Presidente da República Ramalho Eanes. O Executivo de Maria de Lourdes Pintasilgo funcionou apenas como governo de gestão até à realização das eleições intercalares de 2 de dezembro de 1979, devido à dissolução da Assembleia da República (I Legislatura), a 13 de julho de 1979, tendo a primeira-ministra apresentado a sua demissão a 27 de dezembro de 1979. O V Governo Constitucional terminou o seu mandato a 3 de janeiro de 1980.
Primeiro e único governo português chefiado por uma mulher que durou apenas 5 meses, mas não por culpa dela.
Boa tarde
ResponderEliminarÉ sempre bom saber mais !
JR
Tudo isso é passado. já não volta a ser presente. Por quem viveu nesse tempo e ainda vive, continua a ser recordado. Por alguns alegremente!
ResponderEliminar