terça-feira, 31 de agosto de 2021

Encerrou o mercado de verão!

 


Está quase, quase a acabar o mês de Agosto, faltam poucos minutos. À meia-noite encerra o mercado de transferências e quem foi foi, quem não foi fica.

Amanhã tentarei fazer a lista actualizada de todos os jogadores do Benfica que saíram. Agora não dá tempo!

segunda-feira, 30 de agosto de 2021

O Douro, o vinho, o Torga e muito mais!

 

Concelho de Sabrosa

O Relvas juntou as freguesias e armou um barulho co cacete, em Portugal. Já ninguém se lembra desse amigo do PPC (Pedro Passos Coelho) que podia ter feito melhor, se começasse por organizar os concelhos. O meu concelho, Póvoa de Varzim, é um bom exemplo de como o território nacional está mal dividido. Mas o concelho de Sabrosa não lhe fica atrás. Começa cá em baixo, junto ao rio Douro, e vai por ali acima ultrapassando mesmo o concelho de Vila Real. Basta olhar para o mapa para perceber que algo está errado.
Na semana passada, farto de estar confinado, fui dar uma volta até Trás-os-Montes para matar saudades. Foi uma volta comprida com muitos quilómetros percorridos, cheguei até Bragança, mas o meu enfoque é na zona de Vila Real. Ainda passei por Mirandela, à procura das famosas alheiras, mas vim embora sem elas. A loja da Amil fechou, imagino que por causa da pandemia, não tive tempo de ir à fábrica da Angelina e o resto não me convence.


Mas vamos lá falar de Sabrosa. O Pinhão é cá em baixo, na margem do Douro e a Torre do Pinhão é lá em cima, a norte da Autoestrada Transmontana, por conseguinte se quiser visitar essa freguesia não parta do Pinhão, mas sim de Vila Real. Tudo, neste concelho de Sabrosa, fala do Pinhão, mas afinal o Pinhão pertence ao concelho de Alijó. Oh, Relvas, anda cá concertar isto!


O Simão Sabrosa, ex-jogador do Benfica, não é de Sabrosa, embora muita gente ache que o nome dele é relativo a essa vila portuguesa. Mas não nasceu longe dali, foi em Constantim, concelho de Vila Real. Outras figuras que estão ligadas a Sabrosa são, em primeiro lugar, o Fernão de Magalães, o que é uma refinada mentira, e o Miguel Torga, o que é a mais pura verdade. Ambos fazem publicidade aos vinhos de Sabrosa que são de estalo, mas não se fiem na minha palavra, o melhor é ir atá lá e prová-los. O Miguel Torga era um doutor de Coimbra, foi ali que ele estudou, ensinou e passou a maior parte da sua vida de homem erudito que morreu a cantar loas à sua terra de origem.


Dos vinhos do Douro e de Sabrosa, em particular, não vou dizer mais nada, mas quero deixar-vos aqui mais uma imagem que é usada para convencer os turistas a ir até lá. Desde os barcos de turismo, as vinhas em socalcos, o comboio que vai a par do rio até aos vinhos, do Porto, mas não só, tudo são razões mais que suficientes para convencer o mais teimoso a sair do litoral congestionado e ir para o interior, onde as pessoas não se atropelam e se pode respirar ar puro.


Então, não consegui convencer-vos? Mau, mau, pensei que me sairia melhor nos meus intentos! Bom dia, boa semana e haja alegria que tristezas não pagam dívidas (e os portugueses estão carregados delas)!

domingo, 29 de agosto de 2021

Custou muito arrancar a vitória!

 


Estava mesmo a ver que o JJ me ia pregar a partida do costume, ficar para trás, quando tinha tudo para ir para a frente da classificação. Felizmente, por mérito dele, ou talvez não, o Benfica lá saiu do aperto em que estava e ganhou o jogo. Eu não vi o jogo e, portanto, não posso emitir grandes opiniões, tenho que me limitar a repetir as opiniões de terceiros que, entretanto, ouvi na televisão.

Há comentadores que são do bota abaixo, porque não gostam deste ou daquele jogador dizem logo que não jogou nada e que só lá andou a atrapalhar os outros. Quando, pelo contrário, gostam deles tecem-lhe os maiores elogios e ficamos sem perceber onde está a verdade. Por isso só gosto de tecer comentários àquilo que vi com os meus próprios olhos. Sei que corro o risco de haver quem não concorde comigo, mas isso faz parte do risco da profissão que escolhi e desempenho com gosto e sem receber nada em troca. E depois, no futebol conta muito a cor da camisola que vestimos para fazer inclinar para um ou o outro lado o ponteiro da razão.

Até agora o nosso treinador teve o calendário pelo seu lado, ainda não enfrentámos nenhum adversário de peso, e muito mal seria que não estivéssemos em primeiro, mesmo que empatados com os outros tubarões da nossa praça. E assim pode continuar por mais uma jornada, pois vai haver confronto entre o Sporting e Porto que os vai fazer perder pontos, enquanto o Benfica tem, de novo, um jogo considerado fácil. Se vai ser ou não, logo veremos no fim do jogo, mas temos, claramente, equipa para ganhar esse jogo.

Mas isso vai demorar ainda uns bons 15 dias, entretanto vai haver jogo da Selecção Nacional para a fase de apuramento do Quatar 2022. E sobre isso também quero deixar aqui uma palavrinha, não concordo que o "fiteiro" do Octávio represente a selecção das quinas. Espero que tenha sido chamado, como muitos outros, mas fique no banco a ver os outros jogar. Com tantos bons jogadores portugueses seria um escândalo deixar este brasileiro, de quem não gosto nem um bocadinho, roubar o lugar a um dos nossos. Cada macaco no seu galho, é o que se me oferece dizer!

sábado, 28 de agosto de 2021

Toscana mia!

 


Entretive-me a ver o jogo da Juventus, enquanto não começava o Sporting, pois tinha alguma curiosidade sobre a prestação do clube sem a presença do nosso capitão da selecção. Quanto a isso não há qualquer dúvida, sem ele a coisa não vai lá. O adversário era o EMPOLI que é muito mais modesto e acabou por ganhar por 1 a 0.

Cerca de 70% das viagens que fiz a Itália, em negócios, foi para a zona de Florença. A cidade de Empoli fica a poucos quilómetros de Florença e passei por lá muitas vezes. A maioria das fábricas que eu visitava ficavam na linha de Florença (canto inferior direito do mapa) até Pistoia (canto superior esquerdo do mapa), mas havia sempre uns desvios para almoçar, pernoitar ou apreciar a paisagem.

Não vos vou maçar com coisas que não vos interessam, mas a min me dizem muito, pois passei ali metade da minha vida. Florença é a maior área têxtil de Itália, uma coisa nunca vista em mais país nenhum, tem milhares de fábricas - embora em muitos casos não passem de escritórios de contratação de serviços - de tecidos de lã cardada, de fibras artificiais e sintétijcas e uma indústria de malhas da melhor qualidade.

As cidades que mencionei e algumas mais inserem-se na província da Toscânia, zona delimitada a leste pela cordilheira dos Apeninos e a oeste pelo mar Tirreno. É uma zona muito bonita e tem uma culinária do melhor que há. Se pensarem em passar uns dias em Itália não dispensem esta zona. De Florença, capital cultural do Renascimento, a Pisa ou Viareggio (na costa) não falta nada.

Pois, enquanto vi os rapazes do Empoli fazer a vida negra aos da Juventus, os meus pensamentos andaram perdidos por ali ... onde já fui muito feliz!

Cidade de Florença, o rio Arno e as suas pontes famosas

Não há pai para ele!

 No dia 26 de Agosto, anteontem, foi «Dia do Cão». Eu devia ter publicado aqui uma foto do meu cão (que é um grande companheiro), mas esqueci-me completamente. Aliás, eu não sou muito de respeitar os dias disto e daquilo que foram inventados pelos reis do comércio para aumentarem a sua facturação nesses dias. Tem que haver dias para tudo e negócio deles sempre a bombar!


Mas o Nero é outra conversa, aqui em casa é ele que ocupa o primeiro lugar e põe todos a trabalhar para ele. Gosta de jogar à bola e anda sempre com ela na boca para aproveitar todos as oportunidades de dar uns toques. Seja quem for que entre cá em casa, vai a correr pôr-lhe a bola junto dos pés, como quem pede para lhe dar um chutinho. A vocação dele é de guarda-redes e podem chutar a bola de qualquer maneira, com pouca ou muita força, que ele apanha-a sempre entre os dentes e olha para nós como se quisesse dizer: - vês, eu não falho uma, sou melhor que o Varela. Prepara-te, Nero, que lá vai ela, digo-lhe eu!

Para dormir usa o sofá todo - ele em pé é da mesma altura da minha mulher - e quando se estica ainda fica com os pés de fora. Ele dorme, mas mantém a sua (querida) bola sob controlo.


Ontem, dia 27 de Agosto, foi «Dia de S, Cristiano» (que me perdoe o santo se é que existe) com o CR7 a regressar a Manchester e ao clube que o tornou famoso. Alex Ferguson foi mais que pai dele, construiu-lhe uma carreira de sucesso, encheu-lhe os bolsos de dinheiro e tornou-o no atleta mais famoso do mundo. Há dois ou três dias, começaram a dizer que ele ia transferir-se para o Manchester City, mas eu nunca acreditei nessa possibilidade. Nem o seu patrono, nem os adeptos dos Red Devils e nem tão pouco os seus milhões de admiradores, nos quatro cantos do mundo, lhe perdoariam essa traição.

O madeirense é tão bom a marcar golos como o Nero a defender. Gostaria de os ver em confronto directo e aposto que em 10 remates o meu cão defenderia mais de 5, enquanto o Ronaldo, como é lógico, só marcaria os que o Nero falhasse, ou seja, menos de 5.

E agora, digam-me lá, porque é que o meu cão não é tão famoso como o Ronaldo nem ganha milhões? Se é por não ter conta no Facebook isso resolve-se, eu abro-lhe uma!

sexta-feira, 27 de agosto de 2021

À «Lei da Bala»!

 

Os fuzileiros do meu tempo usaram a munição que aparece mais à esquerda, de calibre 7.62 que servia tanto para a G3 como para a MG42, as duas grandes armas que fizeram a Guerra Colonial. Agora, usa-se um calibre menor, o que aparece em segundo lugar, 5.56 que é mais leve e mais barato, mas mata na mesma, só não estraçalha a carne do atingido tanto como o calibre maior.


Na dita Guerra Colonial a arma mais vista nas mãos dos guerrilheiros era a AK47 que se vê nas mãos dos talibans que nos entram pela casa dento, todos os dias, através das imagens da TV. Por vezes fico a pensar onde irão estas pobres almas buscar as balas que utilizam para aterrorizar quem com eles se cruza. É que elas não são baratas! No meu tempo, cada bala que se gastasse era um inferno para justificar a necessidade de disparar a arma. Agora, em Cabul, vemos os gajos disparar para o ar como se aquilo fosse uma festa e as munições não custassem dinheiro.


Lá para os lados do Médio Oriente, é o petróleo que paga tudo e, neste caso, é só bombá-lo, trocar por dólares e entregá-los aos contrabandistas de armas que estão por todo o lado e ansiosos por vender, pois têm as fábricas a funcionar a todo o gás e precisam de rodar o stock. Morte aos infiéis, dizem os muçulmanos, e para isso são precisas armas que russos, chineses e até americanos lhes vendem com a maior alegria, em troca do petróleo, claro, ou de qualquer outro bem que lhes dê jeito.
No Afeganistão, é o ópio que serve de moeda de troca e os mercadores devem dizer: - passa para cá o ópio e leva as balas. E volta cá, quando tiveres mais ópio que ficamos-te com ele todo. E não dispares sobre os nossos, deviam eles acrescentar, mas isso limitava-lhes o negócio e esquecem-se de o dizer!

quinta-feira, 26 de agosto de 2021

A sorte de uns é o azar dos outros!

 


Cada um tem a sua opinião. Eu penso que a fava calhou ao Benfica e o brinde ao Sporting. O Porto ainda terá uma hipótese de passar, pois qualquer dos adversários está mais ou menos ao seu nível. No caso do Benfica, sabendo que dois passam e dois saltam fora, é de esperar que passe o Bayern e o Barcelona. Assim já sabemos qual o destino próximo do Benfica, o melhor é guardar os poucos milhões que ganhou com a ida ao sorteio, pois não verá mais nenhum.

No grupo do Sporting não há nenhum que se possa escolher, claramente, como favorito e, com um pouco de sorte, poderemos ver os leõezinhos passar à fase do mata-mata e embolsar mais alguns milhões. E eu não lhes quero mal por isso, aliás, dos 3 chamados grandes é a minha equipa preferida, principalmente, porque é a que engloba mais jogadores portugueses e só assim se consegue a tal mística de que tanto se fala no Benfica. Essa qualidade existiu, há muitos anos, no Benfica, quando o plantel era composto por portugueses (alguns da Guiné, Angola ou Moçambique) e dois ou três estrangeiros para dar algum brilho ao grupo. Mas é bom não esquecer que as colónias portuguesas já se tornaram independentes, há quase 50 anos. Agora vejo apenas o Sporting percorrendo esse caminho, tem apostado em jogadores com Cartão de Cidadão da República Portuguesa e está a dar-se bem com isso. Os meus parabéns, «o que é nacional é bom»!

Os benfiquistas já falam em carradas de novos jogadores para enfrentar os colossos europeus. E eu pergunto-me para quê se dentro de um mês, ou pouco mais, estaremos de novo reduzidos à nossa insignificância a tentar não perder com os Boavista, Estoril, Belenenses, Portimonense e outros que tais. O sonho da Liga dos Campeões é apenas e só isso, um sonho. Sonhar é muito bonito, mas o acordar pode ser muito duro e fazer galos na testa.

Acorda BENFICA !!!

Tudo cansa nesta vida!

 Estava para aqui a pensar no que escrever (para não perder o hábito), mas lembrei-me que quase não vale o esforço, pois já não tenho muito quem leia as poucas linhas que escrevo (quase) todos os dias.

(Excerto do meu primeiro blog)

Ando nesta vida desde 2008. Já li comentários de muita gente, vi comentadores aparecerem e desaparecerem sem deixar rasto, amigos que o deixaram de ser por discordar do que escrevo e amigos e camaradas que partiram para o outro mundo e, por isso, não podem ler nem comentar.

Abri e fechei blogs sobre vários temas e cansei de publicar em todos eles. Se não houver quem viaje connosco e nos incentive a continuar e provoque a discussão sobre os assuntos vertidos no blog, a coisa acaba por cansar. Eu comecei com assuntos fortes, a minha vida na Marinha, a Guerra Colonial e o meu amor pelo Benfica. Com o avanço da idade e o distanciamento da Guerra e da Marinha, restou o Benfica para alimentar o blog e isso não chega. Além dos amigos e leitores que preferem o Porto ou o Sporting ainda há aqueles que se aborrecem com o assunto "futebol". Uns ganham milhões com ele, outros nem podem ouvir falar.

Para a poesia falta-me sentimento e para quadras brejeiras falta-me o jeito do Quim Barreiros (ou de quem escreve as letras das canções que ele canta) e para receitas de culinária ou modos de vida não sirvo. A minha vida não é exemplo para ninguém e como tudo que me põem na mesa.

Viver das memórias também não me alegra muito a existência, aliás, ouvi dizer que quem vive de memórias é porque está morto na prática, não tem assunto que o faça mexer no presente. Assim também não escolho esse caminho.

Parece que só me sobra mesmo o Benfica. E hoje há sorteio para ver com quem vamos jogar. Espero que nos calhe um forte e dois fraquinhos no grupo, senão estamos condenados!

terça-feira, 24 de agosto de 2021

Pensei que era hoje!

 


Que me ia dar o badagaio, em frente da televisão. A coisa já era difícil com 11 contra 11, imaginem 10 contra 11, desde os 40 minutos de jogo. Não sei se atribua o mérito do resultado ao plantel que se esfarrapou do princípio ao fim, ou ao mestre da táctica que hoje subiu uns quantos pontos na escala do meu reconhecimento. Apresentou uma equipa totalmente inesperada que deixou todos de queixo caído, talvez até o adversário que contava com outra equipa.

Hoje não posso botar defeito a nenhum dos intervenientes, jogaram todos no limite e ganharam a eliminatória, estão de parabéns. Assim o treinador tem o meu beneplácito para continuar à frente da equipa até ao fim da época, que tenha muita sorte e faça do Benfica campeão.

Não houve golos neste jogo, graças ao nosso guarda-redes que mais uma vez provou ser o homem certo no lugar certo. Espero que com isso acabem as críticas e as ameaças de o venderem na primeira oportunidade. É bom ter 3 guarda-redes com a qualidade que o Glorioso tem, Odysseas, Helton e Svillar, por aí não vai o gato às filhós.

Agora vem aí o sorteio para ver quem nos calha em sorte, mas não teremos vida fácil com certeza, pois todas as equipas em competição são de primeira água. O Benfica terá que preparar-se, antes que a prova comece, começando por estabelecer uma equipa tipo que dê confiança aos jogadores. Até agora, tirando os 3 centrais, nenhum jogador tem a certeza de reunir as preferências do treinador. Há muitos candidatos tanto para o meio campo como para a frente, todos querem um lugar, mas só alguns o conseguirão. Só o treinador saberá quais, se o deixarem escolher livremente, pois pode acontecer que por razões económicas a SAD decida de outro modo.

Dentro de uma semana, estará o mercado fechado e aí saberemos quem fica e quem sai. Com a entrada na Champions, o mais certo será que ainda entre mais algum "craque", o que significará que mais um estará na porta de saída. Vai ser um quebra-cabeças para o Rui Costa a quem cabe a responsabilidade da decisão, como presidente do clube e da SAD. Espero que ele esteja preparado para dizer não, quando for essa a opção certa. Com o LFVieira o Benfica era um entreposto de compra e venda de jogadores, veremos como será com a nova direcção que sairá das próximas eleições.

F O R Ç A    B E N F I C A  !!!

A «Rota da Seda» invertida!

 

Parafuso em inglês é SCREW
Mas screwd em português corrente significa FODIDO
(parodiando a derrota americana)

O mapa do afeganistão mostra,
em cima e à direita,
um verdadeiro caminho para a China

É território do Quirguistão
por onde passava a «Rota da Seda»
do mais que famoso Marco Polo

A partir da Europa e por terra é o caminho mais curto para entrar na China.
Há muitos séculos, o Marco Polo descobriu esse caminho terrestre
para o Oriente, ao mesmo tempo que os portugueses se afadigavam
em fazer o mesmo por mar, feito que o Vasco da Gama conseguiria,
antes do início do século XVI.

Mas, agora, são os chineses que querem fazer o caminho ao contrário e vir até à Europa por aquele caminho. E esse caminho passa sempre pelo Afeganistão, em direcção à Turquia. Como diz o outro, "isto anda tudo ligado" e o comércio é hoje o que sempre foi e continuará a ser, uma cadeia entre fornecedores e clientes. A estrada é longa e quem a controla é que recebe o valor das portagens. Por isso, o Afeganistão é importante para muita gente.

segunda-feira, 23 de agosto de 2021

Faltam apenas 20 horas!

 


O palco está preparado e espera pelos artistas. Como novidade uma iluminação Led pioneira na Holanda. Para nós que vemos pela TV não deve fazer grande diferença, mas para quem paga a conta da luz faz uma diferença enorme. As lâmpadas custam uma pipa de massa, mas dizem que são como as pilhas Duracell, nunca mais acabam. E melhor que tudo, numa altura em que economizar energia é salvar o planeta Terra, o seu consumo de energia é mínimo.

Com mais ou menos luz, mais cara ou mais barata, o que o Benfica precisa é de ter os olhos bem abertos para não se deixar surpreender. Por cada golo que o PSV marcar na nossa baliza temos que responder com outro marcado na baliza deles. Se não lhes pudermos ganhar, o mínimo que exigimos ao treinador é um empate. Ele que diz ser o melhor treinador, em Portugal, tem que o provar em campo. Este jogo, importantíssimo para o Benfica, dá-lhe a oportunidade de provar isso e dissipar todas as dúvidas que possam existir na cabeça de quem não o aprecia.

O Benfica ainda não parou de contratar jogadores, a cada dia chega um novo, e mal de nós benfiquistas se eles não percebem da poda. Jesus, Rui & Rui é agora o triunvirato que escolhe e aprova os jogadores. Amanhã, estarão no Philips Stadium a assistir ao jogo e a analisar o desempenho dos "seus" jogadores. Se jogarem mal é porque ... os não souberam escolher!

Mandar bitaites não custa nada, o que queremos é que o Benfica ganhe. Força BENFICA !!!


O «Cavador de Penalties»!

 

Acho que o pai o está a treinar para isso mesmo, cavar faltas
dentro do área para arranjar penalties que garantam a vitória
quando esta não aparece de forma normal.
Hoje foi lançado a 5 minutos do fim, com o jogo empatado a 1
bola. E ele bem tentou, deixando-se cair ao comprido, mas o
árbitro não foi na onda!
Já foi assim na época passada e estou a ver que vai continuar
na presente época. Um futebol rasteiro que continua
a ser apanágio dos morcões do FCP!

domingo, 22 de agosto de 2021

Liga das 20 Nações!

 


Faltava um sérvio na «Liga das vinte nações»! Agora já não falta, chegou ontem! Tínhamos dois jogadores oriundos daquela parte do mundo que vieram nos tempos em que o Vieira fez um acordo com eles para fazer daquilo um viveiro e ganhar umas massas com a sua venda. A coisa não lhe correu muito bem, como aliás aconteceu com outros negócios, e acabou por vê-los sair sem ganhar um chavo. O Krovinovic não deu grande prejuízo, mas o outro, o Zivkovic, ainda nos custou umas massas, sem nunca jogar e com o ordenado a aumentar todos os anos. Ele há coisas que nem ao diabo lembram, quem teria feito tal contrato?
Agora sobrou o Seferovic que só é meio sérvio (a outra metade é suíça) e também está na porta de saída. Estar ele está, mas já é o terceiro ano consecutivo e ninguém o leva. Talvez pensem que ele vale mais do que aquilo que vale realmente e o negócio emperra. Agora chegou o Radonjic para repor o stock. O JJ tem a mania de arranjar diminutivos para todos os jogadores (para esconder a sua incapacidade de pronunciar os seus nomes), Ody para o Vlachodimos, Romi para o Yarenchuk, etc. Como será que vai chamar a este? Talvez fique »Manias», uma vez que se chama Nemanja, e o apelido é ainda mais difícil de pronunciar.
Fala-se que talvez o Vertonghen também saia e ficaremos sem um representante da Bélgica, se sair o Grimaldo ficaremos sem o Espanhol e no caso do Seferovic será um suíço a menos. Com a entrada do Gil Dias, pelo menos acrescentamos um português ao plantel, o que já é alguma coisa!

sábado, 21 de agosto de 2021

Mais uma vitória com 2 golos!

 


Começa a ser a marca distintiva desta época. Podiam ser mais, também podiam ser menos, mas na verdade foram sempre 2 golos em todos os jogos disputados até hoje. Que seja assim também no próximo jogo é tudo que podemos desejar.

Antes de mais nada quero dizer que fiquei admirado com os rapazes de Barcelos. Eles pareciam um bando de formigas com aspecto jovem e frágil, mas sempre no sítio certo, na hora certa. Ao contrário, os jogadores do Benfica pareciam um tanto pesadões e lentos a reagir às acções do seu oponente. Cheguei a ver a coisa mal parada e temi que o Jesus não tivesse habilidade e coragem para tomar a decisão mais acertada e que devolvesse à nossa equipa a falta de protagonismo que estava a mostrar e a conduzisse à vitória. Felizmente, isso aconteceu e a prova disso são os 2 golos que ainda conseguiram marcar, após as substituições da praxe.

O jovem Darwin regressou à equipa e só lhe faltou marcar um golo para mostrar aos adeptos que está ali para as curvas e podem contar com ele. É que andam para aí a falar em vendê-lo a perder dinheiro e isso é o fim da picada. No início da próxima época era a coqueluche do ataque benfiquista e já se falava que valeria 100 milhões em pouco tempo, agora nem os 24 milhões que pagaram por ele vale. Coisa estranha, talvez seja a falta do Vieira que atrapalha tudo. Ele apostava alto e quase sempre ganhou nas apostas que fez. Espero que agora não se amedrontem e entreguem o ouro ao bandido.

O Morato entrou na defesa, em substituição do Vertonghen, e não desiludiu. Eu compreendo que ainda é cedo para deitar foguetes, mas ouvindo o JJ falar do assunto até parece que está provado, aprovado e comprovado. Que assim seja, pior seria se fosse ao contrário. E como o Grimaldo é um buraco negro a defender, pode ser que façam uma boa dupla.

Muitas vezes a equipa piora após as substituições, hoje aconteceu precisamente o contrário, depois dessas 3 ou 4 trocas de jogadores a equipa começou a jogar o dobro. Eu sei que o treinador deixou a descansar aqueles que pensa utilizar na próxima terça-feira e quando os pôs a jogar viu-se a diferença. A única novidade foi o Darwin a fazer parelha com o Gonçalo Ramos na frente de ataque. Ele não meteu qualquer golo, mas fez alguns passes que mostram a sua qualidade. Espero que não vendam o rapaz precipitadamente, antes de terem a certeza do seu valor. Há muitos outros na prateleira que devem ser empurrados, antes dele.

E por hoje é tudo, o passado é passado e pouco importa, vamos é focar-nos no jogo com o PSV de Eindoven que esse vale milhões e é preciso ganhar a qualquer custo. Carrega Benfica !!!

Um tem que perder!

 Hoje, batem-se, em Barcelos, os meus dois clubes do coração e um deles vai perder. Espero eu, pois de empatas já estou farto. Qualquer benfiquista que se preze terá os olhos presos à cidade de Barcelos, até que o jogo termine, por volta das 8 horas da tarde.


Além do Gil Vicente, há outros motivos de interesse, a começar pelo galo. Tanto o de loiça pintado à mão como o assado no forno que, segundo a lenda, cantou no prato do juiz para salvar o galego da forca.


E os jardins? Esses são do melhor que existe em Portugal. Claro que a cidade é pequena e o orçamento curto, mas sempre houve o cuidado de não abandonar os jardins que, na Primavera, se enchem de flores e, no verão, são a alegria dos visitantes.





Quem, hoje, for a Barcelos ver o Benfica pode almoçar no centro da cidade - o restaurante BAGOEIRA é a melhor opção - e depois dar uma volta (a pé), desde a igreja do Senhor da Cruz até ao Castelo, para ajudar na digestão. Antes de ir para o estádio, lá pelas 17.00 horas, ainda haverá tempo para um lanchezito no Largo da Porta Nova e uma última olhadela aos jardins (belíssimos) que por ali abundam.

E depois, bora lá ver o jogo e que ganhe o melhor! E que o melhor seja o meu Glorioso !!!

sexta-feira, 20 de agosto de 2021

Os países do "ão"!

 


Aquilo que se passa no Afeganistão, e já dura há mais de 20 anos, deverá ter alguma razão de ser que eu não conheço. Mas há coisas que sabemos, são islâmicos. E se pensarmos que ao sul tem o Paquistão e a oeste o Irão, também eles seguidores do Maomé (ia a escrever profeta, mas fiz marcha-atrás, pois profetas eram outra gente do Antigo Testamento) e que, ao longo da sua História têm vivido cenas semelhantes, começa a fazer mais sentido. É um problema da religião que seguem.

Ali à volta, há ainda o Azerbeijão, o Turqueministão, o Uzebequistão e o Tadjiquistão. E fico a pensar se terão todos da mesma tendência para a encrenca. No norte do Afeganistão já se começam a contar espingardas para ver quem discorda da tomada do governo pelos Talibans (em tradução livre - bando dos estudantes), pois nem todos os afegãos seguem ou aceitam a mesma interpretação do Corão. Os tadjiques foram os primeiros a demarcar-se.

E é bom não esquecer que ainda existe, mais para oeste, o problema do Curdistão (Terra dos Curdos) que se reparte por vários países, como a Turquia, o Iraque, a Síria e o Irão. Esse problema ninguém está interessado em resolver, pois nenhum desses países está interessado em abdicar de parte do seu território. Perde-se na neblina dos tempos a data em que as actuais fronteiras foram estabelecidas, mas os curdos continuam a exigir que os considerem como gente digna da sua independência.

Meio a sério, meio a brincar, parece que basta o nome do país terminar em "ão" para ser uma carga de trabalhos!

quarta-feira, 18 de agosto de 2021

A gasolina acabou aos 70!

 


Como eu tinha pedido, uma vitória cá e um empate lá, a primeira parte está resolvida. Na próxima terça-feira, veremos se a minha deusa da sorte continua comigo ou me trocou por um holandês qualquer que é adepto do PSV. Eu teria gostado mais do 2 a 0 que os adeptos no estádio festejaram com tanta alma, mas eles meteram um golo e não meteram mais, porque o S. Vlachodimos estava inspirado e não deixou. Do mal o menos que os golos fora valem tanto como os de casa, acho muito bem que tenham alterado isso.

Mas, como eu ia dizendo, a gasolina dos nossos rapazes acabou-se por volta dos 70 minutos de jogo. O JJ trocou-os todos, mas eles não conseguiram acertar o caminho até ao fim do jogo. Com alguma sorte conseguiram evitar que houvesse mais golos e por pouco não conseguiram meter mais um para o nosso lado, o que lhe valeria o título de heróis. Mas foi por pouco, ainda se ensarilharam com a bola, dentro da pequena área, uma ou duas vezes e com uma pontinha de sorte ela poderia ter entrado.

Estava todo o mundo contra o árbitro que nos calhou em sorte, o Félix, pois já tinha arbitrado dois jogos do JJ e ambos acabaram mal, mas eu até gosto dele, não consigo ver defeito nas faltas que marcou nem nos amarelos que mostrou a uns e outros. Deve ser um defeito de nascença ninguém gostar dos árbitros, mas eles limitam-se a fazer o que lhes mandam, ou o que ditam as regras que é a mesma coisa.

Não me vou dar ao trabalho de criticar os jogadores que o Jesus escolheu, pois, de forma geral, cumpriram o seu dever. Só digo que fiquei um bocado admirado com as escolhas do treinador, mas ele é que sabe, por isso lhe pagam uns quantos milhões em cada época. Eles ganharam o jogo e se tivessem entrado outros talvez tivessem perdido, logo ... foi a escolha certa. Só um pequeno reparo que não consigo guardar cá dentro, esperava um pouco mais do ucraniano. Mas cá estarei para ver como correm as coisas no próximo jogo e em todos os outros em que o treinador o ponha a jogar.

Durante os 70 minutos em que tiveram combustível para correr atrás da bola defenderam bem e atacaram melhor e o resultado viu-se, uma vitória e não uma qualquer, mas aquela que representou a primeira derrota do nosso rival, na presente temporada, coisa para ficar na História. É uma alegria ganhar. Que pena não se poder ganhar sempre, como aconteceu hoje.

Carrega Benfica!!!

terça-feira, 17 de agosto de 2021

A bronca do momento!

Em 1978, após um segundo golpe de estado, o Afeganistão se tornou um Estado socialista, que levou a nação a passar boa parte da década de 1980 envolvido na Guerra Afegã-Soviética contra os rebeldes “mujahidins”.

Em 1996, a maior parte do país havia sido tomado por fundamentalistas do grupo Talibã, que estabeleceram um regime totalitarista radical; eles foram derrubados do poder na invasão dos Estados Unidos em 2001, mas mantiveram controlo e influência sob boa parte do país, especialmente nas zonas rurais e montanhosas.

A guerra civil no país continuou entre o novo governo afegão e os insurgentes talibãs, que resultou em mais de 150 mil mortos, atrocidades, atentados terroristas, torturas, sequestros e assassinatos. Como a nova república afegã dependia imensamente da ajuda económica e militar dos americanos, quando os Estados Unidos começaram a se retirar, em 2020, o exército afegão entrou em colapso e o governo central começou a ruir.

Em Maio de 2021, o Talibã iniciou uma grande ofensiva generalizada e em poucos meses dominou a maioria dos distritos do país. Em agosto daquele ano, eles entraram na capital Cabul, completando o colapso da república afegã.


O texto acima que copiei da Wikipédia dá uma ideia da História do Afeganistão das últimas quatro décadas. É bom não esquecer que este país está no centro da maior rota de comércio e migrações entre o Médio e o Extremo Oriente e já era habitado, há muitos anos, quando por ali andou o Marco Polo nas suas viagens, a partir de Veneza, que ficaram famosas, nos séculos XIII e XIV. Muito antes de a Raça Humana ter chegado à Europa, já o Afeganistão era habitado. Foi dali que o Homo Sapiens iniciou a sua marcha em direcção à Turquia e daí passou à Europa e rumando ao sul chegou à Península Ibérica.
Os afegãos têm, como acabei de escrever, uma longa História e a maior parte do tempo passaram-no em guerra com uns e outros. Estes outros foram os russos, nos últimos 20 anos do Século XX, e os americanos, nos primeiros 20 deste século.
Como se pode ler no último parágrafo do texto que copiei, em Agosto de 2021 (mais actual não poderia ser) os americanos abandonaram o país e deixaram os afegãos por conta própria. Como eles sempre viveram num regime tribal, o mais certo será que não se vão entender e a guerra continuará a nível interno. Demais a mais com a porcaria da religião muçulmana pelo meio. Eles dizem que não, mas basta ser muçulmano para estar disposto a andar em guerra com todos que pensem diferente deles, como acontece em meio mundo. Veja-se o caso de Cabo Delgado, em Moçambique, embora eu pense que aí o Islamismo serve apenas de desculpa para combater os comunistas da Frelimo. Eles dizem que não são comunistas, mas são amigos de russos e chineses e para mim isso vale o mesmo.
O dia 15 de Agosto deste ano marca a entrada dos talibans em Cabul e o início de uma nova era. Uma era que eles prometem ser de liberdade, mas apenas para aqueles que aceitarem viver segundo as suas regras. E todos sabemos como as regras deles são erradas, especialmente no que refere à ostracização da mulher. O Islão é só para homens e eles não admitem sequer a discussão desse assunto. Mulher é igual a escrava e não tem direito a nada, nem sequer mostrar a cara.
Custa-me acreditar que o mundo fique a assistir de cátedra a uma aberração dessas, quando por todo o lado se pregam os direitos humanos e a igualdade de género. Mas não tenho outro remédio senão esperar para ver o que acontece naquela parte do mundo, onde abunda o ópio que adormece a mente dos homens. Pobres afegãos, pobres mulheres, pobres crianças!

domingo, 15 de agosto de 2021

Assim estamos ao fim de 2 jornadas!

 

Clicar para uma melhor leitura

Os meus clubes em 2º e 3º lugar, com o Sporting na frente e o Porto atrás! Bem ou mal é isto que fica para a História. O Braga é o dito 4º grande, mas ainda não conquistou o seu lugar ao sol.

sábado, 14 de agosto de 2021

Ora cá estou eu!

 


Um jogo a descambar para o azarado, mas quem ficou com a pior parte foi o Arouca. Uma expulsão logo nos primeiros minutos pressupunha uma vitória gorda do Benfica, coisa que não aconteceu. Algumas oportunidades ainda houve, mas não concretizadas. O novo atacante, vindo da Ucrânia, provou que não veio para brincar, assistiu para o primeiro golo e marcou o segundo. O resto quase não merece qualquer comentário.

A partir do intervalo, o treinador começou a substituir os jogadores que quer poupar para o jogo com o PSV, na próxima quarta-feira. Esse é que é o jogo importante e que vale milhões, espero bem que o consiga ganhar para podermos continuar a sonhar com a grandeza do Benfica. Regressou o André Almeida, depois de muitos meses lesionado e a recuperar a sua antiga forma. É mais um para o lado direito, para o esquerdo é que não aparece ninguém, temos o Grimaldo e demos graças a Deus por isso.

Entradas e saídas é que atrapalham as contas ao Jesus, ele continua a receber jogadores, mas falta-lhe sempre o tal que resolveria todos os seus problemas. Na porta de saída está uma dúzia deles, mas não há maneira de a roda começar a girar e ajudar a clarificar a situação. Há avançados a mais e médios também e o treinador continua a hesitar sem saber se optar pelo Pizzi, pelo Taarabt. O Florentino ou o Gedson é que parece que ele não quer de qualquer jeito. Estou mortinho por chegar ao fim deste mês para ver o fim desta desgraça.

Entretanto estive a ver o jogo do Braga com o Sporting e gostei do que vi. Desconfio que nunca verei o Benfica a jogar àquele nível, comparando a maneira de jogar parece que pertencemos a outro campeonato. A continuar assim, o Sporting vai-nos dar muitas dores de cabeça, tenho que começar a preparar-me, psicologicamente, para o embate.

Talvez mude de opinião e dê uma medalha ao JJ depois do jogo da próxima quarta-feira, se ele der uma abada aos holandeses! Tem que ganhar aqui e, no mínimo, ir empatar lá. E isso vale 37 milhões, para começar! Força Benfica !!!  

A bicicleta, a corrida e o Monte Farinha!

 

Descanso e água fresca, assim sim!

Aí está um dos craques da volta!
Ele anda de camisola amarela, mas hoje quase a perdia!
Foram alenas uns poucos segundos de diferença!

Subir ao alto do Monte Farinha não é pera doce!
Nem é para qualquer um!
É preciso dar à perna e ter fôlego para chegar lá acima!

Hoje também não fiz nada de especial, além de descansar as minhas perninhas. Até o computador perdeu alguma graça para mim, quando o cansaço me ataca. Dividindo o meu corpo em 3 partes, do pescoço para cima vai muito bem (na minha opinião), do pescoço até à cinta vai mal, mas da cinta para baixo é um desastre total. Como diziam os mais velhinhos da minha aldeia, é um mal que só a terra do cemitério cura.

Não fiz nada toda a manhã, a não ser distribuir água e um pouco de ração pelas minhas galinhas. Às 11 horas já estava sentado na sala, à procura de algo que ver na TV. Pouco depois dei com o jogo de futebol entre a Académica e o Varzim e ali fiquei até ao fim do jogo que acabou num empate, com um golo para cada um.

Depois comi um peixinho grelhado (como manda o regime alimentar) e fui dormir a sesta e ver se me esquecem as dores das pernas. Isso é que era bom, quanto mais descanso mais cansado fico. Pelo meio, com um olho dormia e com o outro ia vendo os ciclistas da Volta a Portugal a aproximarem-se de Mondim de Basto. Aquilo, sempre a subir até à igreja de N. Senhora da Graça até dá arrepios!

Como não tenho assinatura com a BTV, hoje, não verei o jogo, falta-me a vontade de caminhar até ao Café da esquina. Conto com os palermas da CMTV que costumam fazer um relato que me dá náuseas, mas é isso ou o relato na rádio. Conto que seja um jogo fraquinho, mas o mínimo que exijo ao JJ é uma vitória, mesmo que seja só com um golo e sem nota artística. Depois conto-vos o que me contarem a mim os comentadores do costume!

quinta-feira, 12 de agosto de 2021

Os novos «Turras»!

 


Durante a Guerra Colonial, passei 5 anos em Moçambique. A maior parte do tempo passei-o na cidade, mas ainda fiz uma perninha a correr atrás dos «frelimos» no Niassa. Ao Cabo Delgado nunca fui, mas a guerra era mais ou menos igual em todo o lado. Umas emboscadas, umas rajadas de metralhadora, umas morteiradas e, principalmente, muitas minas. Fui dar uma ajuda, em 1964, aquando dos primeiros tiros, depois vim a Portugal lutas pelas divisas de Marinheiro e voltei ao Niassa no ano de 1966, já a guerra ia em adiantado estado com os «turras» mais bem armados e organizados.

É engraçado como a História se repete. Os turras que lutam em Cabo Delgado são os mesmos de antigamente, o inimigo é que é diferente. Em vez de combaterem o "Colonialismo" que era o seu grande opositor, combatem agora o "Comunismo" da Frelimo que assumiu o poder, desde a independência, e se está a marimbar para a população. Enquanto os líderes do partido engordam, enriquecem e vivem à tripa forra, o povo moçambicano, principalmente no norte, vive privado de tudo.

Quase todos os países africanos sofrem do mesmo mal, falta de democracia. Libertados do jugo colonialista, na década de 60 do século XX, embriagaram-se com a liberdade e ainda não voltaram a ficar sóbrios. Vai ser preciso que morram todos os que estiveram envolvidos nesse processo e nasça gente nova que esqueça o tempo colonial e pense apenas pela sua cabeça. Quem tinha 20 anos em 1975 e viveu a euforia da libertação poderá viver ainda mais 30 anos e só depois disso será expectável que as coisas comecem a mudar.

Uma coisa que pode entravar esse processo são os muitos académicos formados na Rússia ou na China, ao abrigo de acordos bilaterais, tanto em Angola como em Moçambique. No entanto, eu conto com a esperteza do Povo para perceber que o ideário comunista não lhes serve para nada e só os atrapalha no caminho para um futuro bem sucedido.

Quando leio as notícias sobre a guerra desencadeada em Cabo Delgado mais me convenço que tenho razão. Os insurgentes, como são chamados, são apenas descontentes com o governo da Frelimo e se querem ver livres dele. E o presidente Nyusi sabe disso, razão pela qual demorou tanto em aceitar ajuda externa para pacificar o norte. Ele sabe que o problema é político e estaria na sua mão resolvê-lo. Mas teria que ir contra os membros do seu próprio partido e meter na ordem aqueles que têm abusado da sua posição dominante roubando o Povo e vivendo como autênticos marajás. Perder privilégios para os dar ao Povo é coisa que lhes não agrada e por isso é tão difícil encontrar a solução para o problema.

A intervenção estrangeira vai matar uns quantos desses "descontentes" e prender outros, mas o problema não ficará resolvido. Enquanto não forem criados outros partidos que dêem luta à Frelimo e a vençam nas eleições, Moçambique, tal como Angola, continuarão a ser uma espécie de Venezuela africana e não terão paz. Aparecerão outros insurgentes a dar luta à Frelimo, enquanto esta se mantiver no poder. Triste destino para um povo sofredor que merecia melhor sorte! 

quarta-feira, 11 de agosto de 2021

O que será?

 

O que será que os une?
O amor ou os milhões?
Eu não sei, quem souber que dê um passo em frente!

terça-feira, 10 de agosto de 2021

Está feito!

 


O importante era ganhar e conseguimos por 2 golos sem resposta, tal e qual como na primeira mão. Mas isso não é sinónimo de qualidade, pelo menos do meu ponto de vista. Pensei que o Benfica iria entrar ao assalto para mostrar aos seus adeptos que tem equipa para esta eliminatória e muito mais. Infelizmente, não foi assim, muito longe disso, embora a posse de bola muito favorável para o nosso lado, faça pensar o contrário.

Não sei o que se passa na cabeça do Jesus, mas tudo parece falta de treino, mais que falta de qualidade dos jogadores. Eles não conseguem fazer passes de rotura nem flanquear a defesa adversária para rematar à baliza com alguma esperança de sucesso. Quem viu com atenção a primeira parte poderia ficar com a impressão que o treinador dera ordem para empatar, ou empastelar, o jogo, pois o empate a zero servia-lhe perfeitamente e poupava os jogadores a um maior desgaste físico.

A escolha da equipa não me pareceu mal, eu não teria feito muito diferente, mas a verdade é que não funcionou nada bem. Vários jogadores, a começar pelo João Mário, que jogaram bem em Moscovo, não repetiram isso hoje. Fiquei sem perceber se foi porque o Spartak se fechou muito na defesa, ou por outra razão qualquer. Com os russos a jogar assim os nossos 3 centrais deveriam estar na linha do meio campo e os restantes 7 jogadores todos ao ataque. mas não se viu nada disso em campo. Trocar a bola entre os médios e os defesas e sem conseguir penetrar na área adversária não me parece uma grande estratégia de jogo. Não percebo como o Jesus pode chegar à conferência de imprensa e dizer que o Benfica arrasou.

Quem viu o jogo da Supertaça da Holanda, em que o PSV cilindrou o "grande" Ajax, pensará como eu que o Benfica (que vimos hoje em campo) nunca será capaz de ultrapassar a próxima eliminatória e ficará de novo fora da Champions. O que seria um verdadeiro desastre, do ponto de vista financeiro, e obrigaria à venda de alguns dos jogadores mais valiosos, pondo em risco também o sucesso desportivo da presente época. Tudo somado seria esta passagem do Jorge Jesus o pior desastre jamais imaginado e daria razão àqueles (como eu) que sempre defenderam que o regresso de Jesus era um erro.

No entanto, desejo que todos os meus receios não passem disso mesmo e o Benfica consiga vencer o PSV e dar-nos algumas alegrias na fase de grupos da Champions 2021/2022.

Força BENFICA !!! .

segunda-feira, 9 de agosto de 2021

À falta de melhor!

 Não havendo nada melhor para fazer estive a ver o jogo do Gil Vicente com o Boavista, dois clubes do norte e o primeiro da sede do concelho onde nasci. Cidade muito antiga, mais antiga que Portugal e que tem algumas freguesias com História que já vem de muito antes de Afonso Henriques por aqui andar. Uma dessas freguesias é Galegos-Santa Maria - que tenho a certeza nenhum dos meus leitores conhece ou ouviu sequer falar a respeito - que entrou, recentemente, nas bocas do mundo por causa da transferência do Paulinho para o Sporting.


Pois o Paulinho, tal como o Nelson Oliveira e também o Hugo Vieira iniciaram a sua carreira de futebolistas do clube de futebol de Galegos-Santa Maria. Depois disso voaram para longe e anda cada um para seu lado.


Como todos eles passaram pelo Gil Vicente (acho eu) veio-me isso à alembradura, enquanto ia vendo o jogo. Para o que importa, o Gil ganhou por 3 a 0 e plantou-se no primeiro lugar da classificação, ex-aequo com o Sporting e o Tondela. Nenhum é mais primeiro que o outro, mas a verdade é que o Gil é que aparece em primeiro lugar, essa é que é essa e fica para a História.

Clicar na imagem para mais fácil leitura

O Benfica só me dá desgostos e tenho andado a pensar em fazer-me sócio do Gil só para os ajudar a pagar a despesa que a vida está difícil para todos. O estádio fica a 22 Kms de minha casa, mas, se calhar, chegava lá mais depressa do que o meu compadre Eduardo ao estádio do Benfica se quisesse ir ver um jogo, pois o trânsito é uma dor de cabeça, em Lisboa, e só facilidades aqui para os meus lados.

E por hoje é tudo, amanhã haverá mais futebol e da pesada. E, claro, espero que o Benfica ganhe, mesmo que isso signifique o despedimento do treinador do Spartak, como andam por aí a dizer. Desde que lhe paguem os dois anos de contrato podem mandar à vontade, Portugal é o sítio certo para passar dois anos de férias!

Nenhum escorregou!

 


Hoje, são 4 os considerados mais fortes da Liga Portuguesa. Dragões do Porto, Águias de Benfica, Guerreiros de Braga e Leões de Alvalade mostraram os seus pergaminhos e passam à segunda jornada invictos. Dos 4 só o Benfica sofreu um golo e viu-se relegado para a 7ª ou 8ª posição. Até equipas como o Tondela lhe passaram à frente. Mas isso pouco importa, nesta altura do campeonato o importante são os 3 pontos. Para lutar pelos primeiros lugares haverá tempo de sobra e só quando jogarem entre si as posições ficarão mais claras.

O Benfica continua sem concretizar qualquer venda, embora tenha uma lista significativa de jogadores com a porta de saída aberta de par em par. Principalmente nos avançados onde tem o dobro dos que precisa, mas também no meio campo há uma série de jogadores que gostariam de ver clarificada a sua posição. Florentino e Gedson são talvez os casos mais flagrantes, pois todos lhe reconhecem valor, menos o treinador que procura "gigantes" que se possam impor pelo seu porte físico. Estes dois são "anões" habilidosos que o Jesus prefere trocar por uns patacos.

Entradas já tivemos várias e aposto que não ficaremos por aqui. A gula do treinador nunca está satisfeita e tem sempre algum novo jogador debaixo de olho. Imagino que vai pressionar a direcção se tiver a sorte de eliminar o Spartak, amanhã. De vez em quando, lá vem algum dos jogadores que treinou no Flamengo à baila. Tem lá uns médios de ataque que lhe agradam e gostaria de fazer um ramalhete com meia dúzia dos que tem em casa, a começar pelo Gabriel, e despachá-los em grande velocidade.

Até fim de Agosto faltam ainda muitos dias e só Deus saberá o que vai passar-se na Luz. Não vejo o Rui Costa com genica para travar o Jesus, ele é um presidente-bebé que está a ensaiar os primeiros passos na liderança de um grande clube, enquanto que o treinador é um guloso com gostos caros. Espero que haja por lá um vice-presidente que o ajude a ultrapassar estas primeiras dificuldades. Na próxima época a coisa já será mais fácil, é só mandar o Jesus para a rua e pronto.

Um passo de cada vez, quem quer ir muito depressa arrisca-se a um estampanço de todo o tamanho. Vamos ganhar o jogo de amanhã e depois continuaremos a conversa! Carrega Benfica!

sábado, 7 de agosto de 2021

Mais uma vitória!

 


Começou bem, depois complicou-se, mas com alguma felicidade saímos de lá com uma vitória que é muito importante para dar alguma confiança às tropas. O treinador resolveu apresentar uma equipa toda renovada, guardando alguns trunfos para o jogo da próxima terça-feira, e não se saiu mal de todo. Meteu no jogo o novo médio Meité, no lugar do João Mário, e o rapaz correspondeu às expectativas, não foi por ele que as coisas correram menos bem na segunda parte.

Na avançada esperava-se também a aposta no ucraniano Yaremchuk, mas pelo desenrolar do jogo, com a equipa reduzida a 10 jogadores, o treinador deve ter ficado com medo de arriscar. E acho que fez bem, pois com a equipa tremida seria um risco acrescido juntar um elemento que ainda não está devidamente entrosado com os colegas. Não faltarão oportunidades para o vermos mostrar o que vale.

Até acontecer o golo dos cónegos estava tudo a correr às mil maravilhas. A fífia da defesa que deu origem ao golo fez perder a concentração à equipa. Depois veio a expulsão do Diogo e foi preciso jogar mais de meia hora com o credo na boca, sempre com medo de ver aparecer o golo do empate. Com um pouco mais de sorte poderíamos ter metido meia dúzia de golos, pois não faltaram oportunidades, mas com um pouco mais de azar também poderíamos ter saído de lá sem os 3 pontos. Ainda bem que passou esta primeira jornada sem mais atropelos que o cartão vermelho do Diogo e o jogo de castigo que o vai deixar de fora um jogo. Por felicidade para o treinador o Gilberto parece estar em óptima forma e poderá fazer o lugar sem grande problema.

Agora, é necessário concentrar todos os esforços para ganhar o jogo da segunda mão com o Rui Vitória e garantir o acesso à eliminatória com os holandeses do PSV. E depois é continuar com espírito ganhador, pois, como diz o ditado, o caminho faz-se caminhando e conforme se vão amealhando os pontos vai-se ganhando confiança. Ao mesmo tempo que as sessões de treino vão garantindo aos atletas a forma necessária para continuar na senda das vitórias.

Ai Jesus, lá vamos nós!

 

Logo, à tarde, temos encontro marcado com «Os Cónegos».
Nem padres, nem missas, apenas Cónegos!
Carrega Benfica !!!