Ever Given, o monstruoso porta-contentores entalado no Suez já flutua! Dizem os especialistas que por volta das 10.30 horas (de Lisboa), com um pouquinho de sorte, começará a movimentar-se e poderemos passar o problema para trás das costas.
Pode parecer que não, à primeira vista, mas é um problema de todos nós. A primeira contrariedade será o aumento do preço dos combustíveis, mas há mais, muito mais. Aqueles 20.000 contentores que estão a bordo carregam muitas toneladas de componentes automóveis fabricados no Oriente e que se destinam às linhas de montagem, na Europa.
O Canal do Suez - que liga o Mar Vermelho ao Mar Mediterrâneo - foi uma enorme conquista para o mundo ao encurtar a viagem para o Médio e Extremo Oriente em cerca de 10 dias. Tudo aquilo que é fabricado nas costas marítimas do continente asiático, na China, Índia, Indonésia, Japão, etc., só para falar nos maiores, é exportado para a Europa via Suez. Entende-se, por conseguinte, a importância do canal e a preocupação de todos por vê-lo entupido, nos últimos dias.
Felizmente, segundo as últimas notícias, ele já flutua e precisa apenas de um pouquinho de sorte (e um valente empurrão dos rebocadores) para começar a navegar e seguir o seu destino. Como aquilo, por lá, entre as areias dos desertos da Líbia e da Arábia, é tudo muçulmano, só me resta desejar que Alá lhes dê uma mãozinha!
São inúmeros os disparates,
ResponderEliminarpor culpa dos hommens talvez
está aquele gigante dos mares
encalhado nas bordas do Suez?
Aqui neste mundo tudo quer dominar,
todo o homem, sendo, filho da mulher
por ser, tão, teimoso, continua a teimar
mas, só enquanto a força da natureza quer!
E tal como estava previsto lá foi ele à sua vida!
ResponderEliminar