segunda-feira, 29 de março de 2021

Um problema com 400 M de comprido!

 Ever Given, o monstruoso porta-contentores entalado no Suez já flutua! Dizem os especialistas que por volta das 10.30 horas (de Lisboa), com um pouquinho de sorte, começará a movimentar-se e poderemos passar o problema para trás das costas.

Pode parecer que não, à primeira vista, mas é um problema de todos nós. A primeira contrariedade será o aumento do preço dos combustíveis, mas há mais, muito mais. Aqueles 20.000 contentores que estão a bordo carregam muitas toneladas de componentes automóveis fabricados no Oriente e que se destinam às linhas de montagem, na Europa.

O Canal do Suez - que liga o Mar Vermelho ao Mar Mediterrâneo - foi uma enorme conquista para o mundo ao encurtar a viagem para o Médio e Extremo Oriente em cerca de 10 dias. Tudo aquilo que é fabricado nas costas marítimas do continente asiático, na China, Índia, Indonésia, Japão, etc., só para falar nos maiores, é exportado para a Europa via Suez. Entende-se, por conseguinte, a importância do canal e a preocupação de todos por vê-lo entupido, nos últimos dias.

Felizmente, segundo as últimas notícias, ele já flutua e precisa apenas de um pouquinho de sorte (e um valente empurrão dos rebocadores) para começar a navegar e seguir o seu destino. Como aquilo, por lá, entre as areias dos desertos da Líbia e da Arábia, é tudo muçulmano, só me resta desejar que Alá lhes dê uma mãozinha!

2 comentários:

  1. São inúmeros os disparates,
    por culpa dos hommens talvez
    está aquele gigante dos mares
    encalhado nas bordas do Suez?

    Aqui neste mundo tudo quer dominar,
    todo o homem, sendo, filho da mulher
    por ser, tão, teimoso, continua a teimar
    mas, só enquanto a força da natureza quer!

    ResponderEliminar
  2. E tal como estava previsto lá foi ele à sua vida!

    ResponderEliminar