Quanto maior for a sua base, maior será a estabilidade
Estava a pensar nisto, enquanto olhava para as cotações de moedas virtuais, especialmente a (ou o) BITCOIN, a moeda da moda. Conhecem o Ellon Musk, o dono da fábrica de automóveis TESLA? Pois ele veio a público, recentemente, informar o mercado que vai aceitar Bitcoin como meio de pagamento pelos seus carros. Vejam a notícia abaixo, publicada em 17 de Dezembro de 2020:
A bitcoin quebrou a barreira dos 23.000 dólares pela primeira vez na sua história, quando na passada sexta-feira estava nos 18.000 dólares. Desde então, não em parado de subir, e os analistas acreditam que é para continuar.
Hoje anda pelos 47 mil dólares, mas já passou dos 55 mil, no mês passado. É uma coisa de loucos, dizem que há bilionários a nascer da noite para o dia!
Ora a base do BITCOIN é o dólar americano e a ideia seria que valessem, mais ou menos, a mesma coisa. Um seria a moeda real, controlada pelos bancos centrais e sujeita a impostos e a outra a moeda virtual (que não tem existência física) que serviria para pagar transações online, de modo fácil, rápido e, melhor ainda, sem pagar impostos. Uma grande ideia, para ludibriar o fisco, que deveria ser ilegal, mas ninguém quer pôr os pés à parede, pois todos vão lucrando, enquanto dura a indefinição.
Os egípcios bem sabiam como se constroem as pirâmides, uma base bem larga e cuja altura não deveria ultrapassar a medida do lado do quadrado que forma a base. O tal princípio que esteve na base da criação do BITCOIN, ou seja, 1x1 (um dólar igual a um bitcoin), a base igual à altura. Ao olhar para a cotação máxima que esta moeda atingiu - 55.300 dólares - percebe-se o desiquilibrio (ou risco) iminente. De um momento para o outro pode colapsar e os detentores da moeda ficarão a ver navios. Para tanto bastaria um qualquer governo central, como o dos Estados Unidos ou União Europeia, decretar a moeda como ilegal e colocar sob a alçada da lei quem negociar com ela.
Vivemos num mundo louco e materialista, em que ser rico é objectivo único !!!
Cada bilionário que nasce da noite para o dia. Quantos pobres ficarão mais pobres à conta desses bilionários? Ninguém, honestamente, consegue enriquecer do seu próprio trabalho. Mas sim à conta das trafulhices.
ResponderEliminar