sábado, 20 de março de 2021

A sobremesa!

 Como já vos servi a comida e a bebida, falta só a sobremesa. Doce ou fruta, costuma perguntar o empregado de mesa todo solícito. Fruta, respondo eu, pois doces são proibidos para um diabético como eu. Fruta, não sou esquisito, gosto de toda, embora mais de uma que de outra.


Assim sendo, escolhi peras, tipo Rocha do Oeste português. Este tipo de pera é talvez o melhor de todos e uma riqueza do nosso país que o exporta às toneladas. Exportam tanto que às vezes não chega para nós que tanto gostamos delas.


Mas comecemos pelo princípio. Como, além de as comer, também gosto de as cultivar e na meia dúzia de palmos de terra que tenho já plantei diversas árvores que, para meu grande azar, nunca deram nada que se visse. Já plantei diversos tipos de pereiras, umas rocha e outras não, mas fui sempre mal sucedido, acabando por arrancar as árvores ao dim de alguns anos.


Talvez o tipo de solo, ou do clima aqui da Póvoa, não seja o mais adequado para essa cultura, mas o facto é que nenhum tipo de pereiras tem vingado cá em casa. Por isso, passei dois ou três anos sem árvores desse tipo, mas este ano deu-me vontade de tentar a sorte. Comprei uma, no mês de Janeiro, plantei-a e fiquei à espera até começar a Primavera para ver se se enchia de flor.

Como hoje é o primeiro dia da dita Primavera, fui até ao meio da horta para ver a pereira florida, mas só encontrei folhas. De flores nem o rasto, ou seja, peras também não vai haver. Por acaso não insisti na Rocha que me tem dado azar, mas com esta parece que não vou ter melhor sorte. O remédio é esperar até à Primavera de 2022 e ver se a sorte muda.


Uma vez, fui até à Galiza visitar um camarada fuzileiro que para lá casou e nunca mais regressou a Portugal. Ele vive numa pequena cidade do interior, a norte da nossa cidade de Chaves e tem uma horta relativamente grande que é atravessada por um riacho. Nessa horta, encontrei várias árvores de fruto, entre elas 3 ou quatro cerejeiras recém-plantadas - que não tinham mais que a minha altura - carregadinhas de flor. Se cada flor desse uma cereja, precisaria de uma cesta bem grande para as colher todas de uma vez. Nesse dia, fiquei com inveja do sucesso dele, pois nunca tive uma árvore assim tão pequena e com tanta flor. Não estive lá no dia da colheita, mas acredito que não deve ter tido razão de queixa, como eu tenho agjora com a maldita pereira que comprei!

4 comentários:

  1. Não sou apreciadora de frutas que não sejam muito sumarentas, como o melão, a melancia, a romã, a manga, as uvas, as tangerinas e clementinas, a laranja, que infelizmente não posso comer, por razões de saúde. Das restantes a pera é aquela que como melhor embora o faça raramente.
    Abraço, saúde e bom domingo

    ResponderEliminar
  2. Resposta:
    A Primavera começou ontem. Não é verdade que leve três dias a entrar no hemisfério norte. Aqui a explicação.
    https://oal.ul.pt/equinocio-da-primavera-2021/
    Abraço e saúde
    https://oal.ul.pt/equinocio-da-primavera-2021/

    ResponderEliminar
  3. Eu gosto de toda a fruta. Comia uvas, laranjas, melão e figos com pão. Mas tive que mudar esses hábitos porque senti que me fazia mal ao estômago. Agora como a fruta antes das refeições e já me sinto melhor.

    ResponderEliminar
  4. Bom dia
    Á quem diga que a sobremesa é o melhor pois fica para o fim , e eu se disser o contrário minto , pois tambem é o que mais aprecio , seja fruta ou doce .

    JR

    ResponderEliminar