terça-feira, 6 de fevereiro de 2018

Economia - Política !

O meu camarada Leiria gosta de discutir política, mas ele prende-se às grandes questões internacionais e aos grandes "players" que jogam nesse xadrez, mas eu com esses não quero nada, porque eles fazem e desfazem, viram o mundo do avesso, movem biliões de dólares de um lado para o outro com um só piscar de olhos e nesse mundo nós não cabemos. E gastar o meu latim para cair em saco roto é coisa que não me entusiasma.
Já no que concerne à política local que envolve pessoas que conhecemos mais de perto, a música é outra. Eu dou-vos um exemplo. O Miguel Cadilhe é um rapaz da minha idade (uns poucos meses mais novo), nasceu em Barcelos, onde eu também nasci, estudou no Liceu Nacional da Póvoa de Varzim (agora já não se chama assim), por onde também eu passei e ...


A partir daqui é que os nossos percursos divergiram. O pai dele tinha dinheiro para o manter a estudar e o meu mal ganhava para dar de comer aos muitos filhos que pôs neste mundo. Eu fui .para a Marinha, como voluntário, e ele foi para a universidade estudar Economia e saiu de lá doutor. Já foi ministro das finanças de dois governos, pegou no BPN por alguns meses, mas não o deixaram continuar. Quem sabe teria tido mais sucesso o seu plano que o do ministro "beiçolas" da Maia que já nos levou perto de 10 mil milhões.
De vez em quando aparece numa entrevista que algum jornal publica para encher as páginas e vender o papel. Foi o caso, hoje, e ao ler a entrevista (que não era grande coisa) lembrei-me de falar-vos nele, já que o considero melhor economista do que muitos que andam por aí. O azar dele é pertencer ao PSD e os laranjinhas não têm tido muitas oportunidades de estar no poder. E, para além disso, os tachos não chegam para todos e não é fácil distribuí-los. Já se a escolha fosse feita na base da competência, outro galo cantaria.
A entrevista dele relacionava-se com as cativações (palavrão economês que significa reter uma parte do que foi orçamentado para uma certa despesa) de que o ministro Centeno é tão amigo, bem à moda do que fazia o Salazar, e ao investimento público que sofre com elas. Meter o dinheiro na gaveta com medo do amanhã é boa política, mas cria outros problemas. Como em tudo na vida, o segredo é saber até onde se pode ir, quando se envereda por um certo caminho. Toda a gente percebe que o investimento público está reduzido ao mínimo dos mínimos, mas aumentá-lo significa aumentar a dívida também e aí eu voto contra. Quando a economia crescer mais um pouco, podemos usar os ganhos para "algum" investimento público. Pedir mais dinheiro emprestado para isso, considero um erro.
Mas, como ninguém me ouve, de pouco serve a minha opinião. Se o PSD ganhar as próximas eleições (milagre em que eu não acredito) talvez o Rio convide o meu conterrâneo para ministro das finanças e com isso ganhe o meu voto. E é já no próximo ano, não se esqueçam. A partir do verão começa a campanha.

7 comentários:

  1. Últimamente os meus comentários desaparecem como por milagre... experiências UM, DOIS, TRÊS... Vamos a ver se este fica.

    ResponderEliminar
  2. Eu diria, (percebendo pouco de política), que nem que vivesse no meu prédio eu não o conhecia porque aqueles lugares em Lisboa estão todos viciados e seja quem for que se sente neles, fica hipnotizado e só começam a ver milhões nas suas contas, querem lá saber do zé que que os meteu lá! É o que penso deles todos sem excepção.

    ResponderEliminar
  3. Conheço pessoalmente o Dr. Miguel Cadilhe . Enquanto funcionários do BCP (ele Administrador eu simples gerente), tivemos algumas reuniões de trabalho . Tenho do teu conterrâneo uma ótima impressão ( Competente, simpático, disponível e bom conversador). Tenho-o como pessoa honesta .

    ResponderEliminar
  4. .
    Nos anos 90,0 então ministro das finanças Miguel Cadilhe, era meu vizinho e tinha 24 horas dia,um agente da PSP de vigilância na portaria.
    Por tabela,usofruí dessa mordomia gratuitamente...!!!
    .

    ResponderEliminar
  5. Mais uma grande seca,
    a campanha eleitoral
    tudo o que não presta
    do que bem faz mais mal!

    Penso que entre uns e outros
    venha o Diabo escolha o melhor
    eles querem é encher os bolsos
    do que está talvez fique pior?

    ResponderEliminar
  6. É Suja a política que nos rege, mas…

    Carlos; Rumo ao cerne da conversa; penso, pelo que aludes, que estás mais ou menos a par da minha posição no 'spetrum' político. Sem expandir em excesso, para não meter mãos pelos pés vou falar sobre uma árvore que simbolicamente representa, para quem não aceita o avanço totalitário a todos os níveis: politico, religioso, financeiro e não só, da BANCA que tem vindo a governar todas as almas deste Mundo de Deus à séculos!?
    Logo após o desmantelamento dos Templários lá por volta dos 1310; várias Sociedades Secretas foram implementadas e prevalecem até aos dias de hoje: umas boas, como a Ordem de Cristo, outras nem tanto e, outras ainda, dum calibre aterrador!
    Descobertas marítimas foram realizadas, criou-se a escravatura, comercializou-se whisky, negociou-se ópio entre outras drogas, sem faltar os “olhos de vidro e pernas de pau”; pirataria no seu melhor, muito em especial a pirataria legal holandesa para com os portugueses. (Grande Figo que aquela tua cabeçada, num deles, soube a pouco num dos campeonatos idos!)
    Essa árvore, no desenho, claro, é enorme de copa, com um tronco robusto e as raízes imensas e bem agarradas também! Na sua simbologia temos a copa, sem folhas, que representa todas as organizações de informação desde a conversa de café do Zé da Moca, até às grandes cadeias de Televisão, rádio, jornais, revistas etc., todos e cada um, com a sua missão e, todos numa ilimitada diversidade (...) Mas graças à ’SOCIAL MEDIA’ através da Net, MILAGRES têm-se concretizado! Graças ao Senhor!
    Como dedução minha: nos galhos, nós, como fossemos saltitantes passarinhos a chilrear de braça em braça: barafustamos, gritamos, chamamos nomes, choramos, rangemos dentes e cantamos o fado como lamento Luso no que refere à vida do dia-a-dia em TODOS OS ASPECTOS... Tempo perdido, porque quem manda, no seu bom-rir de gozo, é esse o CIRCO que nos impingem! É Circo, meus compatriotas do mundo, é Circo!
    Façamos de urso no Circo que vamos longe oh se vamos! Quando a única mas pobre hipótese é o voto que ainda nos deixam ter nos países da Europa e pouco mais! - Mas, como pergunta do dia dizem muitos, votar em quem se são todos iguais?
    Se eu vos perguntar, sem que interesse aqui o gostar ou não do Trump, como foi possível ele ganhar quando, muitos, e mais ricos, o não conseguiram?
    Apesar de ter pouco mais do que ninguém do lado dele; foi o ter concorrido agregando-se a um partido existente, o que nunca foi feito antes mas sim como independentes, foi a SANTA SOCIAL MEDIA alternativa: Twitter, FB, YouTube entre outras, o seu trabalho árduo de 5 e mais convenções diárias na campanha por ele financiada!
    Trouxe o Trump, o mais odiado homem no mundo, à baila só como exemplo de como tudo na vida política é possível! Não podemos não baixar os braços!
    Se interessar abordarei o que concerne ao simbólico Tronco da Árvore na próxima…

    Saúde política a todos!


    ResponderEliminar
  7. Liberals only allowed to ask co-worker out once. After that it's a serious offense.
    At Facebook and Google, employees can only ask a co-worker out once. If they're turned down, they can't ask again. "I'm busy" counts as a "no."

    From The Wall Street Journal:

    Vejam mais uma dos Globalistas da ONU destruidores do espírito humano, criaram mais uma lei a limitar a liberdade de sexos que passa ser mais restrita com o politicamente correcto! Ao ponto de não poder pedir namoro; portanto uma possível união conjugal, vai porta for!

    Tradução;
    "Liberais, companheiros de trabalho, só são permitidos a pedir para sair com eles uma vez. Depois disso é considerado uma ofensa séria.

    Nas companhias Facebook e Google, trabalhadores só podem convidar uma vez, se forem rejeitados nem que fosse pelo facto de dizerem "estarem ocupados" conta como uma rejeição".

    Afinal o que é isto? Mais uma liberdade que é limitada a duas pessoas, nos é roubada?!
    Concordam com isto?

    ResponderEliminar