quarta-feira, 21 de janeiro de 2026

Uma questão de idade!

 Há coisas que melhoram com a idade. Como o vinho do Porto, por exemplo! Mas para que melhore tem que ter uma qualidade intrínseca, qualquer coisa que já nasceu com ele ou conseguiu obter das experiências vividas.

E também há coisas que vão piorando conforme os anos lhes passam por cima. Prefiro não dar exemplos para não ser acusado de sectário! Mas há um exemplo de coisa que tem piorado bastante e eu sou uma testemunha viva do estado a que a coisa chegou. Chamar-lhe coisa foi o melhor que consegui, pois o crápula do Trump não merece ser considerado uma pessoa, como todos nós que habitamos este planeta Terra.

Fez, ontem, um ano que o estamos a aturar nesta sua segunda passagem pela Casa Branca. Na primeira passagem também fez das suas, mas nada que se compare ao que vem fazendo, desde o dia 20 de janeiro de 2025. Ele tem uma mente doentia e só morrendo ficará curado!

Duas coisas eu retive na memória, daquilo que ontem foi desfiado pela CNN nas cerimónias comemorativas do 1º aniversário deste seu último mandato (graças a Deus que não poderá repetir), a primeira foi que duplicou a sua fortuna, nestes últimos 365 dias e a segunda foi que ganhou 1.400 milhões de dólares nesse período. Nem preciso de ser um mágico para perceber que o homem entrou na Casa Branca com uma fortuna de 1.400 milhões e com as suas maluqueiras, e alianças com o Elon Musk, já é dono de 2.800 milhões. Matemática simples!

Os anos que lhe têm passado por cima têm-lhe feito muito mal à cabeça. Esta de se fazer amigo do Putin e declarar guerra a toda a Europa, seja por causa da Nato, da Ucrânia, ou da Groenlândia que ele cismou que tem que ser anexada aos EUA. Aliás, ele já foi avisando o Canadá também está nas suas contas e que já o considera o 51º estado da união. Não se percebe ainda muito bem se aquilo é uma mania das grandezas ou se há lgo mais escondido aí.

O Vladimir "Russovsky" Putin começou a padecer de uma doença semelhante, nos últimos dez anos, o seu desejo de se transformar no Czar de todas as Rússias, como Pedro, o Grande, deu-lhe volta ao miolo. E tem passado por cima de muita coisa para tentar lá chegar, a vida de mais de um milhão de cidadãos russos sacrificados nessa caminhada parecem não o incomodar, minimamente.

Penso que a convivência com essa personalidade é a culpada do estado de saúde (mental) do presidente dos States. Se ele pode, eu também posso, deve ter pensado! E as notícias veiculadas na imprensa mundial sobre as riquezas acumuladas por Putin, desde que assumiu a chefia do país, despertou-lhe a cobiça. Ele ficou rico a governar um país pobre como a Rússia, eu posso ficar muito mais a governar o país mais rico do mundo!

Começou por mandar aumentar em 150% as comparticipações para a Nato, continuou com a história das tarifas impostas a todo o mundo e assaltou agora a Venezuela para lhe ficar com o petróleo. Quer fazer da Faixa de Gaza uma Riviera do Médio Oriente, construindo e vendendo propriedade construída com dinheiro dos outros em terra que lhe não pertence. Assim, não tarda, multiplicará os seus 1.400 milhões, dez vezes e talvez ultrapasse a riqueza do velho Warren Buffett, cuja fortuna já ultrapassou os 40 mil milhões.

E o domínio da Groenlândia, mais que para se proteger de russos e chineses, cheira-me a negócio de minérios raros que lhe faltam em casa. E agora deu-lhe na maluqueira de reunir em Davos os dois grandes líderes comunistas, Jimping e Putin que somados a ele próprio compõem o trio dos mais poderosos do planeta. Imagino o tamanho do ego dele, qualquer dia dá um estouro como o sapo que também queria ser o maior lá do sítio!

O Criador tem mais que fazer do que atender às minhas maluquices, mas peço-lhe que pense nos milhões de inocentes que esta criatura pisa debaixo dos seus pés todos os dias e lhe mande uma doençazinha daqueles deixam um gajo a babar-se todo e sem dizer coisa com coisa. Daí talvez o internem e arranjem alguém menos doido que ele para gerir os destinos de todos os "native and non native americans"!

2 comentários:

  1. Onde assino?
    Os três já mostram fragilidades no andar, de demência e cansaço!
    Beijos e um bom dia!

    ResponderEliminar
  2. O Trump perdeu completamente o respeito pela Europa por razões óbvias. Nunca na História da Humanidade países pagaram para serem invadidos e pior ainda nunca na História da Humanidade países sacrificaram os seus adultos & crianças para alimentarem terroristas, grávidas, criminosos e o diabo a 7... Alguém que me explique como é possivel o Director da PJ em Portugal gastar dinheiro numa Operação a que chamou Operação Irmandade (muçulmana) para regastar T-shirts e um exemplar do expresso da cela do Mário Machado. Neste momento ninguém de boa fé tem respeito pela EC quanto mais o Trump.

    ResponderEliminar