quarta-feira, 7 de janeiro de 2026

As figurinhas que repartiram o mundo em 3!

 


Para lá dos bonecos e das piadolas, mais ou menos bem conseguidas que circulam pela net, já todos percebemos que afinal o que mais pesa na balança é o petróleo e o valor incalculável que tem para a economia dos grandes players do mercado. O que levou o Putin a invadir a Ucrânia, o Trump a meter-se com a Venezuela e ameaçar tomar conta da Groenlândia (o Canadá fica reservado para a próxima fase) são apenas interesses económicos e mais nada.

Há dias, vi um boneco que circulava no Facebook e mostrava o mundo dividido em 3 partes. Uma linha vermelha, quase coincidente com o meridiano de Greenwich, dividia o mundo em duas metades  e a metade do lado direito, onde aparecia a Europa, Ásia e África, também dividida ao meio. A legenda deve ter sido escrita por Trump, pois dizia assim: ME, do lado esquerdo da linha vertical, Putin, do lado direito em cima e Xi, do lado direito em baixo.

Ou seja, a União Europeia na sua totalidade debaixo da pata do urso da Sibéria. A inoperância dos líderes europeus, os 27 e os outros que estão no mesmo barco, leva-nos a crer que, de facto, isso possa vir a acontecer. O mundo é governado por quem tem mais ogivas nucleares, mais braços armados, mais dólares e menos vergonha. O tempo da OTAN e da ONU é passado e não tem qualquer futuro.

A Liga das Boas Vontades, parece que é este o nome dado aos mandantes europeus que têm andado numa roda viva para ajudar a Ucrânia, mas não querem hostilizar, directamente, o manda-chuva do Kremlin, bem pode tornar-se numa organização que defenda os nossos interesses sem contar com a ajuda dos EUA que, enquanto o Trump mandar, deixaram de ser confiáveis. Como só a Noruega tem petróleo e não quis fazer parte da União, temos que puxar pela imaginação para não ficar para trás no confronto com as 3 figurinhas da imagem acima!

2 comentários:

  1. O que está acontecer é uma trrapalhada muito perigosa feita pelos cretinos que só pensam neles e não no povo!
    Beijos e um bom dia!

    ResponderEliminar
  2. 'A Europa vai desmoronar-se por ela própria' a frase é do Viktor Orbán mas neste momento há muito europeu a concordar com o homem... Impossível a um continente receber tanto muçulmano e esperar que o Divino Espirito Santo os proteja. Basta ler a história dos paises conquistados pelos seguidores do profeta Maomé para chegarmos a conclusões. Dito isto se houver guerra os europeus tesos e a rezar de kupoar serão meramente espectadores entre qualquer problema que surja entre Putin, Xinoka & Trump.

    ResponderEliminar