quarta-feira, 28 de janeiro de 2026

O debate e as Bandidas!

 


Ontem, preferi não ver o debate entre os dois candidatos, aproveitei o tempo para ver um filme. Calhou-me na rifa o filme Bandidas, uma palhaçada ao estilo western passada no México, ou na zona de fronteira com esse país.

As bandidas eram duas brasas que assaltavam bancos para arranjar fundos para os revoltosos mexicanos comprarem armas e munições para alimentar a guerra contra o colonialismo espanhol (creio eu). Posso garantir que fiquei melhor servido com as aventuras e desventuras das bandidas do que se me tivesse entretido a ver o Ventura a desancar o Seguro e este sem saber onde se esconder.

O debate foi tão sem surpresas que nem os noticiários desta manhã a ele se referem, preferem andar a correr o país para ver o que a depressão Kristin deitou abaixo e mostrar-nos, como se isso fosse a coisa mais importante das nossas vidas. A Roda Gigante da Figueira, uma árvore aqui, outra ali, um morto esmagado dentro da sua carrinha de distribuição do pão é assunto para entreter as almas lusas. Nada que se compare com a Guerra da Ucrânia ou as tropelias do Trump que prometeu atacar o Irão (de novo) só para mostrar quem é o maior, mas dá para consumo interno.

Voltando ao debate, eu não sei se atribua a pouca qualidade daquilo aos candidatos ou aos jornalistas, um de cada um dos 3 canais generalistas, que lhes punham as questões. Esse tipo de conversa que tem muito mais a ver com o governo do que com a presidência deixa-me furioso. O PR é obrigado a publicar as leis que vêm do Parlamento, mesmo que as devolva duas vezes para que o texto seja ajustado àquilo que o PR quer ou o Tribunal Constitucional exige.

O Ventura aproveita para fazer o maior barulho possível, já a pensar nas próximas legislativas que hão-de aparecer no horizonte, mais cedo ou mais tarde. O Seguro dá a vitória por garantida, baseado no resultado das sondagens que os 3 canais encomendam às empresas que descobriram uma boa maneira de ganhar dinheiro à conta disso e da falta de assunto que os canais de TV enfrentam. Eles bem mandaram o Sérgio Furtado mudar de residência para a Ucrânia, mas aquela guerra já não entusiasma ninguém.

Desse jeito, tudo o que o Seguro tem de fazer é encher-se de paciência e deixar os ponteiros do relógio girar e consumir as horas e os dias que nos separam do dia 8 de Fevereiro, em que ele virá ler o discurso que já pode ir preparando, antecipadamente, pois nada fará mudar o rumo das coisas. Votem neste candidato que ele é seguro, diz D. Aníbal Cavaco Silva, do alto da sua prosápia, como, em tempos, disse para confiar no BES de Ricardo Salgado que era o banco mais seguro de Portugal.

Isto tinha sido preparado para acabar numa disputa entre os candidatos do PS e do PSD, à moda antiga, mas a candidatura do Chega deitou tudo por terra. E depois, o rodinha 26 do PSD, o famoso Ganda Nóia, estragou tudo ao ser acusado de ser um abre-portas, um facilitador de negócios que lhe encheram o bolso de euros, como afirmou (e com muita razão) o almirante. Ele acabou por se queimar na fogueira que acendeu para queimar o pequenote e deixou-nos nesta situação de ter que escolher entre o mau e o pior.

Não há-de morrer ninguém por isso! Já, em 1910, quando caiu a Monarquia, foi um Deus nos acuda para encontrar um presidente que prestasse, pois cada um que era escolhido tinha defeito e durava pouco tempo no cargo. Teófilo Braga, Manuel de Arriga, outra vez Teófilo Braga e Bernardino Machado ocuparam o cargo nos primeiros anos e houve outros ainda que ocuparam o lugar até ao General Gomes da Costa e depois Óscar Carmona porem a coisa (ou a casa) em ordem. Já com a ajuda de Salazar, devo acrescentar, para pôr um ponto final nesta minha publicação de hoje que já vai longa!


2 comentários:

  1. Eu me pergunto : os portugueses sao assim tao burros que vao seguir
    a consigna do maior filho de puta que governou e presidio Portugal ?
    A unica coisa que fez de bem foi : rebatisou poço em fonte de Boliqueime .
    A mumia estragou a pesca e industria conserveira , fez vender toda a frota pesqueira aos espanhois . Se este Ranhoso tivesse vergonha no focinho
    desaparecia , para nos esquecer-mos de toda a merda que fez !
    O montemerda nao da consigno de voto , faz como Poncio Pilatos , mas os dias dele estao contados! E nossa fauna Suina que tem nas maos a façon
    de mudar o sistema e vao votar xuxalistas . Ja tem o cu calejado e podem
    continuar a ser enrabados !

    ResponderEliminar
  2. Este paragrafo e de um longo texto de Joao Neves... 'Somos o país europeu que mais acredita nos media tradicionais, o mais obediente, o que mais confia em quem o maltrata. Um verdadeiro síndrome de Estocolmo coletivo que só terminará quando já não restar nada'... Desliguem a Tv olhem o que se passa em Portugal e votem no Andre Ventura.

    ResponderEliminar