quinta-feira, 29 de fevereiro de 2024

Ser centenário aos 25 anos!

De quatro em quatro anos, o calendário ganha um dia a mais no fim de fevereiro. É o chamado ano bissexto, uma estratégia matemática para dar uma finalidade as 5 horas, 48 minutos e 47,5 segundos que sobram a cada ano solar – um problema para quem nasceu neste dia peculiar e faz aniversário só a cada quatro anos. Mas, neste ano, os nascidos em 29 de fevereiro têm a chance de comemorar, hoje, o aniversário na data exata. Na ausência dela, os aniversariantes têm de dividir os festejos entre os dias 28 e 1.º de março ou, simplesmente, deixar passar em branco.

Olha ela toda risonha por ter só 11 anos

Para mim, foi durante muitos anos, um dia em que trabalhei de borla para o patrão. Mas ainda me lembro, no meu primeiro emprego, depois de abandonar a vida de estudante, de receber o salário por semana e aí o dia 29 era igualzinho aos outros. Nesse meu emprego trabalhava das 08.00 às 18.00, de segunda a sexta, e no sábado das 08.00 às 11.00 horas. Assim se completava o horário de 48 horas semanais que vigorou até depois do 25 de Abril. E antes de acabar o serviço, ao sábado, lá aparecia o pagador com um carrinho em que trazia o dinheiro que ia entregando a cada um, colocando um visto, à frente do nome, na lista que trazia consigo.

Para saber se um ano é bissexto ou não basta dividir por 4 o número formado pelos dois últimos algarismos do ano em causa. Se der resto zero é bissexto. Exremplo: 2023 tirando os 2 primeiros dígitos fica 23 que dividido por 4 dá  5 e um resto de 3, significando que falta um ano para chegar ao bissexto).

Contas à parte, dou os parabéns a todo e qualquer um que teve a sorte (ou azar) de nascer neste dia !!!

1 comentário:

  1. Eliminei um dos comentários, conforme pedido e era de toda a lógica, e o segundo esfumou-se também. Como, não sei explicar.

    ResponderEliminar