quarta-feira, 21 de fevereiro de 2024

Pensar na vida!

Estava eu, aqui quietinho no meu canto, quando um pensamento me assaltou. Quando eu era pequeno, andava sempre atrás dos meus pais, agora que já sou grandinho, tenho filhos e netos, ando eu atrás destes. A minha filha andou por longe - é professora - e tantas voltas deu que acabou por vir parar aqui, à Póvoa, onde reside e ensina. O meu filho - que eu sempre quis fazer vendedor, pela facilidade que ele tem no contacto com os outros - já fez um pouco de tudo na sua vida e, no presente, é um empresário na Indústria de Malhas.

Eu nasci em Barcelos, mas de lá saí ainda pequeno e só lá ia um vez por festa. Como o meu filho assentou arraiais nessa cidade - um dos pontos mais marcantes da indústria malheira - passei a ir lá com frequência. Qualquer desculpa serve para fazer os cerca de 25 Kms que nos separam e ir à terra que nos viu nascer é sempre um agrado. Barcelos tem fama pelos jardins que sabe cuidar e, muito em breve, estará aí a Primavera, a estação das flores e isso será mais um motivo para ir até lá.

Mas, segundo parece, essa rotina vai sofrer uma alteração, em breve. O meu filho está a fazer planos para se mudar para uma freguesia de Santo Tirso que fica próxima de um nó de autoestradas (A7 e A3), o que facilitará a vida aos seus clientes que vêm do distrito de Braga, mas também do Porto, usando essas estradas, além da A11, para chegar até ele.

Logo que essa mudança aconteça, terei que dizer adeus a Barcelos e olá a Santo Tirso, para onde terei que virar a minha bússola. É assim a roda da vida, tenho que seguir os meus filhos, servir-lhes de muleta ou ampará-los se, por acaso, caírem. E enquanto posso, tenho o maior prazer em fazê-lo!

4 comentários:

  1. Andei a pesquisar essa maravilha de Jardim e descobri, com prazer, que o Centro Histórico de Barcelos está muito florido e bem cuidado. Conheço pouco a cidade e das poucas vezes que lá fui, quase não saí do Largo da Feira e onde se localizam os cafés que vendem os doces típicos, tais como as queijadinhas de Barcelos e os sonhos com ou sem molho...:)

    Tudo o resto são desabafos que li e não há opinião a dar.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Na prática há pouco mais para ver. A rua pedonal que sai do Largo da Porta Nova, em direcção a sul, onde ficam as lojas mais frequentadas, e o Centro Histórico em que se inclui a Câmara Municipal, é quase tudo o que interessa. O Parque da cidade, a norte do Campo da Feira, está abandonado, há já muitos anos, nem uma única flor ali nasce. E o resto são prédios de habitação que nasceram e cresceram à volta da cidade.

      Eliminar
  2. Menos mal que Santo Tirso fica a poucos Kms... Imagino o que não seria se o filhote decidisse mudar-se para 'Beyond the Black Stump' que em aussie calão significa 'onde o diabo perdeu os pantalones'.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ele desenhou uma figura geométrica que une as cidades de Barcelos, Braga, Guimarães e Marco de Canaveses e procurou um lugar que ficasse dentro dessa área e perto de um nó de autoestradas. E está em negociações para comprar uma velha fábrica abandonada que dista cerca de 5 Kms do nó da A7 com a A3.

      Eliminar