Esta velha expressão marinheira é usada amiúde, mas nem todos sabem o que significa. Ela tem origem na vida dos embarcadiços - tripulantes da Marinha Mercante - que vão a terra em cada porto e comem e bebem, como ninguém, para afastar o marasmo da vida a bordo. E claro que, na hora de pagar a conta é sempre mais fácil dividir a conta em partes iguais, independentemente do que cada um comeu ou bebeu. Eh, pá, tu bebeste mais que eu! E o prato que escolheste custa quase o dobro do meu! Usando o método das contas à moda do Porto está o problema resolvido, aquele que se sentir prejudicado pode-se na próxima ida a terra e beber o dobro, ou comer marisco.
Mas não é disso que vim aqui falar. O que está na ordem do dia são as contas «à moda do FCP». Com prejuizos inexplicáveis e capitais próprios negativos em centenas de milhares de euros, o Pintinha da Costa vê o resultado das próximas eleições em perigo. Ele já tem uma boa idade para se retirar e ir brincar com os netos, mas os 10 milhões de euros que ele decidiu que seria a sua recompensa anual pela sua dedicação ao clube, mexe-lhe com a caixa dos pirolitos. E como ele se casou (pela 5ªa vez) com uma gestora bancária, ele deve adormecer todos os dias a fazer contas com ela em como poderá investir esse dinheiro para lhe render mais uns trocos.
Isto digo eu, pois penso que ele já não deve ter pedalada para entreter a senhora, ainda uma fresca cinquentona, com joguinhos sexuais que lhe façam chegar o sono. Vai daí, a conclusão da conversa dela é sempre a mesma. Pensa que em 4 anos são mais 40 milhões que juntas ao teu pé de meia. E afinal não tens que fazer grande coisa, além de andares atrás da equipa, para onde quer que ela vá, e fazer uns discursozitos a puxar à lágrima dos adeptos, e das adeptas também, pois elas são ainda mais ferrenas que eles.
E pronto, lá vai ele concorrer de novo e afirma para quem o quer ouvir que pretende cumprir o próximo mandato até ao fim. Como se ele soubesse a hora em que a malvada o virá buscar! O que eu gostava que ele saísse derrotado, para acabar com esse ciclo de corrupção e malandragem que ele instalou no clube e no futebol português. Todos os altos cargo ligados ao futebol lhe prestam vassalagem, como se ele fosse um rei (como afirmaram, ontem, os super-dragões).
O dia 9 de Fevereiro deste ano vai ficar na história como o dia em que ele, o rei dos dragões, fez o milagre de transformar as contas negativas em positivas, usando um subterfúgio que não deveria ser permitido. Há uns anos atrás, com falta de dinheiro, ele fez um empréstimo obrigacionista, hipotecando os valores devidos pelas transmissões dos jogos em casa, na casa dos 60 milhões. Agora, limitou-se a fazer outro empréstimo pelo mesmo valor para saldar o primeiro, ou seja, protelou o pagamento das obrigações em 4 anos e injectou esse valor nas contas para as passar de negativas a positivas. Mas isso é um truque barato que a Federação não devia autorizar e os responsáveis pelo MVM deviam recusar, quando lhes foi comunicado.
Ainda não ouvi comentários dos habituais comentadores que são os reis do "bota-abaixo", mas não deve tardar. A mim parece-me uma operação nada recomendável, mas vou esperar para ver o que vai acontecer, daqui até às eleições, no próximo mês de Abril.
Bom fim de semana e portem-se mal para ver se tiram algum gozo da vida !!!
Bom fim de semana e há que fazer contas à vida .
ResponderEliminarJR
Para além das contas, hoje, temos que bater o Guimarães e o seu treinador já avisou para termos cuidado com os Silvas. Suponho que se refere ao Tiago e ao Jota, mas vou conferir no site do Zerozero.
EliminarPara já, contas à moda do Porto não é nada do que diz nesse primeiro parágrafo! Dividir a conta em partes iguais não é, nem nunca foi, nada disso.
ResponderEliminarSe quer aprender um pouquinho mais, saiba que tal expressão representa cada um pagar o que comeu... e não irei acrescentar: "digo eu"...!
Quanto ao resto, tomara eu dar conta da minha vida...Quero lá saber da vida financeira alheia ou dos Clubes. É tudo farinha do mesmo saco.
E faça favor de responder aos comentários se não quer ficar a falar para o boneco...
Estou a sentir-me atacado! E logo pelos dois flancos!
EliminarQuanto a entrar em diálogo com os comentadores é um costume que tenho que aprender, pois o meu lema, até agora, foi pagar a visita com um comentário no blog do comentador. Assim são dois trabalhos, mas entendo o ponto de vista!
TINTINAINE,
ResponderEliminarEXPRESSÃO MAIOR ENTRE OS BLOGUEIROS DAQUI, DAÍ E DE ACOLÁ!!!
DESCULPE-ME POR DIGITAR EM CAIXA- ALTA, MAS ESTOU SEM DINHEIRO PARA TROCAR MEU TECLADO. CONVIDO VOCÊ A LER O MEU BLOG "HUMOR EM TEXTO" E SABER A VERDADE SOBRE NOSSO QUERIDO MACHO ALFA, O PRESIDENTE DOS "STATES", BIDEN!!!
NINGUÉM VAI TE ENGANAR DEPOIS DAQUELA POSTAGEM.
FELIZ CARNAVAL E UM ABRAÇÃO CARIOCA.
Vou já a correr, fiquei curioso! A caixa alta até dá jeito, pois os meus olhos já tiveram melhores dias.
EliminarNa Briosa o dinheiro era pouco e contas separadas sempre foi norma.
ResponderEliminar