segunda-feira, 19 de fevereiro de 2024

Os 4 irmãos marinheiros!

Ontem, gastei todo o tempo que tenho destinado à internet a procurar uma publicação em que falava e continha as fotografias dos 4 marujos que saíram dos 7 irmãos Alves da Silva. Azar meu, não encontrei nada! Fui ao arquivo do Blogger onde ficam guardadas todas as fotos que publicamos - verifiquei que muitas já lá não estão - mas não encontrei nada. O texto não era importante, mas queria recuperar os números de matrícula deles, especialmente, dos dois mais novos, pois os dois mais velhos continuam vivos e prontos para responder a qualquer pergunta do cronista.


O primeiro dos 4 fui eu mesmo, todos conhecem a minha fronha e já sabem que o meu número é 16429, do recrutamento de Março de 1962 e Classe de Fuzileiros.

O segundo foi o meu irmão Davide (assim mesmo com "e" no fim, como consta no Registo Civil de Barcelos) que marchou para os fuzileiros, em Outubro de 1968 e ficou matriculado como 1491/68.

O terceiro foi o meu irmão Jorge (já falecido num acidente de viação) que entrou para a Escola de Alunos Marinheiros (EAM), no ano de 1978, falta-me descobrir se foi no recrutamento da Primavera ou do Outono, e foi para a Classe de Manobras. Algum dos irmãos teria que ser capaz de manobrar o navio, senão nunca poderíamos sair para o mar.

O quarto foi o Aires, o meu irmão mais novo (depois dele a minha mãe encerrou a fábrica que produzia rapazes bonitos) que se voluntariou em 1980 (também já falecido com um cancro no estômago) e seguiu para a Classe de electricistas, já que nunca tinha feito mais nada na vida a não ser reparar electrodomésticos, principalmente, televisores.

Quatro marujos, todos voluntários que entraram na Marinha ao fazer 18 anos. Eu acertei mesmo no dia do meu aniversário. O meu irmão Davide acertou no mês e os outros dois não sei, embora desconfie que o Jorge entrou no mês de Abril (aniversário em Fevereiro) e o Aires em Outubro (aniversário em Junho). Se eu conseguir recuperar as fotos que publiquei, há cerca de 10 anos, estão lá os números de matrícula e a partir deles sabe-se tudo.

Já mudei de computador tantas vezes que perdi os arquivos fotográficos, embora tenha tentado copiar sempre tudo, deve-me ter escapado qualquer coisa, pois no meu computador não portátil houve uma avaria e foi para a oficina reparar e deve ter sido aí que parte dos ficheiros se foram. Há anos que o não ligo, mas acho que ainda funciona. Tenho que lá ir tentar e ver se descubro algo..

E é tudo por hoje, nem quero falar no Benfica (que ontem ganhou com um resultado gordo) para não dar azar. Que continue assim, ganhando ao Toulouse que é disso que os jogadores precisam para ganhar moral e forças nas pernas!

2 comentários:

  1. O segundo marujo é Filho da minha Escola e é óbviamente uma cara conhecida. Aqui há uns anos em conversa num Café com vários camionistas em Espanha soube que o David(e) andava sempre com a boina no camião... What a small world!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. E no primeiro camião que comprou para os transportes internacionais tinha uma faixa em letras garrafais que dizia «Filhos da Escola». Acho que tenho, em qualquer lado, uma foto desse camião!

      Eliminar