sábado, 24 de fevereiro de 2024

É muito triste ficar viúvo!

 


A foto foi tirada num dia de alegria, em que os «filhos da escola», da minha claro, se reuniram para confraternizar uma vez mais. E este convívio ficou na História, porque foi o último a que assisti. Houve, alguns anos depois, 2 ou 3 convívios organizados pela filha de um dos camaradas, tipo negócio de família para fazer dinheiro, mas os preços pedidos eram exagerados e a malta deixou cair o hábito de se reunirem uma vez por ano para matar saudades. É claro que a idade também teve o seu peso nessa história, cada vez menos e cada vez mais incapacitados, adivinhava-se que em breve deixaria de se registar. Aqueles que fizeram carreira na Marinha e moravam todos na zona de Lisboa, de um lado ou outro do Tejo, queriam que se continuasse com a festa, mas teria que ser em Almada, Cacilhas ou no Barreiro. Mas essa ideia não recolheu votos suficientes para ir avante.

Mas hoje é um dia triste para o camarada que aparece na foto mais à esquerda. A esposa dele vinha sofrendo de várias maleitas, desde há algum tempo e anteontem finou-se. Hoje será cremada e as suas cinzas retornarão pó de onde provém, segundo reza a oração fúnebre da Igreja Católica Apostólica Romana. Gostaria de estar presente para ele sentir que não está só, neste momento triste, mas a Quinta do Conde, em Coina, fica-me demasiado longe.

Quem de novo não morre, de velho não escapa! Isto é um ditado popular que cada vez faz mais sentido na minha cabeça. Eu e todos os meus camaradas da Marinha, aqueles que ainda estão vivos, continuamos esta corrida, uma prova de fundo, já com a meta à vista. Um a um iremos caindo e não há que estranhar isso. Eu só peço ao Senhor do Bonfim que não doa muito!

Uma última consideração sobre este acontecimento é que são os homens que costumam ir primeiro, deixando para trás as viúvas para chorar as mágoas e enfeitar a campa, no Dia dos Fiéis. Mas, atenção, nem sempre essa regra é respeitada!

4 comentários:

  1. Bom dia
    Infelizmente nunca participei nesses convívios , já que também nunca fui militar .
    Em relação à viuvez já posso dizer algo , pois há dez anos que estou nessa situação e acreditem que quem fica só , não é nada fácil.

    JR

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Então temos que emendar o brinde mais repetido na Marinha, quando levantamos o copo, "que as nossas mulheres nunca fiquem viúvas"!

      Eliminar
  2. Da minha companhia com uma média de 72/77 anos já foram uns tantos. Sentimentos à família enlutada.

    ResponderEliminar
  3. Nem sei que diga! Lamento a solidão do seu amigo, certamente que sim, mas ver sofrer quem se ama e nada poder fazer, também não é nada fácil.
    Sinto muito, por ele, o seu amigo.
    A senhora descansa em Paz!

    ResponderEliminar