sábado, 17 de fevereiro de 2024

Criador de conteúdos digitais!

 


O meu camarada e filho da escola, Almeirim, fez 80 aninhos no Dia dos Namorados, esta semana. Lembro-me de ter estado ao telefone com ele, há alguns anos, e ele me ter dito que devia baixar a bolinha, pois era mais velho que eu. Que grande coisa, 23 dias mais velho!

Pois o Almeirim casou com uma mulher da sua raça, com quem teve duas filhas, e só Deus sabe porquê abandonou-as em Portugal e foi viver para Moçambique. Casou-se ou juntou-se com uma "escurinha" e teve com ela mais alguns filhos. Depois de algumas pesquisas e pedidos de ajuda aos amigos de Moçambique, recebi uma mensagem de uma amiga e vizinha do Almeirim que me pôs em contacto com a sua filha mais nova.

A razão por que andava à procura dele era a mesma que me levou a mover o céu e a terra para encontrar todos os camaradas da CF2, a unidade de fuzileiros que foi para Moçambique, no Outono de 1962, e de que ambos fazíamos parte. Ele era um dos 6 que tinham saído da Marinha e de Portugal e acabei por localizá-los a todos.

Hoje, sábado dia 17 de fevereiro, 3 dias depois do seu aniversário, a filha mais nova organizou uma festa de aniversário para comemorar os 80 anos, meta que nem todos conseguem cortar. E para ter algo que o ligue ao passado, lembrou-se de me pedir para gravar um video a dar-lhe os parabéns, para ela lhe mostrar durante a festa de hoje. Não me sinto muito à vontade com estas modernices, mas lá gravei umas palavras para lhe enviar, uma vez no telemóvel, outra com a câmara do computador.

Os vídeos gravados com o smartphone ficam num formato ajustado para circular nas redes sociais, mas os gravados com a câmara do computador ficam num tamanho "monstruoso" que não conseguimos enviar por nenhum meio. Resultado, tive que andar à procura de um programa para comprimir aquilo que gravei e poder enviá-lo. Com a ajuda do meu neto mais velho, encontrei um site com um programa que me transformou o clip de 39 Megas num de 2,5 Megas. O limite para circulat no mail, assim como no Messenger, é de 25 Megas.

O que eu faço para manter os amigos felizes! Isso faz-me lembrar de uma piada que ouvi há pouco, em que um amigo dizia a outro: - Só vou ao teu funeral se prometeres que também vais ao meu!





Várias fotos do Almeirim que eu lhe enviei aquando
do seu 80º aniversário.

3 comentários:

  1. A partir de tudo o que li aqui, atentamente, retive o mais importante:
    No dia 08 de Março será a vez do nosso amigo Twenty-nine completar a bonita idade de 80 Primaveras. O que é isso? Nada! Com essa idade foi o pai do Júlio Iglésias; novamente pai! Exactamente, casou em segundas núpcias com uma mulher 40 anos mais jovem...
    E, afinal, quem é o criador de conteúdos digitais? O avô ou o neto?

    ResponderEliminar
  2. O destino marca-nos sempre a hora... Parabens ao camarada que pelos vistos ficou com o coracao em Mocambique e um aplauso ao Carlos Silva pela sua tenacidade e paciencia em encontrar velhos camaradas de armas.


    ...

    ResponderEliminar