Ontem, fiquei de luto pelo meu amigo Braulio que faleceu na terça-feira e foi cremado na sexta, no cemitério dos Olivais. Por isso não escrevi nada, sentia-me ... depressivo e não vos queria passar esse sentimento que era só meu.
O Braulio era um bom rapaz e um bom amigo, ele falava pouco, não chateava ninguém e cumpria o seu dever como poucos. Para além disso ainda me convidava a comer uns figos e beber um trago de aguardente de figo que os pais lhe enviavam de quando em vez.
Começo a acreditar que aquela conversa de só morrerem os bons é a mais pura verdade. Da maneira que vemos o mundo, com Putins e outros que tais, só pode ser por causa disso, os bons morrem e só ficam cá os maus para nos atazanar a vida.
A acrescentar à morte e posterior cremação do Braulio há ainda o caso do meu primo Zé Risso (que vocês não fazem a menor ideia de quem seja) que nasceu no mesmo ano que eu e sofreu um AVC que o atirou para uma cama do hospital. Estava o Braulio a entrar no forno e eu a subir no elevador até ao 5º andar para ver com os meus olhos como estava o primo. Pois, não estava muito bem, todo entubado, todo picado, todo pisado e com uns olhos que olharam para mim e não me reconheceram.
Há dias assim e quando calha a uma sexta-feira soam as campainhas do alarme para nos lembrar que foi numa sexta-feira que Jesus subiu ao Calvário e foi crucificado. Também altura e nesse lugar havia um grande número de maus que gritavam: - crucificai-o! A maior parte nem sequer fazia ideia do que se passava, faz-me lembrar da quantidade de portugueses que voltariam a votar no Costa se houvesse eleições depois das férias de verão. O que nos vale é o Marcelo ser uma espécie de Pilatos que lava as mãos e evita tomar uma decisão.
Desculpem lá este arrazoado que não era minha intenção trazer para aqui, mas essa do Braulio ser cremado e virar cinza, em vez de retornar ao pó da terra de onde veio, não me sai da cabeça. Já nem me lembro muito bem qual era o tópico que tinha escolhido para a minha crónica domingueira e parece-me ser tarde para voltar atrás e começar do princípio. Ordenar os nossos pensamentos, numa altura destas, não é um exercício fácil, eles fogem ao nosso controlo por mais que o tentemos evitar.
Bem, amanhã é segunda-feira e uma nova semana começa. Pode ser que seja uma semana boa e apague os sinais de tristeza com que acabou esta!
Os meus sentidos pêsames pelo amigo que partiu.
ResponderEliminarQuanto ao primo que sofreu o AVC, resta-me desejar que recupere e fique lúcido. A idade é uma valente porcaria... :(
Se eu fosse Deus, todos os seres humanos chegariam ao fim do seu tempo terreno, na posse de todas as suas faculdades mentais e físicas...
Aceite um abraço meu.
Há uns anos li num jornal cá do burgo: 'Como a a cremação está a conquistar os portugueses'... Já não me lembro o que dizia o artigo mas qualquer semelhança 'Como o socialismo está a conquistar os portugueses' deve ser pura coincidência... é que qualquer delas deixa um gajo doente! E depois de ler: 'Estava o Braulio a entrar no forno e eu a subir no elevador até ao 5º andar... ' ainda pior!!!
ResponderEliminarA cremação tem sido um negócio cada vez mais rentável para as agências funerárias.
Eliminar