sexta-feira, 2 de setembro de 2016

O poder das crenças!

O que têm em comum pessoas como o Padre Fontes e o Jerónimo de Sousa?
Para aqueles que não leram com atenção o título que dei a esta mensagem, ou que estão com preguiça para puxar pelo bestunto, eu já explico. Mas antes deixem-me fazer uma pequena consideração que me parece adequada neste contexto.
Um amigo que vira costas a outro por causa das suas convicções políticas é fraco amigo e a perda da sua amizade traz mais benefício que prejuízo. Pronto, está dito e quem quiser que entenda o significado desta minha declaração.
E agora vamos à explicação para aqueles que não sabem o que partilham o Padre Fontes que, hoje, dá início ao seu já famoso congresso de bruxos e bruxarias, em Vilar de Perdizes e o nosso mui conhecido Jerónimo de Sousa que, também hoje, abre a Festa do Avante na Amora. Crenças é o que eles os dois partilham e com a maior convicção.


O evento que ocorre, este fim de semana, em Vilar de Perdizes e se repete há mais de 30 anos, congrega o maior número de adeptos da medicina popular e da bruxaria. Milhares de pessoas acorrem a esta freguesia do concelho de Montalegre para conviverem com os seus pares (aqueles que acreditam na mesma coisa), para procurarem remédio para os seus males ou, simplesmente, fazerem turismo. Fabricantes de artesanato juntam-se à festa, pois muita gente junta é sempre uma oportunidade de negócio. Lembro que estamos em plena Lua Nova e um passeio nocturno, na esperança de encontrar o diabo, bruxas ou lobisomens pode ser um aliciante a ter em conta para quem gosta/acredita nessas coisas.

Aqui na Quinta do Cabo da Marinha
recentemente comprada pelo PCP

Também o evento que se realiza na Quinta da Atalaia, durante todo o fim de semana, levará até à Amora muitos milhares de pessoas. Uns para ouvir o Jerónimo de Sousa repetir as mesmíssimas palavras já ditas mil vezes, outros para ouvir música, comer umas febras e beber uns copos na companhia dos amigos e ainda os mais jovens que acreditam em tudo aquilo que não lhes roube a liberdade para fazerem aquilo que querem, mesmo que seja asneira pegada. E fazem muita asneira nestes dois dias e duas noites que começam, hoje às 18.30 horas, com o discurso de abertura do líder comunista.
E eu? Em que devo acreditar? No amor ou no poder do dinheiro? Devo rumar a norte e pedir ao Padre Fontes que cure as minhas mazelas, ou rumar a sul e pedir ao Jerónimo que mude o rumo deste país em quem já ninguém acredita?
Talvez esteja errado ao escrever ninguém. Há uma pessoa que tem a crença forte de que o nosso país se vai safar, o Professor Marcelo, e assim se pode juntar às outras duas personalidades mencionadas acima.
E vão três que pensam diferente de mim. Se calhar sou eu que estou errado, mas estou preparado para viver com esse estigma!

5 comentários:

  1. Gostei de ter lido. o que acabei de ler. Não acredito em bruxarias nem em lobisomens, também não acredito nos políticos. Todavia, acredito no poder do dinheiro, que os ricos cada vez mais têm à canta dos pobres. Sendo essa a, principal, causa do que está acontecendo neste pais!

    ResponderEliminar
  2. Não vejo necessidade de repetir o que o nosso amigo Eduardo acabou de dizer porque penso exactamente o mesmo! BOM FIM DE SEMANA AMIGOS.

    ResponderEliminar
  3. Hoje vou fazer intervenção. Não por causa dos bruxos ou dos políticos,mas sim, por aquilo que está escrito pelo Bloguista Carlos. Eu moro em Amora e perto da Atalaia e Quinta do Cabo(não sei se é da marinha)! Conheço o local e fico admirado como é feito este texto! Até parece que é o escritor que reside aqui e não eu! Os factos são verdadeiros. Mas eu vou acrescentar mais uns pozinhos:
    A festa começa hoje e vai até domingo. Este ano o espaço aumentou bastante. Tem sido um rodopio de obras apressadas com terraplanagens, esgotos, plantio de árvores e tendas, resumindo -Infraestruturas. O PCP fica bem servido para fazer futuramente a festa. Como conseguiu? consta-se que a Camara que é cumunista (vários anos)tenha dado aqui a sua ajudinha. Pelos vistos continua a ajudar pois nas vésperas da festa são as brigadas de limpeza da camara que deixam tudo limpinho. Diz-se baixinho que são dadas até outras ajudinhas.
    A festa tem sido grande e muito movimentada nos 3 dias(muitos autocarros, caravanas, tendas e até embarcações. A zona tem fronteira com as águas do tejo(baia do Seixal/Amora).
    Quanto aos frequentadores há de tudo: Novos, velhos, e crianças de vários extratos sociais. Boa musica e para todos os gostos e petiscos por todo o lado. Há quem diga que também se consome umas ervitas especiais mas eu sou apenas observador. Quem estará feliz será o comercio local mais próximo que não dá mãos a medir...mesmo com tendinhas por todo o lado. Até o Amora Futebol Clube tem estacionamento e banhos a pagar, claro. Como eles dizem:NÃO HÁ FESTA COMO ESTA.
    Bom fim de semana.

    ResponderEliminar
  4. Faltou acrescentar uma coisa importante:
    "A Corrida do Avante" que foi efetuada no domingo 0930 h, com partida junto ao Coreto em Amora com destino ao Seixal(sempre pela marginal)regresso e meta no recinto,(quinta do Cabo da Marinha),onde aguardavam os trofeus. Importa dizer que eram mais de dois mil concorrentes. Uma grande prova com atletas de vários escalões etários. Para terminar a festa existe o discurso do Secretário Geral do PCP Gerónimo de Sousa. Encerramento após a parte mais política da festa. NÃO HÁ FESTA C.....

    ResponderEliminar