sábado, 3 de setembro de 2016

Conceitos!

Porque será que se diz:
- Vou lá abaixo, até ao Algarve.
Ou ainda:
Hoje vou lá acima, até ao Minho.
Quem teria criado o conceito de "em cima" e "em baixo", quando se fala da Geografia Portuguesa? Várias vezes me tem assaltado este pensamento e comecei a tecer uma teoria que pode explicar essa dúvida.

Lembram-se nas nossas escolas, nos anos 50 do século passado? Com o quadro preto, um cruxifixo e as fotografias do Salazar e do Carmona lado a lado? Pois é, eu também me lembro. E na minha escola havia também, ao lado do quadro preto, um Mapa de Portugal, onde mostrávamos o que sabíamos da nossa Geografia. As serras, os rios e seus afluentes, as linhas de comboio e suas estações, além de muitas outras coisas que não vale a pena estar aqui a enumerar.
Pois a minha teoria baseia-se nisso mesmo. Quem fez o mapa resolveu pôr o norte em cima e o sul em baixo e quem o pendurou na parede da minha escola não podia pô-lo de pernas para o ar, de modo que o Minho ficou lá em cima e o Algarve cá em baixo. Pronto, já sabem quem é o culpado se lhe quiserem soltar os cães.
Assim sendo, o Baixo Alentejo não recebeu esse nome por ter menos montanhas, nem tão pouco por ter um nível de vida inferior ao do Alto Alentejo, mas simplesmente por aparecer por baixo do outro, no Mapa de Portugal.
E esta, hein? Toma e embrulha ... e goza o fim de semana o melhor que puderes!
E com um chapéu a tapar a moleirinha que o sol vai queimar durante o dia de hoje!

3 comentários:

  1. Qual é o que sofre mais,
    o que está em cima
    ou o que está por baixo?
    Qual é que goza mais
    o que está em cima
    ou o que está por baixo?
    O Alto Alentejo não tem praias,
    o Baixo Alentejo muitas tem
    pois é debaixo das saias
    que eles e elas gozam também!
    Ninguém tem culpa disso não,
    a água não corre do Baixo Alentejo
    para o Minho, por causa do Marão
    na Costa Vicentina, é que está o privilégio!

    Gostei dessa lição de Geografia,
    porque o mestre a bem explicou
    continuará com a barriga vazia
    ao fim do dia, quem não almoçou!

    Para ti, e para quem te acompanha, desejo um bom fim semana!

    ResponderEliminar
  2. Ora toma e embrulha, estes espectaculares poemas do nosso poeta que regressou inspirado na coisa! Eu estou de acordo que tudo o que está no interior este, está em cima, o que está no litoral oeste, está em baixo, porque a minha teoria é que nunca vi a água dos rios correr para cima, corre sempre para o mar e onde é que está o mar? Ensinem-me porque na escola primária não tive tempo de aprender tudo!

    ResponderEliminar
  3. Anda para aqui uma confusão que já não percebo nada.
    como o fim de semana é fraco em futebol, não vai haver grande rebuliço.
    então um bom fim de semana para todos dentro do melhor possível
    JAFR

    ResponderEliminar