terça-feira, 18 de junho de 2024

Pontapé de saída!

 

No futebol tudo começa com o pontapé de saída. Hoje, às 20.00 horas é a nossa vez de dar o pontapé de saída e ver no que isto vai dar. Ao que tenho visto, o favoritismo vale de pouco, a França viu-se à nora, ontem à noite, e safou-se com um auto-golo do adversário. Os grandes craques dos "galos" não conseguiram molhar a sopa.

Espero que não nos aconteça o mesmo, pois quero ver os nossos craques brilhar. E tanto os velhotes, como o Ronaldo, como os iniciados, como o João Neves e o Chico "espalha brasas". Vencer e convencer terá que ser o lema dos nossos rapazes. Logo à noite, voltarei aqui para fazer o meu comentário ao primeiro jogo desta prova em que estamos envolvidos.

-------------------------------------------------

No pós-jogo:

Quase perdi a vontade de voltar aqui e falar do que se passou, em Leipzig, no primeiro jogo da nossa selecção. Portugal jogou tanto que deveria chegar ao intervalo a ganhar por 3 ou 4 golos. Mas não aconteceu isso e foram para o descanso empatados a zero.

Depois, no arranque da segunda parte, os checos chegaram até à nossa baliza, remataram e fizeram um golo instalando o pânico entre as nossas tropas. Comecei a ver a coisa mal parada, pois após tantas tentativas sem uma única verdadeira oportunidade de golo, até um santo desanimaria. Mas, acabou por acontecer uma jogada trapalhona, dentro da pequena área dos checos, e um dos defesas deu uma joelhada na bola introduzindo-a na baliza.

Respirei de alívio e como eu toda a equipa técnica portuguesa, pois viam o tempo a passar e o resultado a manter-se inalterado e pouco vantajoso para o nosso lado. Os jogadores checos aceleraram o jogo e começaram a jogar mais ao ataque na tentativa de se adiantarem no resultado. Mas quem avança muito deixa a defesa desguarnecida e pouco depois o Diogo Jota esfarrapou-se todo e conseguiu introduzir a bola na baliza. Foi a alegria geral, muita festa e o marcador do golo a querer a bola para dedicar o golo à sua mulher (ou filho bebé), mas sem conseguir arrancá-la das mãos do guarda-redes.

Mas durou pouco a nossa alegria, o VAR avisou o árbitro que o Ronaldo, embora não tivesse participado na jogada do golo, estava em fora de jogo, no início do lance. E lá se foi o golo do Diogo Jota e ficou o bebé a chuchar no dedo, lá em casa, e nós em risco de acabar o jogo empatados, o que seria um enorme desprestígio para a nossa equipa dos apaixonados.

Aos 90 minutos e já eu meio preparado para admitir que sempre é melhor empatar que perder, o Mister decide meter 3 jogadores frescos e fazer um último pressing para tentar arrancar a vitória. Dois desses 3 jogadores são os favoritos do nosso seleccionador, sendo um o Pedro Neto que todo mundo achou um erro ser convocado e o outro o Chico "espalha-brasas" Conceição. E dois minutos depois de entrarem no jogo, engendraram uma jogada entre eles e fabricaram um golo que nos garantiu a vitória.

Se não fosse por este golo do Chico nem aqui teria vindo acrescentar estas linhas, pois me sentia enfadado com o fraco aproveitamento de tanto jogo criado em frente da baliza do adversário. Só em cantos levávamos uma vantagem de 12 a 0! Quem quer marcar golo tem que rematar mais e fazer menos rodeios. Razão tinha o Mister em insistir em trazer o espalha-brasas, pois em dois minutos ele encontrou o caminho da baliza, coisa que os outros craques não tinham conseguido em 92 minutos de jogo jogado.

E jogaram bem, mas isso não chega, é preciso marcar golos mesmo sem jogar bem. Como dizia o outro, primeiro é preciso ganhar o jogo e depois pensa-se em jogar bonito para arrancar aplausos à bancada! Ele era um verdadeiro cromo, mas nisso dou-lhe toda a razão.

Agora, vamos preparar-nos para bater os turcos, no dia 22, e espero que não custe tanto como custou este primeiro jogo!!!

3 comentários:

  1. Bom dia
    Todos estamos à espera de um bom pontapé de saída.

    JR

    ResponderEliminar
  2. Também estou a 'torcer' por um certeiro pontapé de saída...vamos lá acreditar em 'velhos' e novos.
    Se o "Chico espalha brasas", a que o Tintinaine se refere, for o Francisquinho Conceição...porque não?
    Força nas canetas, rapazes!

    ResponderEliminar
  3. Bom dia
    Aí esta o nosso comentador desportivo em ação.

    JR

    ResponderEliminar