quarta-feira, 12 de junho de 2024

E na França, como é?

"A ascensão dos nacionalistas e dos demagogos é uma ameaça não só para a nossa nação, mas também para a nossa Europa e para o lugar da França na Europa e no mundo", afirmou Macron.
"A extrema-direita é, simultaneamente, o empobrecimento do povo francês e a queda do nosso país. Por isso, no final do dia, não posso fingir que nada aconteceu", acrescentou.
As eleições legislativas antecipadas, que se realizarão a 30 de junho para a primeira volta e a 7 de julho para a segunda, é uma "decisão séria e importante" e um "ato de confiança".
"Confiança em vós, meus caros compatriotas, na capacidade do povo francês para fazer a escolha certa para si próprio e para as gerações futuras. Confiança na nossa democracia, em dar voz ao nosso povo soberano, nada é mais republicano", concluiu.


Gostei da atitude de Macron! Vocês não me querem? Pois tomem lá o lugar de volta e ofereçam-no a quem faça melhor que eu! Em Portugal fazem-se vergonhas para conservar o lugar a qualquer custo!

Vamos lá ver como reage o povo francês nestas circunstâncias. Muita gente gostaria de ver a Marine Le Pen no poder, não por confiarem que ela seja capaz de fazer melhor, mas porque estão fartos da conversa dos últimos presidentes que não foram nada de extraordinário, Sarkozy, Hollande e Macron, cada um com os seus defeitos.

A conversa de mandar tropas da UE para a Ucrânia deve ter sido a gota que fez transvasar o copo, guerra é bom para os outros, nós dispensamos, devem ter pensado os franceses na hora de pôr a cruzinha no boletim de voto. E assim o presidente Macron viu-se desautorizado pelos seus pares que preferiram votar na Marine.

E agora, Zelensky? Quem vai ajudar-te a combater os russos que estão cada vez mais atrevidos e prometem fazer em Karkiv o que fizeram em Mariupol? O Macron já tinha prometido que ia enviar os seus caças-bombardeiros Mirage para ajudar na defesa aérea e agora fico sem saber se tudo isso fica sem efeito ou se as promessas feitas são para cumprir, independentemente de que esteja ao comando, em França.

Eu não dou como dado adquirido que os franceses escolham Le Pen para os governar, mas na França mandam os franceses e temos que esperar até 7 de Julho para ver o que acontece.

Maldita política que complicas tudo!


Sem comentários:

Enviar um comentário