sábado, 1 de junho de 2024

Atravessei a ponte e aqui estou!

 Pois é, as pontes servem para nos possibilitar a passagem para o outro lado. E neste dia 1 de Junho temos muita coisa a encontrar, um novo mês, um verão que se aproxima a passos largos e muita festa para honrar os Santos Populares do nosso país. Outros países outros santos, os nossos são António que se festeja em Lisboa, o João que é do Porto e Braga e o Pedro que é da Póvoa e outras terras de pescadores.

A mim ainda me sobra um que é o S. Tiago e só aparece lá para o fim de Julho, mas disso falaremos quando chegar a altura.

O mês de Junho é o melhor do ano em muitas coisas. O frio e a chuva de inverno ficarão esquecidos durante, pelo menos, 4 meses, haverá festa, sardinhas e vinho um pouco por todo o país. E muita romaria, muitos manjericos, alho porro e marteladas na cabeça, basta escolher uma terra para festejar o santo, ou então ir a todas.

Eu próprio não sou, nem nunca fui, muito de romarias, só lá ia se houvesse raparigas bonitas e os inevitáveis comes-e-bebes, isso sim era a minha festa. E, agora, só na TV tenho disso (as garinas), pão, vinho e sardinhas não me faltam cá em casa e sem ter que cansar as minhas perninhas que não me carregam já para lado nenhum.

Aos 80 anos de idade sou obrigado a concluir que a festa está na nossa juventude e na vontade de desfrutar da vida o mais e melhor que se puder. Perdida essa dita juventude poucas coisas fazem sentido na nossa vida. T'arrenego, Satanás, hoje não está no programa falar de coisas tristes!

3 comentários:

  1. E lá atravessou a Ponte a pé, chegando a um mês que também gosto muito. Foi num 24 de Junho que nasceu o meu rapaz...adoro as marchas populares e, tal como o meu amigo, tenho pena de já não ser jovem, pois adoraria entrar numa Marcha qualquer e ir de arquinho e balão.
    Quando jovem, estava em Moscavide e tinha uma amiga que morava no Bairro de Marvila. Nessa altura, palerma que eu fui, nunca me deu para entrar em tais folias...
    Vejo agora os foliões na TV e fico feliz com a alegria deles. : )

    ResponderEliminar
  2. Lembro-me perfeitamente dos Santos Populares no Bairro do Castelo. Porém no Largo de Santa Cruz onde há uma portão que dá para o Castelo pareceu-me na última vez que o visitei ser mais uma obra do Walt Disney do que o lugar onde se realizava a Festa de Santo António... Por isso concordo plenamente - nada faz mais sentido anymore!

    ResponderEliminar
  3. Sinceramente não vou a esse tipo de festejos.Só ia às daqui enquanto as filhas eram pequenotas e fazia um frete danado.
    Beijos e um bom domingo!

    ResponderEliminar