domingo, 9 de junho de 2024

Dia D+3!

 O Dia D foi há 3 dias, mas hoje é outra vez o Dia D para a Europa comunitária. Ou escolhem bem quem os deve representar e cuidar dos seus interesses, ou ficarão para sempre (?) reféns de quem se sentar no poleiro europeu. Os italianos afirmam que vai ser a Srª Meloni a bater tudo e todos e transformar-se numa espécie de Mussolini do século XXI.

Como estamos mergulhados numa espécie de guerra dos sexos, em que as mulheres acham chegado o momento de ultrapassar os homens na liderança do mundo, eu até posso concordar com a grande motivação que dá ânimo às nossas "senhoras", mas ... Há sempre um mas que vem estragar tudo! Era na China, na Rússia, ou em todos os países muçulmanos, como o Irão, que eu gostava de ver as mulheres a lutar por assumir a liderança, fazê-lo na Europa da democracia não representa grande vitória.

Na imagem acima figuram as caras dos primeiros nomes da lista de cada partido que quis trazer aqui para ver se todos os meus seguidores partilham da mesma opinião. Com excepção do representante do PAN, acredito que todos vão ganhar o seu tachinho e ... que lhes faça bom proveito!

Ao ligar a TV, esta manhã, vi as parangonas da CNN afirmando que 10 milhões de portugueses vão hoje às urnas para escolher quem os vai representar no Parlamento Europeu. Comecei por pensar que eram uns parvalhões que nem sabiam quantos portugueses, com mais de 18 anos, existem neste país. Desatei a fazer contas de cabeça e cheguei a um número próximo de 1,7 milhões de crianças nascidas nos últimos 18 anos e subtraindo 2 ou 3% que podem ter morrido, antes de atingir a maioridade, acabei por concordar com a CNN, pois esse número é, mais coisa menos coisa, igual ao dos portugueses que andam espalhados por esse mundo fora.

Depois disso há que saber quantos vão acordar com vontade de ir para a fila - diz-se fila que bicha é outra coisa - e depositar o seu voto na urna. Talvez uns 45% o façam, o que dará menos de 5 milhões de votos. Já passei palavra aos meus herdeiros, filhos e netos, que deserdo todo aquele que não cumprir este dever de cidadania. Não sei é se eles vão considerar a possível herança digna desse esforço. Eu fico contente por ter feito a minha parte!

Só é pena o Parlamento Europeu ter tão reduzidos poderes. São os parlamentos das 27 capelinhas europeias que governam de facto e o grande parlamento com perto de mil membros limita-se a ratificar as decisões tomadas em cada país e pouco mais. A história que corre por aí é que vai ser a extrema-direita a reforçar a sua posição, com a Úrsula e a Meloni, acompanhadas pela futura presidente de França, Marine Le Pen, a ditar as regras.

Pois que venham elas e que mostrem aos homens como se governa, eu estou pronto para tudo e não serão 3 loiras (de meia idade) que me vão meter medo!

5 comentários:

  1. Comigo é à moda do João Pinto:---- Prognósticos só no final do jogo!
    Bom Domingo!

    ResponderEliminar
  2. Aderi ao voto antecipado. Votei no passado domingo. Sem grande convicção na escolha, mas votei em consciência. Até hoje, votei em todas as eleições. É um direito e dever que todos temos, além de que muitos sofreram para que pudéssemos ter a opção de votar e escolher o nossos destino.
    Permite-me discordar das poder feminino na Europa - no seu texto dá-o como um acontecimento na Europa, mas ainda não chegamos lá na minha opinião. Já se vêm algumas mulheres no poder em países mais progressistas no Norte da Europa, mas no Sul vemos mulheres à frente de partidos radicais na Direita. Talvez o impulso feminino europeu sirva de inspiração aos países tiranos que refere. Um comentário adicional à mulher na política portuguesa. Nos últimos 30 a 40 anos, não tivemos nenhuma mulher como Primeira Ministra, nem como Presidente da República, nem sequer à frente das principais câmaras do país.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Se bem me lembro foi a Maria de Lurdes Pintassilgo a última que mandou em Portugal e não durou muito.

      Eliminar
  3. Infelizmente nao consegui votar e certamente que nao fui o unico . Segundo apurei o consul honorario em Baku e mesmo honorario e manda os portugueses nesta zona do globo irem votar a Istambul.

    ResponderEliminar