quarta-feira, 1 de maio de 2024

Os/As Maias!

O 1º de Maio é o Dia das Maias e comemora-se em Portugal, de um modo geral, pela aposição das «Maias», ou seja, de giestas ou flores, sob diversas formas, em portas e janelas e noutros locais. Ao contrário de outras regiões, em Trás-os-Montes surge ao lado de outras práticas, que são independentes mas de significações convergentes.

Na faixa ocidental atlântica do País, não existe qualquer prática alimentar associada. Mas em Trás-os-Montes e nas Beiras as «Maias» estão associadas às castanhas, que muita gente guarda de propósito para esta data. Segundo Jorge Lage, no 1º de Maio devem-se comer castanhas. Caso contrário, ao passar-se por um burro, este atira-se à pessoa e morde-a Diz o ditado «quem não come castanhas no 1º de Maio, monta-o o burro». Isto porque Maio é o mês dos burros, como afirma o povo. O uso de comer castanhas secas em Maio, terá a ver com a tradição muito antiga de no 1º dia o chefe de, família ir à fonte e esconjurar ou afastar com favas pretas os espíritos (o «Maio») da sua família. Daí a expressão «Vai à feira e traz-me as maias (as castanhas piladas)».


O texto acima encontrei no site de uma Câmara transmontana, onde fui parar por acidente. Nunca tinha ouvido relacionar as Maias (flores da giesta) com castanhas, mas tem tudo a ver com Trás-os-Montes, onde a castanha é uma importante fonte de rendimento, especialmente, agora que descobriram a sua utilização alargada na indústria da restauração e pastelaria.

Que Maio é o mês dos burros já tinha ouvido dizer, mas sem saber de onde provinha essa tradição, hábito ou costume. Ainda bem que não nasci em Maio, senão teria que defender-me de acusações que ouviria de todo o lado. Também nasceste em Maio, né?

Também eu respeitei o costume de enfeitar portas e janelas das casas em que morei, ao longo da minha vida, mas agora sinto-me incapaz de dar dois passos para continuar a manter a tradição. Com as novas estradas criadas em volta das cidades as "maias" ficaram cada vez mais longe e obrigam a conduzir alguns Kms para fora da cidade à sua procura. Lembrei-me agora que ainda guardo no porta-luvas do meu carro uma tesoura que usava para esse fim. Sempre que saía de casa, no dia 30 de Abril, obrigava-me a passar por algum lugar onde houvesse giestas e cortava alguns ramos que trazia para casa. Este ano - e diria que em 2023 também - não saí de casa nesse dia, portanto a tradição ... foi-se!

Por outro lado, não sei se o mais ou o menos importante, o 1º de Maio só me faz lembrar os comunistas (gente que abomino, pois esses é que devem ter nascido todos em Maio, maiores burros não há) e as confusões que armam neste dia com a desculpa que é para defender os trabalhadores, povo sofredor. Lá sabem eles quantos trabalhadores existem no mundo que vivem satisfeitos com o seu trabalho e com o patrão que lhes paga o salário ao fim do mês.

Agora me lembro que a Camarinha já não é a chefe dessa pandilha, mas não tenho a mínima ideia de quem lhe ficou com o lugar. Vou perguntar ao Sr. Google que ele informa-me. Agora basta clicar no microfone do Telelé e fazer a pergunta que a nova e muita apreciada AI ou IA, conforme a Língua utilizada para a nomear, se encarregará de responder. Essa é outra verdade que vai trazer muitas dores de cabeça aos comunistas, a Inteligência Artificial vai roubar muitos postos de tralho aos humanos, mas isso, aqui no nosso burgo, não deve ser problema, pois temos falta de mão de obra e já estamos a importá-la do Oriente. Porque não importá-la também do Ocidente, nomeadamente dos Estados Unidos da América? É aí que mora o Sr. Google, no Silicon Valley, se não estou enganado!

Meus caros amigos, vão para a rua, comam castanhas, divirtam-se de qualquer forma, mas não alinhem nesses hábitos comunas de andar na rua a agitar bandeiras vermelhas e berrar slogans contra os patrões, pois nem todos são maus. Pelo menos os políticos não se podem queixar, o seu patrão paga-lhes 3 vezes mais que um salário normal e então na Europa nem se fala, todos querem fugir para lá, o Sebastião Bugalho já tirou bilhete e, quase certo, será um dos 21 escolhidos, no dia 9 de Junho.

1 comentário:

  1. O 1de Maio sempre me faz lembrar a Lisnave e todas as grandes companhias que com greves e demandas komunas acabaram mal.

    ResponderEliminar