sexta-feira, 10 de maio de 2024

A mania das "Manias"!

Esta não era a cor da "Polícia Aérea"?

Daquilo que me consigo lembrar, só os paraquedistas, primeiro, os fuzileiros, a seguir, e os comandos, por último, usavam uma boina que os identificava como tropas especiais. Os paraquedistas de verde, os fuzileiros de azul ferrete e os comandos de vermelho. Todos os outros militares usavam o seu chapéu, boné ou bivaque de acordo com os regulamentos existentes e todos eram felizes.

A Guerra Colonial veio mudar um pouco as coisas, os militares do Exército precisavam de cobrir a cabeça com qualquer coisa mais digna que o quico, sempre que vestiam o fato camuflado, e aí surgiu a boina castanha que milhares (muitos) de soldados passearam pelas antigas colónias portuguesas. Tudo certo, até aí eu não encontro razão para crítica, mas depois do 25 de Abril, em que já não há guerra nenhuma para combater (salvo seja que o mundo está cheio de guerras) todo o bicho careta, até generais e almirantes, querem uma boina para parecer gente.

A coisa tornou-se uma feira de vaidades, desde os bombeiros aos polícias e da Proteção Civil à Cruz Vermelha, ninguém aparece numa cerimónia pública sem a respectiva boina. A Marinha inventou uma boina azul de cor mais clara, para se distinguir da dos fuzileiros, e foi a alegria dos oficiais para arrumarem com o boné de pala que lhes fazia suar a testa em dias de calor. Lembram-se do Almirante "Vacinas" que andava a correr o país de fato camuflado e boina azul?

Os outros que não foram nem eram marinheiros acharam-se no mesmo direito e cada um inventou uma boina ao seu jeito e da cor que mais lhe agradasse. Lembrei-me disto ao ver o novo e vaidoso chefe maior da PSP aparecer de barbinha bem aparada e orgulhoso da boina que lhe cobre a cabeça, ou a careca se não tiver cabelo, coisa que não descobri, pois a boina, a tal nova coqueluche, encobre tudo.

E é assim a nossa vida moderna! Desde o Sebastião Bugalho (que raio de apelido) que foi promovido a herói nacional pelo Montenegro e pelo Moedas, ao Zé Castelo Branco que tem ocupado todos os canais da nossa televisão, horas a fio, não sei o que mais falta inventar neste país que é tão bonito e tão maltratado!

3 comentários:

  1. Pobre e desgraçado Pais que tal fauna tens ...
    Eu nao gostava nada do costa, mas agora quando ouço o Ranhoso do " colhao branco " da-me vontade de vomitar . Como e possivel que uma tal nulidade esteja ao leme de nossa Naçao ?
    Perdi os melhores anos de minha mocidada em Africa e agora vejo "ouço", um Caducoa falar de indmenisaçoes ! sera que ele nao se lembra que passou a guerra no Palacio do paizinho e a fazer ralye nas ruas de Lourenço Marques ? PFDP que nao mereces a agua que bebes .

    ResponderEliminar
  2. Afinal o gajo é careca! Hoje apareceu sem a boina e todos devem ter visto como eu vi!

    ResponderEliminar