Os vinhos tinto e branco possuem perfis nutricionais semelhantes. O tinto tem uma quantidade extra de minerais e vitaminas, enquanto o branco contém uma série de outras propriedades benéficas ao organismo. Por exemplo, a presença das peles e sementes no vinho tinto tornam-no rico em compostos vegetais, capazes de diminuir a incidência de doenças cardíacas.
Alguns estudos avançam que o consumo moderado de vinho tinto reduz em 30% o risco de doenças cardíacas. Tal é possível graças aos seus anti-inflamatórios e antioxidantes que atuam diretamente no coração. Outras pesquisas referem que o vinho tinto aumenta a quantidade de colesterol HDL no organismo.
O vinho tinto é ainda mais benéfico para a mente, devido à função antioxidante e anti-inflamatória do resveratrol, que não permite a formação de beta-amiloides no corpo. Assim, há menos risco de surgirem placas no cérebro ligadas à doença de Alzheimer.
Outra vantagem do tinto é que o resveratrol diminui as dores nas articulações e aumenta a sensibilidade à insulina.
O vinho tinta previne também as doenças associadas ao envelhecimento e cancerígenas.
O vinho branco também melhora a saúde corporal e mental. Ele reduz o risco de doenças do coração, entre 25% a 40%. Um estudo dinamarquês concluiu que quem bebe baixas quantidades de vinho branco têm menor probabilidade de morrer de doença cardíaca ou acidente vascular cerebral, em comparação com as pessoas que bebiam cerveja, por exemplo.
O vinho branco também atua contra o mau colesterol, diminuindo o risco de morte por doenças do coração. O consumo moderado desta bebida também previne as doenças neurodegenerativas, como o Parkinson e o Alzheimer.
Outra vantagem do consumo deste vinho é a melhoria ou prevenção dos casos de osteoartrite e o risco de cancro, nomeadamente do pulmão, é diminuído com o consumo desta bebida.
N.B. - As palavras não minhas, mas subscrevo-as plenamente. A vida sem um copo de vinho é uma tristeza sem fim!
Bom dia
ResponderEliminarEu só bebo vinho tinto e branco .
JR
Já não beba branco nem tinto,
ResponderEliminarpor enquanto, ainda, bebo água
todavia, cada vez mais eu sinto
o esqueleto transformado em sucata!
Isso é da ferrugem provocada pela água, volta a beber um copo de tinto que a saúde melhora!
EliminarCorrijo: Bebo!
ResponderEliminarNão bebo nem branco nem tinto. O marido sempre bebeu, tinto, mas desde que teve o AVC nunca mais bebeu.
ResponderEliminarAbraço, saúde e uma boa semana
Mas dizem por aí que um copo de tinto (não muito grande) ajuda o coração a bater com mais regularidade!
EliminarBom dia
ResponderEliminarO branco bebo com peixe
Com carne já bebo tinto
Enquanto a carteira deixe
Por agora é o que sinto
JR