sexta-feira, 3 de julho de 2020

Serei descendente dos Suevos?


Sem melhor ocupação para hoje,
dediquei-me a estudar um pouco
de História Antiga!


Os suevos chegaram à Península Ibérica em 409 d.C, juntamente com outros invasores germânicos – vândalos, búrios e com os alanos (não-germânicos) e mais tarde os visigodos, numa migração desencadeada pela fuga à destruição causada pelos hunos entre os anos 372 e 375. Os suevos cruzaram os Pirenéus e fundaram um reino, com capital em Bracara Augusta, o qual, na sua máxima extensão, englobava a totalidade da província da Galécia e a parte norte da Lusitânia, até ao Tejo. O território mais a sul foi ocupado pelos visigodos. Os suevos instalaram-se principalmente em torno de cidades como Bracara Augusta (Braga), Portus Cale (Porto), Lucus Augusta (Lugo) e Asturica (Astorga).
Em 438 o rei suevo Hermerico ratificou a paz com os povos galaicos e, cansado por uma vida de lutas, já que comandava os suevos desde quando estes entraram na Península Ibérica, abdicou em favor de seu filho Réquila I.
Em 448 Réquila morreu, deixando um estado em expansão a seu filho Requiário que, sendo católico, impôs este credo à população sueva. A população urbana da Galécia era já predominantemente católica. A cidade de Braga como capital do reino suevo e sede episcopal ganhou grande importância, a qual ainda hoje é visível no carácter metropolita da sua Sé, primaz entre as dioceses do Noroeste peninsular.
Em 585 d.c, após a anexação ao Reino Visigótico, o Reino Suevo ainda existiu com um determinado grau de "autonomia". A sua população e seus nobres passaram a espalhar-se por diferentes partes da Lusitânia, isto deu-se em decorrência de diversos fatores, além de que houve também o surgimento de dioceses e habitações feitas por suevos não cristãos, os quais eram chamados de "pagus" e que estendiam-se por grande parte do actual território Português, desde Braga e Viseu até Beja e Faro.

6 comentários:

  1. Muito interessante. Gosto dos textos históricos.
    Abraço, saúde e bom fim de semana

    ResponderEliminar
  2. Muitos seculos depois chegou a Sao bento um precarie que nos esta chafordando .B W E

    ResponderEliminar
  3. Os Suevos, se, foram embora. Mas, deixaram ficar os Vândalos. O vandalismo não é só de agora. No mundo existe há muitos anos.Tenho ouvido por ai dizer tanta alarvidade. De que os humanos são descententes dos macacos.
    Por pensar de que não corresponde à realidade. Poderão até não ser malucos, mas serão parvos? Gostei de ler, essa lição de história antiga.
    Porque é sempre bom, saber, viver e aprender. Aqui no mundo sem inveja, uns dos outros, nem dores de barriga. É que os humanos deviam vever!

    ResponderEliminar
  4. Isso foi muito antes - Coisa mais recente é verificar de onde vem o nosso apelido... Shalom aos Silvas e Alves deste país - שָׁלוֹם

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Evangélico Brasileiro e seu fetiche ridículo por Israel

      Eliminar