segunda-feira, 20 de julho de 2020

Quem foi o santo Tirso?

Foi erigido um mosteiro em honra de Santo Tirso, o que quer dizer que o santo existe, embora não tenha descoberto nada a esse respeito. Afinal Mr. Google não sabe tudo!


Hoje, não tenho nada para partilhar convosco e estou com um pouco de pressa, pois tenho uma obra a meio e quero aproveitar o fresco da manhã para lhe dar um adianto. Por trás do mosteiro corre o rio Ave que uns quilómetros mais para jusante entra no concelho de Vila do Conde e desagua no Atlântico. Santo Tirso apareceu, ontem, em força nas notícias por causa de duas tristes situações.
A primeira tem a ver com os incêndios que são o pão nosso de cada dia em cada verão que começa. Ardem casas e fábricas, arde mato e, desta vez, arderam também cães e gatos. Dois abrigos para animais abandonados, situados no meio do mato, ficaram rodeados por um grande incêndio e não houve maneira de evitar que uma boa parte dos animais fosse atingida. Grande polémica à volta de uma propriedade privada que teve que ser "assaltada" para tentar salvar os animais. Muita gente, muito barulho e o PAN preocupado com os cães e gatos que estavam em risco. Pobres cães, por vezes a morte acaba por ser uma libertação da triste vida em que vivem.
A segunda está ligada ao futebol e vem mostrar como a falta de dinheiro põe à vista os maus sentimentos de pessoas para quem o dinheiro é a coisa mais importante deste mundo. A Direcção do Aves achou por bem constituir uma SAD desportiva e vender as acções do clube a quem tivesse dinheiro e interesse no investimento. E quando o clube deixa de mandar, veja-se o exemplo do Belenenses, fica o interesse financeiro da SAD à frente de tudo e acontece aquilo que vimos, ontem, na Vila das Aves, concelho de Santo Tirso. O Aves foi despromovido e não tem dinheiro para mandar cantar um cego. Vai daí a SAD decidiu não pagar o seguro dos jogadores, por uma questão meramente economicista (ou talvez não), e assim os artistas não podem treinar nem apresentar-se ao jogo com o Benfica. Situação nunca vista, em Portugal, e que prova bem que a venda dos clubes às SAD's é um erro crasso.
Vil metal, a quanto obrigas!!! 

2 comentários:

  1. Segundo a história Tirso foi um Mártir, que viveu no século III no médio oriente. Quando tiver tempo vá a https://www.facebook.com/santotirsocomhistoria/posts/1766649630068018/
    e encontrará toda a história do Santo Tirso.
    Lamentável o que aconteceu aos animais.
    Espero que tenha tido bom trabalho. Por aqui já está bastante calor, mas esta manhã até choveu.
    Abraço, saúde e boa semana

    ResponderEliminar
  2. Os incêndios não acontecem por acaso, 99,99%, são fogo posto por aqueles que tentam tudo por tudo, para incriminar o actual governo. Os quais não descansam enquanto não correrem com ele do poleiro que é para o ocuparem de assalto. Os abutres querem impor as leis do passado.

    ResponderEliminar