A terceira pandemia de peste (1855–1859) começou na China em meados do século XIX, espalhando-se por todos os continentes habitados e vitimando 10 milhões de pessoas somente na Índia. Doze surtos de peste na Austrália entre 1900 e 1925 resultaram em mais de mil mortes, principalmente em Sydney. Isso levou ao estabelecimento de um Departamento de Saúde Pública no país, que realizou algumas pesquisas de ponta sobre a transmissão da peste de pulgas de ratos a humanos através do bacilo Yersinia pestis.
A primeira epidemia de peste na América do Norte foi a praga de São Francisco de 1900 a 1904, seguida por outro surto em 1907 a 1908.
Dizem os especialistas que não há o perigo da Peste Negra regressar e que há medicamentos capazes de a combater. De qualquer modo, quem tem cu tem medo e a Rússia já fechou as fronteira com a China para não acontecer o mesmo que aconteceu com o Corona. Se os chineses têm alguém com peste que o guardem e curem e não o deixem sair para o estrangeiro.
A doença é transmitida pelas pulgas e as marmotas do deserto de Gobi estão cheias delas. E como os chineses comem tudo o que mexe, incluindo as marmotas, não admira que estejam sempre em risco de ser infectados. E é um facto conhecido e provado que as maiores epidemias que desgraçaram o mundo tiveram a sua origem na China. Espero que desta vez seja só um alarmismo sem razão de maior. O excesso de informação provoca este tipo de coisas!
Na China quando os chineses consumirem toda a bicharada que mexe. Para sobreviverem começo a comer-se uns aos outros. E os que se lixam são os mais indefesos para alimentar os mais poderosos. E quando não houver indefesos, Como é que serão alimentados os poderosos para continuarem a viver?
ResponderEliminarHá um novo caso suspeito na Mongólia. Um jovem de 15 anos que ficou com febre depois de ter estado em contacto com uma marmota durante uma caçada.
ResponderEliminar