Havia um bêbado na minha terra que ia à serra quando alguém gritava "Viva o Manuel de Arriaga". No fim do horário de trabalho era cliente fiel na taberna lá da aldeia. E quando os seus colegas sentiam que ele já estava mais p'ra lá que p'ra cá, começavam com os vivas e a taberna transformava-se num circo.
Manuel de Arriaga (1911 - 1915) - Foi o primeiro presidente da nossa república eleito segundo as regras e substituiu o anterior que tinha sido escolhido pelo governo provisório saído da revolta que abateu a Monarquia.
Não conseguiu completar o mandato. Em Maio de 1915 meteu-se em aventuras com alguns amigos e preparou um golpe de estado que tinha por fim instalar uma pequena ditadura que pusesse ordem na anarquia geral que se vivia na época. Dissolveu o Congresso da República e acabou por pôr toda a gente contra ele tendo que demitir-se. Acabou por ser demitido do cargo e os restantes cinco meses do seu mandato foram cumpridos pelo seu antecessor, Teófilo Braga.
Tal como o primeiro presidente, era também açoreano, nascido na cidade da Horta, em 1840. Estudou na Universidade de Lisboa, onde se formou como advogado. Grande orador foi parlamentar ainda nos tempos da monarquia e depois como membro do Partido Republicano. Antes de ser presidente da república foi ainda vereador da Câmara Municipal de Lisboa.
Depois da implantação da república foi nomeado reitor da Universidade de Coimbra e um mês mais tarde Procurador Geral da República, cargo que ocupou até à sua eleição para presidente da república, em 1911.
Morreu em 1917, depois de uma vida inteira dedicada à política.
Então o Presidente Arriaga,
ResponderEliminarquis armar-se em espertalhão
tendo levado tamanho chibatada
bateu com o traseiro no chão!
Sim senhor, foi muito bem feito,
quem é que o mandou ser guloso
queria uma ditadura a seu jeito
não seria para beneficiar o povo?