quinta-feira, 27 de julho de 2017

Hospitais portugueses!

São bons?
São maus?
Ou assim assim?
Só pode responder quem anda por lá muitas vezes. E eu estou a tornar-me um cliente habitual. Fui lá na semana passada, acabo de chegar a casa vindo de lá outra vez e, amanhã, logo que o galo acabe de cantar a alvorada, terei que lá estar de novo.


Dos outros não posso contar grande coisa, pois tenho tido a sorte de não ter sido um grande frequentador, mas do Hospital Pedro Hispano que agora é o que cobre a minha área de residência, já posso ir dizendo alguma coisa.
Acho-o limpinho, organizadinho e não tenho queixas do pessoal. Descontando as «Urgências» que parece um matadouro com portas de correr sempre as oscilar, abrindo e fechando à passagem dos muitos frequentadores, onde a corrente de ar frio, mesmo no verão, se sente a perfurar os ossos, com doentes, acompanhantes, bombeiros e seguranças num corre-corre que nunca tem descanso, posso dizer que me calhou o hospital certo. Nas urgências passei apenas um quarto de hora e espero nunca mais ter que lá voltar. Assim Deus me ajude!
Bem gostaria de afirmar o contrário, mas já vi que o resto da vida que ainda me falta viver vai ser dividida entre a minha casa e este hospital que podem apreciar na imagem que junto. O remédio é ir-me habituando, passei a ser um freguês habitual e já devem contar com a minha contribuição para as contas do défice. Pago a taxa moderadora, os exames que me mandam fazer, sem perguntar se estou interessado ou não, e o parque de estacionamento, antes de sair, e que é caro p'ra burro.
Toma, embrulha e aguenta que é serviço. Há muita gente que está pior que tu!

3 comentários:

  1. Eu penso que há hospitais. bons, menos bons e assim assim. Os bons são para quem tem muito dinheiro. Os menos bons são para quem paga as taxas moderadoras. e os assim assim são para quem espera meses ou até anos por uma consulta ou cirurgia. Anos talvez seja exagero? Mas meses não!
    A pesar das coisas menos boas, ainda bem que estás contente por veres o teu hospital limpinho, bem como da maneira como és atendido. Habitante do Norte, para lá do azar és um homem com sorte!

    ResponderEliminar
  2. É claro que há bem pior que tu! Eu tenho encontrado de tudo desde há oito anos, tenho encontrado excelentes profissionais, com um interior virado para a humanidade, mas tamb. já encontrei daqueles que nem numa clínica veterinária deveriam estar, sim, porque os animais irracionais também sentem dor.

    ResponderEliminar
  3. O nosso Sistema de Saúde não é certamente o desejado ; todavia, a sua evolução tem sido uma realidade e, em muitos casos, poder-se-á considerar bastante bom . Infelizmente, para quem mais necessita dele, nem sempre satisfaz e daí as inúmeras queixas com e sem razão, atento a possibilidades/dificuldades existentes, face aos recursos económicos do País . Sou beneficiário de Hospital Militar e, ainda, recorrido a outros - públicos e privados - por diversos motivos ; porém, não tenho razão de queixa em particular, embora encontrado um pouco de tudo, especialmente, quanto a comportamentos profissionais, o que em parte se percebe, em função de comportamentos da condição humana e de estados de alma ou saturação, que nem sempre tem em atenção fragilidades dos que precisam ser auxiliados/tratados . Na verdade, para quem conheceu o que tivemos durante muitos anos e o que passamos a ter, parece ser de apoiar o que se alcançou e desejar que, pelo menos, não surjam os retrocessos que uns quantos sonham impor . Um abraço .

    ResponderEliminar