quinta-feira, 21 de julho de 2016

A culpa é do Guterres!

A redução do preço das portagens, nas antigas SCUTs, tem dado que falar e ninguém está satisfeito com a decisão do governo. A obra fez-se sem dinheiro e agora que chegou a hora de pagar ninguém quer fazê-lo. A maior parte do povo que transita por essas estradas, assim como pela Ponte Vasco da Gama, nem sequer sabe como esta história começou, quem é o culpado por esta situação.
Não faz mal, eu digo-vos quem é. É socialista e quis apresentar obra feita aos seus eleitores, mas faltava-lhe a maçaroca para tal. Mas com a ajuda dos seus ministros criou um sistema fenomenal que lhe permitia construir o que quisesse, mesmo sem ter dinheiro, e no futuro alguém seria chamado a pagar a conta. Assim nasceu a SCUT (sem custos para o utilizador) e o fenomenal endividamento do estado e do povo português. Os maus exemplos têm sempre muitos seguidores e assim os particulares e as empresas deste país copiaram o sistema para se financiarem.


Uns anos depois, o Zé Pinóquio haveria de levar essa ideia ao exagero e, além de muitas estradas quis ainda um novo aeroporto, um TGV e uma nova ponte entre Lisboa e o Barreiro. Se não lhe tivessem dado um chuto no traseiro, ele ter-nos-ia deixado enterrados em dívidas que seriam impossíveis de pagar.
Refilar agora, ou buzinar na Ponte 25 de Abril, não vai adiantar nada. Os investidores, sejam eles quem forem, que adiantaram o dinheiro para as obras querem reaver o capital investido mais os juros de mora e, honestidade acima de tudo, têm direito a isso. Um dos grandes erros foi que essas obras foram pagas pelo dobro do preço que valiam, por culpa dos políticos pouco honestos que negociaram os contractos e embolsaram - para eles próprios e para os seus partidos - a diferença de preço. Mas isso é outra história!

3 comentários:

  1. Sendo Portugal um pais pobre, mas querendo fazer partes dos pais ricos, tem de criar estruturas para os poder acompanhar. Se tivesse ficado de braços cruzados, a olhar à espera que o dinheiro caísse do céu, para construção da rede rodoviária e ferroviária, não tinha as estradas que tem hoje! Como é que transportava os seus produtos para os Países da Europa, da qual faz parte? Chegavam lá fora de prazo para consumo. O mal reside em os governantes terem mandado construir as scuts-autro estradas de custo zero para os utilizadores. Se de princípio os tivesse habituado a pagar, estavam tão habituados que nem se lembravam de reclamar. Quem não quiser pagar que utilize o carreiro das cabras!Em todos os país se pagam impostos. Será que os portugueses estão isentos?

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    1. Corrijo: Na primeira e penúltima linhas. Pais para países!

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  2. Afinal tenho que dar razão ao Tino de Rãs, quando disse que os políticos que entram a primeira coisa que fazem é desfazer aquilo que foi feito e negócios feitos atabalhoadamente em cima dos joelhos são para anular, a seguir temos que indemnizar as empresas e isto nunca mais acaba enquanto estiverem incompetentes a governar! A política é nojenta na Europa.

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