Dos tempos em que eu sabia algumas palavras de Latim, eu sei que as palavras que usei no título desta mensagem significam «Faça-se a tua vontade». Pois foi essa a vontade dos muitos milhares de emigrantes portugueses que em França apoiaram a nossa selecção, que a França, seu país de acolhimento, disputasse connosco a final deste campeonato da Europa. O destino quis fazer-lhes a vontade e no próximo domingo lá nos encontraremos para fazer a festa.
O jogo de hoje cheirou-me um pouco a esturro. Na minha maneira de ver a coisa, o árbitro trazia instruções claras para não permitir que a França fosse eliminada da prova. E para completar o panorama favorável a que a França fosse apurada, a equipa da Alemanha não deu uma para a caixa. Sinceramente, eu nunca os vi jogar tão pouco.
Mas tudo bem, vamos fazer a vontade aos emigrantes portugueses que vivem e labutam em França e fazer os futebolistas do galo sofrer para levar o caneco. E se pudermos roubar-lhes esse prazer, melhor ainda, a festa será a dobrar.
No domingo, dentro do campo, é que vamos tirar as teimas e saber quem se fica a rir e quem vai ficar com a lágrima ao canto do olho.
Sua francesa arreganhada,
ResponderEliminarporque fazes tanto estraçalho
se os portugueses trouxerem a taça
vou-te dar açorda com dente d'alho.
Para vencer aqueles furacões,
vai ser preciso enfrentar a tempestade
têm a mania de que são espertalhões
mas, os portugueses têm habilidade!